Na manhã deste sábado (26), por volta das 6h30, Ana Claudia Barbosa dos Santos, de 21 anos teve uma crise de ciúmes do marido Jeferson Oliveira Silva, de 21 anos e acabou perdendo a vida depois de discutir com o marido. O fato ocorreu na cozinha da Lanchonete Paulistana, mais conhecida por ‘Bar do Paulista’, na Rua Chile, Bairro Área 10, em Telêmaco Borba.
Segundo o Delegado Subdivisional, Najib Nassif Palma, o ‘bar’ era de propriedade do casal e estava funcionando pela manhã ainda. Em declaração aos policiais, o marido contou que Ana Claudia, sua esposa, estava com ciúmes de algumas outras mulheres que estavam freqüentando o bar e queria que ele a fechasse. Devido a isso, começaram a discutir e foram até a cozinha, dando seqüência ao fato, o marido alegou que a mulher pegou uma faca e partiu para cima dele, e para se defender tentou tirar a faca das mãos dela. Desta forma acabou ferindo a esposa na altura do abdômen.
Porém, a delegacia de polícia que investiga o caso acha que essa versão não é bem assim, pois, os exames mostram machucados nas mãos dele. O fato é que ele acabou esfaqueando-a na altura da barriga, entretanto a socorreu e a levou ao Pronto Atendimento Municipal (PAM). “No local pudemos ver que o marido realmente estava embriagado e infelizmente acabou acontecendo esta tragédia de uma briga entre marido e mulher”, declara o delegado.
Prisão
Conforme declara o delegado, o caso foi passional, onde o marido acabou esfaqueando a esposa dentro de um bar. O Jeferson Silva está preso e identificado. “Esse caso foi rapidamente encerrado, e infelizmente o fato ocorreu. Jeferson está preso na 18. Delegacia de Polícia de Telêmaco Borba”.
A equipe policial investiga o caso para ver se o casal já brigava desta forma anteriormente, além de ouvir testemunhas que os conheciam. “Não conseguimos ouvir testemunhas que viram o fato em si, devido a ter ocorrido na cozinha do bar”, explica o delegado.
Cuidados
O delegado lembra-se da questão que pode levar a bebedeira, a droga. “Tudo isso tem uma conseqüência lesiva. A outra questão é de estarem com o bar aberto de manhã e também as pessoas que ficam muitas vezes em ambientes não muito favoráveis, até mesmo, por estarem todos fora de si, alcoolizados.
segunda-feira, março 29, 2010
Rapaz suicida-se em frente a esposa na Estrada da Draga
Na manhã da última sexta-feira (26), Reinaldo Cardoso Batista, de 29 anos suicidou-se com um tiro na cabeça na Estrada da Draga, próximo ao Centro Comunitário do Bairro Rio Alegre, em Telêmaco Borba.
De acordo com a esposa, Neoraci de Fátima Ferreira, Reinaldo saiu de casa por volta das 6h50 da manhã com o seu veículo Gol, cor prata, placas AHS-4830, em companhia de sua esposa para levá-la ao trabalho no Asilo São Vicente de Paula. “Ao passar pela estrada que não é tão movimentada, Reinaldo parou o carro repentinamente, desceu, sacou do revólver (calibre 38) que estava em um dos bolsos da calça, se afastou do carro, bateu a porta e levou a arma em direção da própria cabeça e disparou”, explica Neoraci. A esposa contou ainda que assim que escutou o disparo saiu rapidamente do carro e foi em direção a Reinaldo que estava caído agonizando, porém, logo em seguida entrou em óbito.
Duas mulheres que moram no bairro, estavam passando próximo ao local e presenciaram o fato, possivelmente as mesmas acionaram o Corpo de Bombeiros e a Polícia por volta das 7h da manhã.
Possível situação do suicídio
De acordo com a Polícia Militar, Reinaldo era responsável por uma tentativa de homicídio ocorrido no mesmo bairro dias atrás, sendo que a vitima ainda se encontra hospitalizado em virtude da agressão sofrida.
Outra situação envolvendo Reinaldo foi uma denúncia que a Polícia recebeu dando conta que ele teria tentado assediar uma enteada de 14 anos, fato este que é negado pela própria esposa e mãe da menor. As informações são de que a enteada estaria tentando namorar um garoto, o que não foi permitido por Reinaldo. Diante disso, a menor teria inventado a história do assédio para tentar lhe prejudicar.
A esposa conta que ele sempre dizia que não iria ser preso de forma alguma, faria o que fosse possível para evitar a prisão. Para a Polícia, mesmo se tratando de um suicídio poderá ser instaurado um Inquérito Policial para apurar melhor os fatos.
sexta-feira, março 26, 2010
Roubo em Imbituva
Às 01h10min, tivemos informações de que na Rua Aldebaram Brasil, Morro das Pedras, proximidades da entrada da chácara Bazar, havia uma pessoa gravemente ferida, qual teria sido vítima de roubo. A equipe composta pelos policiais militares Sd. Mocelim e Sd. Taborda deslocou para o local e encontrou o Sr. Antonio Gilberto dos Santos, 45 anos, taxista. Tal pessoa relatou que fora fazer uma corrida do centro de Imbituva com destino a localidade rural do Mato Branco de Baixo, quando ao passar pela chácara acima mencionada recebeu voz de assalto e começou a ser agredido com pontaços de faca. Disse que reagiu entrando em vias de fato com os agressores. Trocaram socos e empurrões. Disse ainda que portava uma arma de fogo inclusive fez alguns disparos alvejando um dos meliantes. Depois disso indicou a rota de fuga dos criminosos. Diante da situação a equipe providenciou socorro a vítima e seguiu nas buscas dos criminosos. Instantes depois há uns 300m do local do crime, o veículo Fiat Pálio, placas LNP1555/Imbituva, taxi de cor prata foi avistado. Ao abordá-lo a equipe constatou haver no interior um homem aparentemente desacordado e ferido que ao notar a presença da PM despertou, sendo abordado e revistado. Diante dessa situação e por ter informação de que o taxista poderia ter baleado um dos marginais, o suspeito ora abordado foi detido e encaminhado a Delegacia local. Questionado o suspeito com relação aos fatos nada foi falado. O suspeito depois de responder sobre sua identificação não respondeu nenhuma das perguntas indagadas pela equipe PM. Tal sujeito foi identificado por Valmor Borgo, 20 anos, morador do Mato Branco de Baixo. Cabe salientar que ele se encontrava ferido no rosto e olho direito inchado, porém não tinha ferimentos a bala . A arma do taxista, um revólver calibre .32. foi levada pelos bandidos. Verificou-se a existência de 04 cartuchos deflagrados de revólver .32 dentro do veiculo. Também foi encontrado as facas usadas pelos assaltantes: uma de 15 e outra de 25cm de lâmina. Perguntado à policia civil se tinham interesse em vistoriar ou periciar o veículo foi respondido que não. Então o veículo e demais objetos foram encaminhados à DP. Depois disso foram feitas novas diligências e buscas, mais até o presente momento não houve fatos novos.
PM
PM
Garoto com 16 dedos nos pés e 15 nas mãos será operado na China
Mutação genética contribuiu para o problema do menino de seis anos.
Ele seria submetido a cirurgia em Shenyang para retirar os dedos a mais.
Ele seria submetido a cirurgia em Shenyang para retirar os dedos a mais.
Comerciante é preso por vender munições em Irati
No final da noite desta quinta-feira (25) um comerciante foi detido em um estabelecimento comercial no bairro Riozinho, em Irati, por policiais militares da Ronda Tático Motorizada (ROTAM), da segunda Companhia do 1º Batalhão da PM por vender munições. Os policiais encontraram escondida atrás de garrafas em uma prateleira uma caixa contendo 10 munições calibre 38. Também foi localizado em uma gaveta um estojo com 110 espoletas marca Rossi para recarga. O proprietário informou à PM que vendia raramente os objetos. Ele foi encaminhado à delegacia de Irati.
PMPR
PMPR
Ocorrencias de Mallet
Ocorrências do dia 25/03/2010 - Mallet
Boletim de Ocorrência de “Dano e Introdução de Animal em Propriedade Alheia”, ocorrido na Vila Rural, vítima: MIV (Fem 55 anos), autor: EW (Masc), diante da representacao por parte da vitima, foi instaurado Termo Circunstanciado de Infracao Penal, sendo designada Audiencia junto ao Juizo desta Comarca;
Boletim de Ocorrência de “Extravio de documentos” (RG e CNH), ocorrido na cidade de União da Vitória, vítima: MARCIA JANETE KOZAR TROJAN, elaborado a título de registro.
Boletim de Ocorrência de “Dano e Introdução de Animal em Propriedade Alheia”, ocorrido na Vila Rural, vítima: MIV (Fem 55 anos), autor: EW (Masc), diante da representacao por parte da vitima, foi instaurado Termo Circunstanciado de Infracao Penal, sendo designada Audiencia junto ao Juizo desta Comarca;
Boletim de Ocorrência de “Extravio de documentos” (RG e CNH), ocorrido na cidade de União da Vitória, vítima: MARCIA JANETE KOZAR TROJAN, elaborado a título de registro.
Ocorrencias de Mallet e Paulo Frontin
23/03/2010 / Mallet
Ø Boletim de Ocorrência de “Lesão Corporal”, ocorrido no centro desta cidade, vítima: LAL (Masc 19 anos), autor: AC (Masc), diante da representação por parte da vítima, foi instaurado Termo Circunstanciado de Infração Penal, com designação de audiência junto ao Juízo desta Comarca;
Ø Boletim de Ocorrência de “Dano e Introdução de Animal em Propriedade Alheia”, ocorrido na Colônia Ronda, vítima: AK (Masc 48 anos), autores: SK (Masc) e AS (Masc), diante da representação por parte da vítima, foi instaurado Termo Circunstanciado de Infração Penal, com designação de audiência junto ao Juízo desta Comarca;
Ø Boletim de Ocorrência de “Dano”, ocorrido no Distrito de Rio Claro do Sul, vítima: JCGC (Fem 31 anos), autor: VC (Masc 40 anos), elaborado a título de registro, para fins de seguro.
Ocorrências do dia 24/03/2010 / Mallet
Ø Boletim de Ocorrência de “Furto” (Aparelho de som LG e R$300,00), ocorrido no centro da cidade, vítima: CW (Masc 35 anos), autor: A Apurar;
Ø Boletim de Ocorrência de “Perturbação da Tranqüilidade”, ocorrido na Vila Rural, vítima: MHS (Fem 31 anos), autor: JAFS (Masc), elaborado a título de registro, não havendo representação por parte da vítima;
Ø Boletim de Ocorrência de “Lesão Corporal” (“Lei Maria da Penha”), ocorrido no centro da cidade, vítima: DJFS (Fem 31 anos), autor: MAK (Mas), elaborado a título de registro, para solicitação de medidas protetivas junto ao Ministério Publico desta Comarca;
Ø Lavrado Autos de Prisão em Flagrante Delito, por crime constante da “Lei Federal 11.340/2006” (“Lei Maria da Penha”), ocorrido na Vila Caroline, vítima: EM (Fem 32 anos), autor: AAB (Masc 39 anos), sendo o autor recolhido junto ao setor carcerário provisório da 10ª DRP de Mallet, a disposição do Juízo desta Comarca;
Ø Realizada a remoção do preso JAS (Masc 39 anos), acusado por crime constante do Artigo 155 CPB (“Furto”) do setor carcerário provisório da 10ª DRP de Mallet para a Delegacia de Paula Freitas;
Ø Boletim de Ocorrência de “Ameaça, Desacato e Resistência”, ocorrido no centro desta cidade, vítimas: Administração Pública, EMM (Masc 27 anos) e MD (Masc 34 anos), autor: FS (Masc), diante da representação por parte das vítimas, foi instaurado Termo Circunstanciado de Infração Penal, com designação de audiência junto ao Juízo desta Comarca.
Ocorrências do dia 24/03/2010 / Paulo Frontin
Ø Boletim de Ocorrência de “Furto” (5 pneus para caminhão), ocorrido no centro da cidade, vítima: Prefeitura Municipal, autor: A Apurar, designada investigação para apuração dos fatos.
Ø Boletim de Ocorrência de “Lesão Corporal”, ocorrido no centro desta cidade, vítima: LAL (Masc 19 anos), autor: AC (Masc), diante da representação por parte da vítima, foi instaurado Termo Circunstanciado de Infração Penal, com designação de audiência junto ao Juízo desta Comarca;
Ø Boletim de Ocorrência de “Dano e Introdução de Animal em Propriedade Alheia”, ocorrido na Colônia Ronda, vítima: AK (Masc 48 anos), autores: SK (Masc) e AS (Masc), diante da representação por parte da vítima, foi instaurado Termo Circunstanciado de Infração Penal, com designação de audiência junto ao Juízo desta Comarca;
Ø Boletim de Ocorrência de “Dano”, ocorrido no Distrito de Rio Claro do Sul, vítima: JCGC (Fem 31 anos), autor: VC (Masc 40 anos), elaborado a título de registro, para fins de seguro.
Ocorrências do dia 24/03/2010 / Mallet
Ø Boletim de Ocorrência de “Furto” (Aparelho de som LG e R$300,00), ocorrido no centro da cidade, vítima: CW (Masc 35 anos), autor: A Apurar;
Ø Boletim de Ocorrência de “Perturbação da Tranqüilidade”, ocorrido na Vila Rural, vítima: MHS (Fem 31 anos), autor: JAFS (Masc), elaborado a título de registro, não havendo representação por parte da vítima;
Ø Boletim de Ocorrência de “Lesão Corporal” (“Lei Maria da Penha”), ocorrido no centro da cidade, vítima: DJFS (Fem 31 anos), autor: MAK (Mas), elaborado a título de registro, para solicitação de medidas protetivas junto ao Ministério Publico desta Comarca;
Ø Lavrado Autos de Prisão em Flagrante Delito, por crime constante da “Lei Federal 11.340/2006” (“Lei Maria da Penha”), ocorrido na Vila Caroline, vítima: EM (Fem 32 anos), autor: AAB (Masc 39 anos), sendo o autor recolhido junto ao setor carcerário provisório da 10ª DRP de Mallet, a disposição do Juízo desta Comarca;
Ø Realizada a remoção do preso JAS (Masc 39 anos), acusado por crime constante do Artigo 155 CPB (“Furto”) do setor carcerário provisório da 10ª DRP de Mallet para a Delegacia de Paula Freitas;
Ø Boletim de Ocorrência de “Ameaça, Desacato e Resistência”, ocorrido no centro desta cidade, vítimas: Administração Pública, EMM (Masc 27 anos) e MD (Masc 34 anos), autor: FS (Masc), diante da representação por parte das vítimas, foi instaurado Termo Circunstanciado de Infração Penal, com designação de audiência junto ao Juízo desta Comarca.
Ocorrências do dia 24/03/2010 / Paulo Frontin
Ø Boletim de Ocorrência de “Furto” (5 pneus para caminhão), ocorrido no centro da cidade, vítima: Prefeitura Municipal, autor: A Apurar, designada investigação para apuração dos fatos.
segunda-feira, março 15, 2010
Homem argentino ficou conhecido como "Canibal" por comer a pele de um rapaz
Um homem conhecido como o "canibal de Alvear" foi condenado à prisão perpétua, por ter matado um jovem com 29 facadas e comido um pedaço da pele onde o rapaz tinha uma tatuagem.
"Uma alma a mais para mim... E não pensem que é a primeira alma que como. Só que sobre as outras ninguém tomou conhecimento", teria dito o acusado no momento do crime, segundo uma das testemunhas.
Fonte: www.globo.com
"Uma alma a mais para mim... E não pensem que é a primeira alma que como. Só que sobre as outras ninguém tomou conhecimento", teria dito o acusado no momento do crime, segundo uma das testemunhas.
Fonte: www.globo.com
Homem comete suicídio em São João
Waldemar João Basso da Silva, 60, foi encontrado em óbito na manhã desta segunda-feira, 15, por volta das 06h, atrás de sua residência, na Avenida Getúlio Vargas, 552, centro da cidade. A vítima cometeu suicídio por meio de asfixia mecânica (enforcamento). Para isso utilizou-se de um pedaço de corda. O corpo foi encontrado pela esposa da vítima. Waldemar não teria nenhum problema de saúde ou qualquer outro motivo para cometer o ato. O corpo, após liberação da Criminalística, foi encaminhado ao IML de Pato Branco.
NP
NP
Ocorrencias da PM de Irati
Período: das 08:30hsdo dia 13 de Março as 08:30hs do dia 14de Março de 2010
OCORRENCIA:
As 18h30min foi dado atendimento a um acidente tipo colisão traseira ocorrido as 17h50min no Km 335+300m da rodovia estadual de prefixo PRC 153 em Irati, envolvendo os veículos motocicleta de placas APW-5105 de Rebouças conduzido por Jorge Luiz de Melo, 29 anos e a camioneta FIAT STRADA de placas ANG-8753 de Ponta Grossa, conduzido por Airton de Jesus da Silva, 45 anos e um terceiro veículo de características ignoradas que segundo os condutores o mesmo evadiu-se do local :
01-FURTO SIMPLES Rua Angelim Mosele 11h30min
Apos solicitação de que havia um rapaz com 06 barras de ferro na PRT 153 e que havia entrado em um carreiro que saia da Vila Matilde, deslocado ate a Vila Matilde e abordado um o qual estava de posse das barras de ferro e também em revista pessoal encontrado em sua cintura uma faca marca euro sendo que o menor relatou a equipe que furtou as barras na Rua Angelim Mosele, entrado em contato com o proprietário e conduzido as partes para a DP para os procedimentos cabíveis.
02- ACHADO DE CADÁVER Rua Adão Panka 16h30min.
Segundo o solicitante proprietário da pensão alguns inquilinos notaram a falta de Luis Laertes Caus, fato este quando foram ate seus aposentos perceberam que o mesmo estava em óbito.
No local foi acionado a policia civil onde o investigador Jucelino constatou óbito natural da vitima Luis Laertes Caus 47 anos.
FURTO DE VEICULO EM RIO AZUL
Relato: Informo-vos que por volta das 06h00min entrou em contato via fone com o Destacamento de Rio Azul o Sr. Marcelo Soares RG 12.360.561-6 residente a Rua Getúlio Vargas 00 Vila Diva Rio Azul o qual relatou o veiculo VW Brasília o qual estava estacionado em via publica.
Placas A I J 4859 de cor Branca registrado em nome de Antonio Lino Moraes
OCORRENCIA:
As 18h30min foi dado atendimento a um acidente tipo colisão traseira ocorrido as 17h50min no Km 335+300m da rodovia estadual de prefixo PRC 153 em Irati, envolvendo os veículos motocicleta de placas APW-5105 de Rebouças conduzido por Jorge Luiz de Melo, 29 anos e a camioneta FIAT STRADA de placas ANG-8753 de Ponta Grossa, conduzido por Airton de Jesus da Silva, 45 anos e um terceiro veículo de características ignoradas que segundo os condutores o mesmo evadiu-se do local :
01-FURTO SIMPLES Rua Angelim Mosele 11h30min
Apos solicitação de que havia um rapaz com 06 barras de ferro na PRT 153 e que havia entrado em um carreiro que saia da Vila Matilde, deslocado ate a Vila Matilde e abordado um o qual estava de posse das barras de ferro e também em revista pessoal encontrado em sua cintura uma faca marca euro sendo que o menor relatou a equipe que furtou as barras na Rua Angelim Mosele, entrado em contato com o proprietário e conduzido as partes para a DP para os procedimentos cabíveis.
02- ACHADO DE CADÁVER Rua Adão Panka 16h30min.
Segundo o solicitante proprietário da pensão alguns inquilinos notaram a falta de Luis Laertes Caus, fato este quando foram ate seus aposentos perceberam que o mesmo estava em óbito.
No local foi acionado a policia civil onde o investigador Jucelino constatou óbito natural da vitima Luis Laertes Caus 47 anos.
FURTO DE VEICULO EM RIO AZUL
Relato: Informo-vos que por volta das 06h00min entrou em contato via fone com o Destacamento de Rio Azul o Sr. Marcelo Soares RG 12.360.561-6 residente a Rua Getúlio Vargas 00 Vila Diva Rio Azul o qual relatou o veiculo VW Brasília o qual estava estacionado em via publica.
Placas A I J 4859 de cor Branca registrado em nome de Antonio Lino Moraes
Ocorrencias de Prudentópolis
ACHADO DE CADAVER
Aproximadamente as 08:05Hrs a equipe deslocou ate a Rua Cel. J. P. Martins, na Centro, onde segundo denuncias havia um homem caído na calçada, sendo que a equipe do Bombeiro Comunitário foi acionada e com sua chegada foi constatada o óbito do homem, que posterior, com a chegada da Policia Civil, o Homem que entrou em óbito foi identificado como Fabio Borba de 52 anos, o qual não apresentava ferimentos aparentes.
ATENDIMENTO DE ACITENDE DE TRANSITO
Por volta das 18:00Hrs a equipe foi informada sobre a ocorrência de um acidente de transito ocorrido na av. são João envolvendo os veículos Gm Kadet de placas lwv9725 e um veiculo Gm Chevette de placas lzz8309 e que o condutor do Kadet teria empreendido fuga. No decorrer da referida fuga o Gm Kadet envolveu-se em outro acidente do tipo abalroamento transversal com a caminhonete i/hyundai placas aqp8217 conduzida por A. D. de ambos acidentes resultaram somente em danos materiais nos veículos. Realizado patrulhamento foi localizado condutor do gm kadet o qual foi identificado como A. S. R. Realizado teste etilometrico nos condutores sendo constatado 0,00 MG/l para o condutor da caminhonete e 0,35 mg/l para o condutor do kadet que foi conduzido a DP local para as medidas legais cabíveis.
Obs.: os condutores do Chevette e do Kadet entraram em acordo quanto aos danos.
LESÃO CORPORAL
Aproximadamente as 22:00Hrs a equipe PM deslocou ate a Rua 12 de Agosto n°469 no Bairro Vila Nova e constatou que um casal haviam entrado em vias de fato, sendo ele ter ficado com machucados aparentes e querer representar contra sua esposa por lesão corporal, ambos foram encaminhados ao 5° Pelotão para lavratura do termo Circunstanciado.
NOTICIA DE FATO FUTURO
Por volta das 02:05Hrs a equipe PM em patrulhamento pela Rua São Josafat constatou que um Rapaz de nome Claudio estava de posse de uma tonfa de madeira, momento em que a equipe foi interceptada por Rodrigo, o qual alegou que o Claudio o estava ameaçando. Ambos encaminhados para o 5° Pelotão, onde o Sr. Rodrigo não mais quis representar contra Claudio, sendo ambos advertidos.
SD QPM1-0 LEONARDO
Aproximadamente as 08:05Hrs a equipe deslocou ate a Rua Cel. J. P. Martins, na Centro, onde segundo denuncias havia um homem caído na calçada, sendo que a equipe do Bombeiro Comunitário foi acionada e com sua chegada foi constatada o óbito do homem, que posterior, com a chegada da Policia Civil, o Homem que entrou em óbito foi identificado como Fabio Borba de 52 anos, o qual não apresentava ferimentos aparentes.
ATENDIMENTO DE ACITENDE DE TRANSITO
Por volta das 18:00Hrs a equipe foi informada sobre a ocorrência de um acidente de transito ocorrido na av. são João envolvendo os veículos Gm Kadet de placas lwv9725 e um veiculo Gm Chevette de placas lzz8309 e que o condutor do Kadet teria empreendido fuga. No decorrer da referida fuga o Gm Kadet envolveu-se em outro acidente do tipo abalroamento transversal com a caminhonete i/hyundai placas aqp8217 conduzida por A. D. de ambos acidentes resultaram somente em danos materiais nos veículos. Realizado patrulhamento foi localizado condutor do gm kadet o qual foi identificado como A. S. R. Realizado teste etilometrico nos condutores sendo constatado 0,00 MG/l para o condutor da caminhonete e 0,35 mg/l para o condutor do kadet que foi conduzido a DP local para as medidas legais cabíveis.
Obs.: os condutores do Chevette e do Kadet entraram em acordo quanto aos danos.
LESÃO CORPORAL
Aproximadamente as 22:00Hrs a equipe PM deslocou ate a Rua 12 de Agosto n°469 no Bairro Vila Nova e constatou que um casal haviam entrado em vias de fato, sendo ele ter ficado com machucados aparentes e querer representar contra sua esposa por lesão corporal, ambos foram encaminhados ao 5° Pelotão para lavratura do termo Circunstanciado.
NOTICIA DE FATO FUTURO
Por volta das 02:05Hrs a equipe PM em patrulhamento pela Rua São Josafat constatou que um Rapaz de nome Claudio estava de posse de uma tonfa de madeira, momento em que a equipe foi interceptada por Rodrigo, o qual alegou que o Claudio o estava ameaçando. Ambos encaminhados para o 5° Pelotão, onde o Sr. Rodrigo não mais quis representar contra Claudio, sendo ambos advertidos.
SD QPM1-0 LEONARDO
Acidente na Vicente Machado deixa homem ferido
Na tarde de sábado (13), logo após o término da partida de futebol entre o Iraty e Atlético Paranaense, aconteceu um acidente que envolveu uma motoneta Monark, placa de Irati e um veículo Parati, com placas de Guarapuava.
Da colisão, que aconteceu na Avenida Vicente Machado – esquina com a Rua Pacífico Borges, apenas o condutor da motoneta, Miguel do Rosário, 40 anos, saiu levemente ferido e foi encaminhado pelo Siate do Corpo de Bombeiros de Irati para o Pronto Atendimento Municipal.
Rádio Najuá
Da colisão, que aconteceu na Avenida Vicente Machado – esquina com a Rua Pacífico Borges, apenas o condutor da motoneta, Miguel do Rosário, 40 anos, saiu levemente ferido e foi encaminhado pelo Siate do Corpo de Bombeiros de Irati para o Pronto Atendimento Municipal.
A Polícia Militar (PM) também prestou atendimento nessa ocorrência.
Homem é encontrado sem vida em quarto de pensão
O proprietário de uma pensão localizada na Rua Adão Panka solicitou a presença da Polícia Militar (PM) na tarde de domingo (14). Alguns inquilinos haviam notado a falta de Luis Laertes Caus, 47 anos, que residia no local. O dono da pensão contou que quando foram até seus aposentos perceberam que ele se encontrava em óbito. A PM acionou a Delegacia de Polícia Civil (DPC). O investigador Jucelino compareceu ao local e constatou que a vítima teve morte natural.
PM
PM
Policia Civil de Tibagi realiza operação e prende tráficante em flagrante
Sob o comando do Delegado João Gustavo, os investigadores da delegacia de Tibagi realizaram operação na noite do dia 13/03 (sábado), com objetivo de reprimir o comércio e o consumo de drogas na região central da cidade, que culminou com a prisão de Jéferson José dos Santos (19 anos) vulgo “Pépo”, cuja pessoa, há muito tempo vinha sendo alvo de denúncia por parte da comunidade local como sendo um dos grandes responsáveis pelo tráfico de drogas na cidade. “Pépo” já foi condenado, quando adolescente, pelo crime de homicídio tentado, tendo como razão a disputa por pontos de venda de drogas na região. Para o Delegado que comandou a operação a prisão de “Pépo” é o decorrente do trabalho incessante e dos investigadores daquela cidade e o resultado representa um duro golpe no tráfico local, haja vista o grande número de denuncias contra esta pessoa.
No momento da abordagem policial, “Pépo” ainda tentou esconder as pedras de “crack” na boca, mas foi impedido pelos investigadores. Na delegacia admitiu que comercializava pedras de craque na região já há um certo tempo.
Segundo o Delegado João Gustavo, estas operações serão intensificadas em conjunto com a Policia Militar, principalmente nos locais onde forem identificados os focos de tráfico, cujo objetivo será o de combater o comercio de drogas, bem como, diminuir a criminalidade local.
Convocamos toda a sociedade tibajiense que se una a Policia no combate a este doença chamada “crack” que se instalou no bojo da nossa sociedade. Denunciem, informem os locais e quem são as pessoas que traficam, que seremos combativos e implacáveis com estes criminosos finaliza o Delegado.
Fonte:Agência Estadual de Notícias - Paraná
No momento da abordagem policial, “Pépo” ainda tentou esconder as pedras de “crack” na boca, mas foi impedido pelos investigadores. Na delegacia admitiu que comercializava pedras de craque na região já há um certo tempo.
Segundo o Delegado João Gustavo, estas operações serão intensificadas em conjunto com a Policia Militar, principalmente nos locais onde forem identificados os focos de tráfico, cujo objetivo será o de combater o comercio de drogas, bem como, diminuir a criminalidade local.
Convocamos toda a sociedade tibajiense que se una a Policia no combate a este doença chamada “crack” que se instalou no bojo da nossa sociedade. Denunciem, informem os locais e quem são as pessoas que traficam, que seremos combativos e implacáveis com estes criminosos finaliza o Delegado.
Fonte:Agência Estadual de Notícias - Paraná
Homem morto a pauladas em Ibaiti
Moacir Rodrigues de Oliveira, de 47 anos de idade (foto), foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (12), numa casa abandonada, na Avenida Paulo Cruz Pimentel, próximo ao mercado Machado. O homem estava com uma lesão na cabeça. Policiais militares chegaram ao local e encontraram Oliveira caído na varanda da casa e um pedaço de pau ao lado do corpo.
Uma equipe de investigadores da 37ª Delegacia Regional e Polícia de Ibaiti deslocaram até o local e após inspecionarem todas as evidências levantaram o nome de um suspeito. Amarildo Fermino Luiz, de 46 anos de idade, seria, de acordo com os investigadores, o provável autor do homicídio. Amarildo era amigo da vítima e segundo testemunhas sempre ficava com a vítima e mais um amigo bebendo na varanda da casa abandonada. Os agentes da Polícia Civil começaram as investigações imediatamente para prender o suspeito. Os policiais civis estiveram na residência do suspeito e encontraram tudo abandonado. Na casa, os policiais encontraram uma marca de sangue na porta que provavelmente poderia ser da vítima. “O suspeito após matar a vítima foi para casa. Ao abrir a porta com a mão suja de sangue deixou as evidencias do crime no local”. Disse o investigador Valdinei, que trabalhou no caso.
A Prisão
Por volta das 21 horas de sexta-feira, após descobrir que o suspeito encontrava-se parado num posto de combustíveis na BR-153, saída para Londrina, o investigador Valdinei comunicou a PM que estava com uma viatura próxima ao local. De posse das características do sujeito e também do nome completo passado pelo investigador, os PMs conseguiram prender Amarildo. Na delegacia de polícia na presença do delegado Ricardo Perin Nardi, Amarildo confessou o crime. Ele disse para a Polícia Civil que Moacir começou a discutir com ele por causa de uma bermuda que lhe pertencia. Disse que eles estavam com mais um amigo na casa abandonada e bebiam “pinga”. O homem disse que após ser insultado por Moacir, pegou um pedaço de pau que estava no chão e desferiu duas pancadas na cabeça da vítima, e que após isso saiu da casa. Ele ainda passou em mais dois bares para beber após o crime.
Amarindo está preso no SECAT (Setor de Carceragem Provisória) da 37ª DRP e será apresentado à Justiça nesta segunda-feira. Se condenado poderá pegar pena de 12 à 30 anos de reclusão.
Primeiro Homicídio do ano
Esse foi o primeiro homicídio doloso ocorrido na cidade de Ibaiti nesse ano. A Polícia Civil conseguiu levantar a autoria e com o apoio da PM conseguiram prender o autor em menos de 10 horas. No ano passado ocorreram seis homicídios dolosos na cidade. Cinco desses crimes com autoria desconhecida. Investigadores da Polícia Civil conseguiram levantar o nome dos autores de todos os homicídios e todos foram presos pouco tempo depois do fato ocorrido. Neste ano de 2010, também ocorreu uma morte em decorrência de espancamento em Ibaiti. Um homem após ser espancado faleceu cerca de vinte dias depois no hospital. Após investigações, a Policia Civil já tem o nome dos autores do espancamento e a prisão deles deverá ocorrer nos próximos dias. Eles responderão por lesão corporal seguida de morte.
Fonte: 37º Delegacia Regional de Policia de Ibaiti
domingo, março 14, 2010
Caminhão tomba na BR 376
Na manhã desta sexta-feira (12), ocorreu um grave acidente na BR 376, entrada à cidade de Ponta Grossa, próximo ao Posto Bife em Pé, da Rede Lobão. No qual dois caminhões colidiram-se lateralmente. Segundo o motorista, Luiz Souza de Oliveira, de 54 anos que conduzia o caminhão Volvo 380, placas IEA-6689, de Campo Bom/RS, carregado de politileno que estava na frente - "Eu não sei de onde apareceu este caminhão, pois eu dei sinal para entrar no posto de combustivel à esquerda para tomar um café e quando notei o caminhão veio embalado na minha lateral (esquerda)".
O condutor do outro caminhão (não identificado), um Bitrem da Random, placas KAU-1617, de Santa Catarina, carregado de revestimento acabou tombando e perdendo toda a carga. O motorista teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal de Ponta Grossa.
Segundo algumas testemunhas, havia um outro veiculo entre os caminhões que fugiu do local. A Policia Civil investiga o caso.
Texto: Silvia Costa
Fotos: Hélio Ferreia
sábado, março 13, 2010
Acidente em Palmeira deixa dois mortos
Um grave acidente envolvendo uma motocicleta e um carro na madrugada de ontem em Palmeira deixou duas pessoas mortas.
Elas eram ocupantes da moto, que tinha placas de Ponta Grossa. O acidente aconteceu pouco depois da 1 hora no quilômetro 169 da BR-277, entre Palmeira e Curitiba.
Segundo o Corpo de Bombeiros, envolveram-se na colisão a moto Yamaha YBR, e o Passat placas de Guarapuava. O piloto da motocicleta, Ezequiel Cruziniani, 31 anos, e o passageiro, Dirceu Lopako, 24, morreram na hora.
Uma das ocupantes do carro, identificada como Credionice Revazio Mazuroski, 45, sofreu ferimentos graves, mas, de acordo com os bombeiros, não corre risco de morte. Ela foi encaminhada a um hospital da região. O motorista do Passat, Eno Pilonetto, 31, e os passageiros Melanie Goede, 29, e Luciene Mazuroski, 21, saíram ilesos.
Os corpos foram transportados para o Instituto Médico Legal, que informou que os ocupantes da moto moravam em Ponta Grossa mas atualmente estavam trabalhando numa fazenda em Palmeira.
Rádio Najuá
Elas eram ocupantes da moto, que tinha placas de Ponta Grossa. O acidente aconteceu pouco depois da 1 hora no quilômetro 169 da BR-277, entre Palmeira e Curitiba.
Segundo o Corpo de Bombeiros, envolveram-se na colisão a moto Yamaha YBR, e o Passat placas de Guarapuava. O piloto da motocicleta, Ezequiel Cruziniani, 31 anos, e o passageiro, Dirceu Lopako, 24, morreram na hora.
Uma das ocupantes do carro, identificada como Credionice Revazio Mazuroski, 45, sofreu ferimentos graves, mas, de acordo com os bombeiros, não corre risco de morte. Ela foi encaminhada a um hospital da região. O motorista do Passat, Eno Pilonetto, 31, e os passageiros Melanie Goede, 29, e Luciene Mazuroski, 21, saíram ilesos.
Os corpos foram transportados para o Instituto Médico Legal, que informou que os ocupantes da moto moravam em Ponta Grossa mas atualmente estavam trabalhando numa fazenda em Palmeira.
Rádio Najuá
Rapaz não escuta os pais e termina morto
Os pais de Odair da Silva Oliveira, 26 anos, tentaram impedir que o filho saísse de casa após receberem a notícia que ele fora perseguido por assaltantes. Porém, o rapaz ignorou o apelo e saiu de carro. Minutos depois, os pais escutaram os tiros e imaginaram o pior.
Odair rodou poucas quadras até ser assassinado na Rua Professor Zacarias Liteka, Sítio Cercado, por volta de 1h30. Como alguns pertences da vítima desapareceram, a polícia não descarta a possibilidade de latrocínio (roubo com morte).
A mulher de Odair relatou a investigadores da Delegacia de Homicídios que o marido era funcionário de uma empresa de material de construção e, por volta de 18h15, após o serviço, chegou impaciente em casa, avisando que tinha sido perseguido por três assaltantes.
Os marginais teriam atirado no pneu dianteiro do Gol placa AHV-8435, que ele dirigia. Odair saiu de casa e, novamente, fez contato com a esposa, afirmando que o trio tentava assaltá-lo.
Nervoso
A dona de um bar comentou com os policiais que Odair parou em frente ao estabelecimento demonstrando bastante nervosismo. Ele xingava e comentava que haviam atirado três vezes contra ele.
Por volta de 00h45, segundo registrado na delegacia, o motorista voltou para casa e avisou que ia até a residência dos pais que moram perto - para trocar o pneu furado.
Ele chegou na casa dos pais, fez a troca e recebeu conselhos da mãe, para que não saísse outra vez, pois estava correndo risco. O pai também tentou protegê-lo, oferecendo outro carro para que pudesse voltar para a residência dele, sem chamar a atenção de quem o perseguia. Mas ele recusou e saiu.
Minutos depois, os pais ouviram os disparos e saíram de casa correndo. A poucas quadras, encontraram o corpo do filho caído na rua com vários tiros, ao lado da porta do passageiro.
Estojos de munição calibre 380 foram recolhidos do local pela perita Maria do Rocio, do Instituto de Criminalística, que também levou para análise uma faca que a vítima teria usado para se defender e foi encontrada caída perto de um pneu.
Durante o trabalho da polícia, a esposa da vítima disse que o celular do marido e R$ 100 haviam desaparecido. A família não sabe explicar o que teria motivado o crime. Apenas comentou que Odair ficava alterado quando bebia.
Odair rodou poucas quadras até ser assassinado na Rua Professor Zacarias Liteka, Sítio Cercado, por volta de 1h30. Como alguns pertences da vítima desapareceram, a polícia não descarta a possibilidade de latrocínio (roubo com morte).
A mulher de Odair relatou a investigadores da Delegacia de Homicídios que o marido era funcionário de uma empresa de material de construção e, por volta de 18h15, após o serviço, chegou impaciente em casa, avisando que tinha sido perseguido por três assaltantes.
Os marginais teriam atirado no pneu dianteiro do Gol placa AHV-8435, que ele dirigia. Odair saiu de casa e, novamente, fez contato com a esposa, afirmando que o trio tentava assaltá-lo.
Nervoso
A dona de um bar comentou com os policiais que Odair parou em frente ao estabelecimento demonstrando bastante nervosismo. Ele xingava e comentava que haviam atirado três vezes contra ele.
Por volta de 00h45, segundo registrado na delegacia, o motorista voltou para casa e avisou que ia até a residência dos pais que moram perto - para trocar o pneu furado.
Ele chegou na casa dos pais, fez a troca e recebeu conselhos da mãe, para que não saísse outra vez, pois estava correndo risco. O pai também tentou protegê-lo, oferecendo outro carro para que pudesse voltar para a residência dele, sem chamar a atenção de quem o perseguia. Mas ele recusou e saiu.
Minutos depois, os pais ouviram os disparos e saíram de casa correndo. A poucas quadras, encontraram o corpo do filho caído na rua com vários tiros, ao lado da porta do passageiro.
Estojos de munição calibre 380 foram recolhidos do local pela perita Maria do Rocio, do Instituto de Criminalística, que também levou para análise uma faca que a vítima teria usado para se defender e foi encontrada caída perto de um pneu.
Durante o trabalho da polícia, a esposa da vítima disse que o celular do marido e R$ 100 haviam desaparecido. A família não sabe explicar o que teria motivado o crime. Apenas comentou que Odair ficava alterado quando bebia.
Requião ameaça prender e demitir policiais rebeldes
Depois que parte dos policiais militares de Curitiba fez uma paralisação na noite de quarta-feira por conta de um boato de que o aumento salarial deles seria de apenas R$ 150, o governador Roberto Requião se irritou e ameaçou prender e demitir quem tumultuou o sistema de rádio ou deixou de atender ocorrências. “É cadeia e rua”, disparou Requião, ontem, em Londrina, no norte do Paraná.
O comandante da Polícia Militar (PM), coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, informou que a corporação tomará todas as atitudes necessárias para identificar os possíveis envolvidos no caso. Na noite de quarta, pelo radiocomunicador da PM, os policiais comentavam que o aumento era “ridículo” e, mobilizaram a tropa a parar.
“Não tivemos problemas no atendimento à população, mas serão aplicados todos os mecanismos legais para identificar os envolvidos no congestionamento no sistema de comunicação da polícia. Esse sistema de rádio pode sofrer interferências externas, mas vamos apurar os responsáveis, não podemos compactuar com esse tipo de comportamento”, afirmou o coronel.
Na noite de quarta, muitos PMs se concentraram nas sedes do 12.º, 13.º, 17.º e 20.º batalhões, em Curitiba, para discutir uma possível greve. O coronel Carstens explicou que a notícia do reajuste de R$ 150 foi boato e afirmou desconhecer que os policiais usaram o rádio para fazer a manifestação.
Segundo ele, o protesto culminou com o adiamento da discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, em Brasília (que trata do salário e carreira dos policiais) e com o envio à Assembleia Legislativa do Paraná do projeto de lei que trata do aumento de 25,6% para os PMs, o que daria um acréscimo de R$ 471,44 - e não de R$ 150, como circulou nos batalhões.
“Foram interpretações distorcidas e não houve tempo hábil de esclarecer aos policiais”, afirmou. O próprio governador tentou conversar com os PMs pelo rádio, mas foi xingado.
Para Carstens, o aumento salarial será uma “revolução”. Ao entrar na PM, um soldado recebe, hoje, cerca de R$ 1,8 mil. No entanto, apenas R$ 338 correspondem a seu soldo.
O valor total da remuneração é composto pela soma do soldo mais gratificações, benefícios e adicional de periculosidade. Porém, para contabilização de uma gratificação por tempo de serviço, por exemplo, é feito apenas sobre o soldo.
A proposta do governo prevê que todos os benefícios, exceto o adicional por tempo de serviço, sejam adicionados ao soldo. Pelo projeto, o soldo inicial de um soldado passaria a R$ 2.289.
Panelaço
No início da noite de ontem, esposas de policiais militares fizeram um panelaço e trancaram a entrada do 13.º Batalhão, no bairro Novo Mundo. Por volta de 21h, elas permitiram a saída de quatro viaturas do pátio, após ameaça do comando de demitir os policiais que estavam na unidade. Ontem, as frequências de rádio da PM ficaram praticamente mudas, sendo interrompidas apenas por algumas brincadeiras.
Parana Online
quinta-feira, março 11, 2010
PM dos Campos Gerais apreende 108 armas de fogo nos dois primeiros meses do ano
O 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que atende a região centro-sul, já apreendeu, desde o início do ano até esta terça-feira (09), 108 armas de fogo, sendo 33 espingardas, nove pistolas, 62 revólveres e quatro garruchas. Os dados são da própria unidade e foram divulgados nesta quarta-feira (10). “Este resultado se deve ao esforço da PM em realizar o trabalho preventivo, se antecipando à criminalidade e trazendo tranquilidade para todos”, garante o tenente-Coronel Marco Aurélio Paredes Czerwonka.
“Isso significa que nossa unidade apreendeu quase três armas por dia”, calcula o comandante. Ainda neste período, o batalhão também apreendeu 1.073 pedras de crack e quase seis quilos de maconha. Somente no último final de semana foram apreendidas, por policiais desta unidade, três armas de fogo sendo dois revólveres calibre 32, marca Taurus, e um revólver calibre 22, marca Rossi. Já na segunda-feira, (08), mais cinco foram recolhidas.
As apreensões aconteceram em Castro, Carambeí e Ivaí após denúncias anônimas. “Em Ivaí, o denunciante informou que na localidade de Rio dos Índios um homem intimidava seus vizinhos com o uso de armas de fogo. Além disso, ele praticava caça ilegal, nos arredores”, afirma o porta-voz do 1º BPM, tenente Fabian Borges Ogura. Ao atender o chamado a polícia localizou sob o assoalho da residência do suspeito duas espingardas, calibre 32, e um revólver calibre 38, marca Taurus.
“Enquanto a equipe realizava a apreensão um novo denunciante relatou que mais um vizinho também tinha o hábito de caçar e possuía armas de fogo na residência. Assim, os policiais se deslocaram para o novo local”, relata. Segundo o tenente, o suspeito fugiu quando percebeu a chegada dos policiais e adentrou em um matagal. Na residência, foi localizado um revólver, marca Taurus, calibre 38.
“Após essa apreensão, mais uma denúncia foi realizada dizendo que em Chapada um rapaz transportava drogas vindas de Ponta Grossa, e que revenderia o material em Ivaí”, disse. Na residência do suspeito uma espingarda foi apreendida e encaminhada, juntamente com as outras armas recolhidas, para a Delegacia de Imbituva. Ainda nesta semana, em apoio à polícia Federal, a PM contribuiu com a apreensão de 91 tabletes de maconha, que somados resultaram em quase 94 kg.
FINAL DE SEMANA - Uma denúncia anônima feita ao 190 dava informações de que um indivíduo havia sido alvejado por um disparo de arma de fogo no terminal rodoviário da Vila Rio Branco. Após coletar mais detalhes sobre o fato, os policiais se deslocaram até a residência do suspeito, que não foi localizado. “O pai do autor do disparo informou que havia uma arma escondida pelo filho próximo a uma cerca”, afirma Ogura. Dentro de uma sacola foi localizado o revólver calibre 32, que foi encaminhado para a 43ª Delegacia de Polícia de Castro.
PMPR
Foto: Hugo Harada
“Isso significa que nossa unidade apreendeu quase três armas por dia”, calcula o comandante. Ainda neste período, o batalhão também apreendeu 1.073 pedras de crack e quase seis quilos de maconha. Somente no último final de semana foram apreendidas, por policiais desta unidade, três armas de fogo sendo dois revólveres calibre 32, marca Taurus, e um revólver calibre 22, marca Rossi. Já na segunda-feira, (08), mais cinco foram recolhidas.
As apreensões aconteceram em Castro, Carambeí e Ivaí após denúncias anônimas. “Em Ivaí, o denunciante informou que na localidade de Rio dos Índios um homem intimidava seus vizinhos com o uso de armas de fogo. Além disso, ele praticava caça ilegal, nos arredores”, afirma o porta-voz do 1º BPM, tenente Fabian Borges Ogura. Ao atender o chamado a polícia localizou sob o assoalho da residência do suspeito duas espingardas, calibre 32, e um revólver calibre 38, marca Taurus.
“Enquanto a equipe realizava a apreensão um novo denunciante relatou que mais um vizinho também tinha o hábito de caçar e possuía armas de fogo na residência. Assim, os policiais se deslocaram para o novo local”, relata. Segundo o tenente, o suspeito fugiu quando percebeu a chegada dos policiais e adentrou em um matagal. Na residência, foi localizado um revólver, marca Taurus, calibre 38.
“Após essa apreensão, mais uma denúncia foi realizada dizendo que em Chapada um rapaz transportava drogas vindas de Ponta Grossa, e que revenderia o material em Ivaí”, disse. Na residência do suspeito uma espingarda foi apreendida e encaminhada, juntamente com as outras armas recolhidas, para a Delegacia de Imbituva. Ainda nesta semana, em apoio à polícia Federal, a PM contribuiu com a apreensão de 91 tabletes de maconha, que somados resultaram em quase 94 kg.
FINAL DE SEMANA - Uma denúncia anônima feita ao 190 dava informações de que um indivíduo havia sido alvejado por um disparo de arma de fogo no terminal rodoviário da Vila Rio Branco. Após coletar mais detalhes sobre o fato, os policiais se deslocaram até a residência do suspeito, que não foi localizado. “O pai do autor do disparo informou que havia uma arma escondida pelo filho próximo a uma cerca”, afirma Ogura. Dentro de uma sacola foi localizado o revólver calibre 32, que foi encaminhado para a 43ª Delegacia de Polícia de Castro.
Em Carambeí, também após uma denúncia anônima, policiais se deslocaram até o Jardim Eldorado. As informações eram de que disparos em via pública tinham sido ouvidos por moradores da região. Segundo os policiais, uma motocicleta Yamaha/YBR, azul, em atitude suspeita, foi abordada e durante a revista pessoal aos ocupantes um outro revólver calibre 32 foi localizado, com três munições intactas e uma deflagrada. Os detidos foram encaminhados à delegacia de Carambeí.
Na mesma noite, na vila Boqueirão, em Carambeí, uma denúncia de que um rapaz conhecido pelo apelido de “Diogão” estaria fazendo ameaças com uma arma de fogo às pessoas que passavam pelo local. “Foi abordado um rapaz com características semelhantes às repassadas via 190 e durante a revista pessoal foi localizado o outro revólver, com seis munições intactas”, disse o tenente. O detido foi encaminhado juntamente com a arma até a delegacia de Carambei.
Foto: Hugo Harada
IML informa
Entrou em óbito no dia 10, quarta-feira, Josué Miguel Barbosa de Oliveira, com apenas um dia de vida, nasceu no dia 9 (terça-feira), em Palmeira e faleceu após o parto.
Marcio José Faria de Lara, de 34 anos, deu entrada no IML de Ponta Grossa nesta quinta-feira. Marcio enforcou-se. Estava desaparecido desde sábado (6), foi encontrado num terreno baldio, na Vila Nova
Marcio José Faria de Lara, de 34 anos, deu entrada no IML de Ponta Grossa nesta quinta-feira. Marcio enforcou-se. Estava desaparecido desde sábado (6), foi encontrado num terreno baldio, na Vila Nova
Rádio “Pirata” que operava em Piraí do Sul é fechada
Policiais da Delegacia de Piraí do Sul, com o apoio da equipe operacional da 13ª SDP, se dirigiram até a residência sita na Rua João Honório Muller, nº 145, Vila Dal Col, a fim de averiguar informação de queno endereço, estava operando uma rádio sem autorização.
No local, foram apreendidos uma espingarda, além e diversos aparelhos usados para operar a rádio clandestina, os quais foram apreendidos.
Os moradores foram identificados como Geziane Cunha de Paula, 18 anos e o adolescente G. S. A, de 17 anos, os quais não estavam no local. Ambos irão responder por crime e ato infracional previstos no art. 183 da Lei 9.472/97 e art. 12 da Lei 10.826/2003..
Fonte: Delegacia de Piraí do Sul
Por telefone, bombeiro salva vida de bebê
Um bebê de nove dias foi salvo ontem graças a um atendente do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa. A mãe, desesperada, ligou no meio da tarde para o telefone de emergência dos bombeiros para pedir ajuda, pois sua filha Ana Júlia havia se afogado enquanto era amamentada. "A mãe disse que a criança estava roxa e não estava respirando", relatou o soldado Antônio César Leal, que atendeu o telefonema.
Diante da situação, o soldado passou a orientar a mulher, identificada como Marisa, e explicar o que ela deveria fazer. "Pedi para que ela virasse e batesse de leve nas costas do bebê e que limpasse o nariz com a fralda. Havia outra moça na casa que ajudou", disse. Segundo as dicas, a mulher contou que da menina começou a sair uma secreção e a ela sentiu que a filha tinha voltado a respirar.
Para César, o procedimento foi essencial para salvar a criança, já que a família mora na Fazenda Mariana, na localidade de Periquitos, BR-373, saída para Guarapuava. "É longe para os bombeiros chegarem a tempo. Depois que o bebê voltou a respirar, a ambulância chegou e o levou para o Hospital da Criança", contou, bastante emocionado e satisfeito.
O soldado destacou ainda a força e o equilíbrio da mãe num caso como esse. "É uma manobra simples e fácil para quem sabe, como nós, que temos cursos do Siate. Mas no momento de nervosismo é mais difícil", relatou, acrescentando que a criança já passa bem. (E.S.)
JMNEWS
Diante da situação, o soldado passou a orientar a mulher, identificada como Marisa, e explicar o que ela deveria fazer. "Pedi para que ela virasse e batesse de leve nas costas do bebê e que limpasse o nariz com a fralda. Havia outra moça na casa que ajudou", disse. Segundo as dicas, a mulher contou que da menina começou a sair uma secreção e a ela sentiu que a filha tinha voltado a respirar.
Para César, o procedimento foi essencial para salvar a criança, já que a família mora na Fazenda Mariana, na localidade de Periquitos, BR-373, saída para Guarapuava. "É longe para os bombeiros chegarem a tempo. Depois que o bebê voltou a respirar, a ambulância chegou e o levou para o Hospital da Criança", contou, bastante emocionado e satisfeito.
O soldado destacou ainda a força e o equilíbrio da mãe num caso como esse. "É uma manobra simples e fácil para quem sabe, como nós, que temos cursos do Siate. Mas no momento de nervosismo é mais difícil", relatou, acrescentando que a criança já passa bem. (E.S.)
JMNEWS
terça-feira, março 09, 2010
Jogador morre em partida de futsal em Guarapuava
O jogo amistoso promovido pela prefeitura de Guarapuava entre as equipes de Guarapuava/Deportivo Futsal e Palmeiras/Jundiaí, foi interrompido por uma trajédia. O jogador da equipe da casa Robson Rocha Costa, de 24 anos se feriu quando tentou dar uma carrinho na quadra. Uma pedaço do assoalho da quadra se soltou e entrou na coxa do jogador atingindo o intestino.
Segundo o médico legista a causa da morte se deu por hemorragia.
O jogador foi encaminhado rapidamente a um hospital da cidade, onde foi operado, porém, não resistiu e morreu na manhã de domingo (07).
O morte de Robson Costa será investigada pela policia.
Segundo o médico legista a causa da morte se deu por hemorragia.
O jogador foi encaminhado rapidamente a um hospital da cidade, onde foi operado, porém, não resistiu e morreu na manhã de domingo (07).
O morte de Robson Costa será investigada pela policia.
Ação entre PM, PRE e PF de Irati acaba na apreensão de menor envolvido com tráfico
No posto de Irati da Polícia Rodoviária Federal da BR 277 policiais faziam o trabalho de fiscalização de rotina, quando ao solicitarem a parada do veículo Renault Clio Sedan, placas de Paranaguá, AKK-0323, este empreendeu fuga, vindo a capotar no km 240, em uma curva próxima ao trevo secundário (na Serra dos Nogueiras) de acesso a Irati. Os policiais fizeram o acompanhamento tático do veículo e observaram um elemento que se embrenhou no matagal ao lado da rodovia.
Segundo o policial da PRF, Diniz, a traseira do carro capotado estava sob a pista e a equipe optou por trabalhar na segurança dos motoristas que trafegavam pelo trecho. Ao verificaram o Renault Clio acidentado, os policiais encontraram no porta-malas, debaixo de um tapete, 91 tabletes de maconha, o que equivale a aproximadamente 90 quilos da substância entorpecente.
A ocorrência teve apoio da Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar (PM) de Irati, que através do disque-denúncia 190 recebeu uma informação de uma mulher que havia na sua casa um cidadão desconhecido alegando que tinha sido assaltado e que precisava de ajuda.
A mulher recolheu o rapaz na sua residência e se direcionou para o outro cômodo da casa de onde comunicou a situação para a PM. Imediatamente as viaturas POVO centro, Vila São João e uma da PRF foram até o local, onde os policiais rodoviários reconheceram o elemento que havia fugido. O rapaz se identificou como W.L.P., 17 anos.
O menor e a droga apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Irati.
Rádio Najuá
Segundo o policial da PRF, Diniz, a traseira do carro capotado estava sob a pista e a equipe optou por trabalhar na segurança dos motoristas que trafegavam pelo trecho. Ao verificaram o Renault Clio acidentado, os policiais encontraram no porta-malas, debaixo de um tapete, 91 tabletes de maconha, o que equivale a aproximadamente 90 quilos da substância entorpecente.
A ocorrência teve apoio da Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Militar (PM) de Irati, que através do disque-denúncia 190 recebeu uma informação de uma mulher que havia na sua casa um cidadão desconhecido alegando que tinha sido assaltado e que precisava de ajuda.
A mulher recolheu o rapaz na sua residência e se direcionou para o outro cômodo da casa de onde comunicou a situação para a PM. Imediatamente as viaturas POVO centro, Vila São João e uma da PRF foram até o local, onde os policiais rodoviários reconheceram o elemento que havia fugido. O rapaz se identificou como W.L.P., 17 anos.
O menor e a droga apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Irati.
Rádio Najuá
Suposto estelionatário é pego de surpresa
Definição de estelionato: Crime de quem vende ou hipoteca o que está vendido ou hipotecado, ocultando o fato.
Muitos crimes como este acabam passando batido. Mas a história do João Luiz Tavares foi diferente.
A Polícia Militar (PM) foi acionada às 15h30 de ontem (08) pelo João Luiz Tavares Junior que formulou queixa contra Reinaldo dos Santos Barros. Ele informou ter recebido como pagamento de um cliente, um cheque pré-datado de terceiro, no valor de R$ 1.950,00 (Um mil novecentos e cinqüenta reais). O cheque do Banco Itaú estava em nome de Bernardo Cerqueira P. Cunha. Quando o João Luiz foi trocar o cheque no banco, 30 dias após ter recebido, foi informado pelo caixa que o cheque era roubado.
O João Luiz decidiu, então, armar um flagrante. Ligou para Reinaldo e um encontro foi marcado no pátio do Posto Master Line, na saída da cidade de Irati, para fazer a troca do cheque. A PM foi avisada e surpeendeu o Sr. Reinaldo no momento em que ia trocar o cheque. Todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Irati para esclarecimentos e providências.
Rádio Najuá
Mais informações em breve.
Muitos crimes como este acabam passando batido. Mas a história do João Luiz Tavares foi diferente.
A Polícia Militar (PM) foi acionada às 15h30 de ontem (08) pelo João Luiz Tavares Junior que formulou queixa contra Reinaldo dos Santos Barros. Ele informou ter recebido como pagamento de um cliente, um cheque pré-datado de terceiro, no valor de R$ 1.950,00 (Um mil novecentos e cinqüenta reais). O cheque do Banco Itaú estava em nome de Bernardo Cerqueira P. Cunha. Quando o João Luiz foi trocar o cheque no banco, 30 dias após ter recebido, foi informado pelo caixa que o cheque era roubado.
O João Luiz decidiu, então, armar um flagrante. Ligou para Reinaldo e um encontro foi marcado no pátio do Posto Master Line, na saída da cidade de Irati, para fazer a troca do cheque. A PM foi avisada e surpeendeu o Sr. Reinaldo no momento em que ia trocar o cheque. Todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Irati para esclarecimentos e providências.
Rádio Najuá
Mais informações em breve.
Cadáver aparece boiando em Fernandes Pinheiro
As equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar se deslocaram ontem (8) às 12h30 até a localidade Balão II, na zona rural do município de Fernandes Pinheiro para dar atendimento a um caso de afogamento. João B. Bello informava ter encontrado o corpo de um homem boiando as margens de uma lagoa.
Chegando ao local, os policiais constataram que o corpo era de Luiz Carlos Tribek, 39 anos. Segundo a mãe de Luiz, Estefânia, ele tinha problemas de epilepsia e teria caído na lagoa, ao lado da residência, após uma crise. A senhora também contou que um menino de 13 anos, filho da vítima, foi quem primeiro avistou o corpo do pai boiando na lagoa, no momento em que retornava da escola.
Radio Najuá
Chegando ao local, os policiais constataram que o corpo era de Luiz Carlos Tribek, 39 anos. Segundo a mãe de Luiz, Estefânia, ele tinha problemas de epilepsia e teria caído na lagoa, ao lado da residência, após uma crise. A senhora também contou que um menino de 13 anos, filho da vítima, foi quem primeiro avistou o corpo do pai boiando na lagoa, no momento em que retornava da escola.
Radio Najuá
Polícia Militar lança cartilha com dicas para a segurança da mulher
A Polícia Militar lançou nesta segunda-feira (08) a “Cartilha de Segurança Feminina” como uma das atividades desenvolvidas pela instituição em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é orientar e informar as mulheres para que elas próprias contribuam com sua proteção e evitem que sejam alvos fáceis de furtos e roubos.
O objetivo é orientar e informar as mulheres para que elas próprias contribuam com sua proteção e evitem que sejam alvos fáceis de furtos e roubos
A Polícia Militar lançou nesta segunda-feira (08) a “Cartilha de Segurança Feminina” como uma das atividades desenvolvidas pela instituição em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é orientar e informar as mulheres para que elas próprias contribuam com sua proteção e evitem que sejam alvos fáceis de furtos e roubos.
A publicação será distribuída gratuitamente por policiais militares e foi desenvolvida pelo coronel Roberson Luiz Bondaruck, comandante da Academia Policial Militar do Guatupê.
“Esta cartilha serve de incentivo para aqueles que têm o dom da redação, principalmente, aos que gostariam de escrever textos de orientação tanto para a comunidade quanto para os segmentos técnicos da corporação”, ressalta o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.
“Nesta data as mulheres foram presenteadas com esta publicação feita especialmente para elas”, completa Rodrigo. O subcomandante da PM coronel Isaías de Farias também esteve presente.
Bondaruck disse que a data foi escolhida porque as mulheres merecem uma homenagem como esta. “Pela representatividade que elas têm na sociedade hoje, nada mais justo que ter uma publicação voltada somente à segurança delas”, avalia.
Somente nesta segunda-feira, 1.000 cartilhas foram distribuídas em terminais de transporte coletivo (500 no Alto Maracanã em Colombo – RMC – e 500 no Pinheirinho), 500 na academia e outras 1.500 estão sendo distribuidas na Boca Maldita, no centro de Curitiba.
A cartilha tem 33 páginas e está dividida 12 tópicos, que orientam a mulher sobre como agir nas ruas, em estabelecimentos comerciais, no banco, no trabalho, em veículos e ônibus, em rodoviárias e aeroportos, além de indicar quais sãos os golpes mais comuns contra as mulheres e dar dicas gerais de segurança. “A prevenção ainda é a melhor solução contra a criminalidade”, lembra Bondaruck.
Para as interessadas em obter a cartilha, ela estará disponível para download no site da PM www.pm.pr.gov.br. “As mulheres são alvos fáceis para ladrões, principalmente quando falam ao celular ou utilizam-se de fones de ouvidos, equipamentos que as distraem. Por isso esta cartilha é importante”, afirma Bondaruck.
A cerimônia na academia também foi uma homenagem a todas as mulheres pelo seu dia, inclusive o regente da Banda da PMPR abriu mão da atividade cedendo a baqueta para que a sargento Silvana Haas da Silva conduzisse o grupo.
“Me sinto muito honrada em reger a Banda da PM principalmente neste dia da mulher. É a primeira vez que isso acontece e eu fui premiada, por isso só tenho a agradecer”, disse a sargento.
Houve ainda a entrega de medalhas para professores da academia e ex-comandantes. As mulheres presentes – funcionárias públicas, da iniciativa privada, desembargadoras e da sociedade – receberam flores, cartilhas e perfumes em uma parceria com O Boticário. Os familiares dos policiais militares também estiveram presentes.
DICAS – A cartilha traz, entre outras dicas, orientações para quando as mulheres estão na rua, ou seja, mais vulneráveis. O que chama a atenção, de acordo com a cartilha, é o bem que a mulher carrega, por isso a orientação é evitar jóias, relógios ou bolsas chamativas. “Quando estiver carregando algo de valor, como dinheiro, se faça acompanhar por alguém”, ensina Bondaruck.
É preciso também estar sempre atenta ao que acontece à sua volta e utilizar bolsas com compartimentos mais seguros para carteiras ou dinheiro, que possuam alças transversais e que possam ser usadas a tiracolo.
“O ideal é levá-las junto ao corpo, protegidas por braços ou mãos, isso evita a ação dos mal intencionados”, revela o coronel. “Neste contexto, as mochilas se tornam alvos fáceis”, completa.
A PM também orienta a mulher condutora para nunca deixar a bolsa sobre o banco do passageiro, celulares sobre o painel ou as janelas muito abertas. “Elas devem estar fechadas, principalmente quando param nos semáforos”, diz o coronel. Diminuir a velocidade antes de chegar ao semáforo também é indicado. Bolsas falsas podem irritar o assaltante quando ele perceber e, assim, o risco para a mulher será maior.
"O aconselhável é guardar a bolsa sob as pernas quando está ao volante, ou em outro local do carro que seja seguro”, sugere Bondaruck. Com relação à movimentação de dinheiro, a orientação da PM é que tudo o que for possível seja feito via internet ou sejam utilizados cartões eletrônicos.
Não entregar os pertences ou cartões magnéticos a outras pessoas, não pedir ajuda no caixa eletrônico a qualquer um, não carregar grandes quantidades de dinheiro, e cuidar ao digitar senhas também estão entre as orientações.
O coronel também ressalta que as mães precisam estar atentas a seus filhos em locais públicos, levar documentos de identidades e cuidar de seus pertences. É importante, de acordo com a publicação, não aceitar comidas e bebidas de estranhos nestes locais, isso pode ser um golpe para levar as malas ou até as crianças. Outra informações sobre a cartilha no site: www.pm.pr.gov.br.
AEN
O objetivo é orientar e informar as mulheres para que elas próprias contribuam com sua proteção e evitem que sejam alvos fáceis de furtos e roubos
A Polícia Militar lançou nesta segunda-feira (08) a “Cartilha de Segurança Feminina” como uma das atividades desenvolvidas pela instituição em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é orientar e informar as mulheres para que elas próprias contribuam com sua proteção e evitem que sejam alvos fáceis de furtos e roubos.
A publicação será distribuída gratuitamente por policiais militares e foi desenvolvida pelo coronel Roberson Luiz Bondaruck, comandante da Academia Policial Militar do Guatupê.
“Esta cartilha serve de incentivo para aqueles que têm o dom da redação, principalmente, aos que gostariam de escrever textos de orientação tanto para a comunidade quanto para os segmentos técnicos da corporação”, ressalta o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.
“Nesta data as mulheres foram presenteadas com esta publicação feita especialmente para elas”, completa Rodrigo. O subcomandante da PM coronel Isaías de Farias também esteve presente.
Bondaruck disse que a data foi escolhida porque as mulheres merecem uma homenagem como esta. “Pela representatividade que elas têm na sociedade hoje, nada mais justo que ter uma publicação voltada somente à segurança delas”, avalia.
Somente nesta segunda-feira, 1.000 cartilhas foram distribuídas em terminais de transporte coletivo (500 no Alto Maracanã em Colombo – RMC – e 500 no Pinheirinho), 500 na academia e outras 1.500 estão sendo distribuidas na Boca Maldita, no centro de Curitiba.
A cartilha tem 33 páginas e está dividida 12 tópicos, que orientam a mulher sobre como agir nas ruas, em estabelecimentos comerciais, no banco, no trabalho, em veículos e ônibus, em rodoviárias e aeroportos, além de indicar quais sãos os golpes mais comuns contra as mulheres e dar dicas gerais de segurança. “A prevenção ainda é a melhor solução contra a criminalidade”, lembra Bondaruck.
Para as interessadas em obter a cartilha, ela estará disponível para download no site da PM www.pm.pr.gov.br. “As mulheres são alvos fáceis para ladrões, principalmente quando falam ao celular ou utilizam-se de fones de ouvidos, equipamentos que as distraem. Por isso esta cartilha é importante”, afirma Bondaruck.
A cerimônia na academia também foi uma homenagem a todas as mulheres pelo seu dia, inclusive o regente da Banda da PMPR abriu mão da atividade cedendo a baqueta para que a sargento Silvana Haas da Silva conduzisse o grupo.
“Me sinto muito honrada em reger a Banda da PM principalmente neste dia da mulher. É a primeira vez que isso acontece e eu fui premiada, por isso só tenho a agradecer”, disse a sargento.
Houve ainda a entrega de medalhas para professores da academia e ex-comandantes. As mulheres presentes – funcionárias públicas, da iniciativa privada, desembargadoras e da sociedade – receberam flores, cartilhas e perfumes em uma parceria com O Boticário. Os familiares dos policiais militares também estiveram presentes.
DICAS – A cartilha traz, entre outras dicas, orientações para quando as mulheres estão na rua, ou seja, mais vulneráveis. O que chama a atenção, de acordo com a cartilha, é o bem que a mulher carrega, por isso a orientação é evitar jóias, relógios ou bolsas chamativas. “Quando estiver carregando algo de valor, como dinheiro, se faça acompanhar por alguém”, ensina Bondaruck.
É preciso também estar sempre atenta ao que acontece à sua volta e utilizar bolsas com compartimentos mais seguros para carteiras ou dinheiro, que possuam alças transversais e que possam ser usadas a tiracolo.
“O ideal é levá-las junto ao corpo, protegidas por braços ou mãos, isso evita a ação dos mal intencionados”, revela o coronel. “Neste contexto, as mochilas se tornam alvos fáceis”, completa.
A PM também orienta a mulher condutora para nunca deixar a bolsa sobre o banco do passageiro, celulares sobre o painel ou as janelas muito abertas. “Elas devem estar fechadas, principalmente quando param nos semáforos”, diz o coronel. Diminuir a velocidade antes de chegar ao semáforo também é indicado. Bolsas falsas podem irritar o assaltante quando ele perceber e, assim, o risco para a mulher será maior.
"O aconselhável é guardar a bolsa sob as pernas quando está ao volante, ou em outro local do carro que seja seguro”, sugere Bondaruck. Com relação à movimentação de dinheiro, a orientação da PM é que tudo o que for possível seja feito via internet ou sejam utilizados cartões eletrônicos.
Não entregar os pertences ou cartões magnéticos a outras pessoas, não pedir ajuda no caixa eletrônico a qualquer um, não carregar grandes quantidades de dinheiro, e cuidar ao digitar senhas também estão entre as orientações.
O coronel também ressalta que as mães precisam estar atentas a seus filhos em locais públicos, levar documentos de identidades e cuidar de seus pertences. É importante, de acordo com a publicação, não aceitar comidas e bebidas de estranhos nestes locais, isso pode ser um golpe para levar as malas ou até as crianças. Outra informações sobre a cartilha no site: www.pm.pr.gov.br.
AEN
IDOSOS ATROPELADOS POR MOTO
Um casal de idosos foi atropelado por uma moto por volta das 15h15 de ontem, no Centro de Ponta Grossa. O acidente aconteceu no cruzamento das Ruas Balduíno Taques e Barão do Cerro Azul. O homem foi levado em estado grave ao Hospital Bom Jesus e, segundo o Sistema de Atendimento ao Trauma em
Emergência (Siate), corre risco de morte. Já a mulher e o motoqueiro sofreram ferimentos moderados, mas também foram hospitalizados.
Basílio Iulek, 78 anos, e a esposa Maria de Lourdes Iulek, 68, atravessavam a Barão do Cerro Azul quando foram atingidos pela moto Honda CG, conduzida por Marcos Roberto Holoboski, 20. Segundo a testemunha Glaciane Pontes, o casal tentou passar quando o sinal verde estava aberto para os veículos. "Eu
estava com eles aguardando na calçada quando os dois saíram para a rua", explicou. Um inquérito deverá ser aberto pela Polícia Civil para investigar as causas do acidente.
De acordo com o tio do motoqueiro, Sérgio Holoboski, o rapaz trabalha como motoboy, fazendo entregas para uma floricultura que fica nas proximidades do local do acidente. Marcos Roberto sofreu ferimentos no rosto e foi levado ao Pronto Socorro Municipal. A idosa teve lesões nas costas e barriga e foi transportada para a Santa Casa. Equipes do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Siate) também prestaram atendimento.
Emergência (Siate), corre risco de morte. Já a mulher e o motoqueiro sofreram ferimentos moderados, mas também foram hospitalizados.
Basílio Iulek, 78 anos, e a esposa Maria de Lourdes Iulek, 68, atravessavam a Barão do Cerro Azul quando foram atingidos pela moto Honda CG, conduzida por Marcos Roberto Holoboski, 20. Segundo a testemunha Glaciane Pontes, o casal tentou passar quando o sinal verde estava aberto para os veículos. "Eu
estava com eles aguardando na calçada quando os dois saíram para a rua", explicou. Um inquérito deverá ser aberto pela Polícia Civil para investigar as causas do acidente.
De acordo com o tio do motoqueiro, Sérgio Holoboski, o rapaz trabalha como motoboy, fazendo entregas para uma floricultura que fica nas proximidades do local do acidente. Marcos Roberto sofreu ferimentos no rosto e foi levado ao Pronto Socorro Municipal. A idosa teve lesões nas costas e barriga e foi transportada para a Santa Casa. Equipes do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Siate) também prestaram atendimento.
segunda-feira, março 08, 2010
Corpo é arremessado de dentro de Kombi
Moradores do bairro Santa Terezinha, em Fazenda Rio Grande, viram quando um corpo foi arremessado do interior de uma Kombi branca na Avenida Mato Grosso, no início da manhã de ontem.
No interior do veículo, que estacionou no local pouco antes das 6h, estariam pelo menos cinco homens.
Vários tiros foram ouvidos e a Kombi fugiu em alta velocidade, deixando para trás o corpo de Jonathan de Oliveira Souza Pereira, de 25 anos. O jovem foi atingido por três disparos na cabeça.
Paraná Online
No interior do veículo, que estacionou no local pouco antes das 6h, estariam pelo menos cinco homens.
Vários tiros foram ouvidos e a Kombi fugiu em alta velocidade, deixando para trás o corpo de Jonathan de Oliveira Souza Pereira, de 25 anos. O jovem foi atingido por três disparos na cabeça.
Paraná Online
Exame de DNA comprova morte de menino desaparecido em 1990
Policiais do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) conseguiram comprovar, através de exame de DNA feito pelo Instituto de Criminalística, a morte de um menino procurado pela polícia desde 1990. Leandro Correia desapareceu em 22 de maio de 1990, quando tinha três anos de idade, na cidade de Roncador, a 100 quilômetros de Campo Mourão.
A polícia prosseguiu com as investigações mesmo depois do arquivamento do inquérito pela Justiça e conseguiu comprovar agora que ossos encontrados próximos à região do crime logo após o desaparecimento são mesmo da criança. Os ossos foram encontrados em uma região próxima a Fazenda São Jorge, onde a criança foi vista pela última vez.
Segundo a delegada titular do Sicride, Ana Claudia Machado, os ossos foram submetidos a exame pericial logo que foram encontrados, mas na época o exame de DNA ainda não era uma realidade. De acordo com as investigações, a criança estava na lavoura com a mãe Djanira dos Santos Correia e com o padrasto Pedro Alexandre quando desapareceu. Após a realização de diversas diligências, o inquérito policial foi arquivado pela Justiça em 1994.
"Apesar disso, o Sicride continuou investigando o caso e agora com os avançados exames que podemos fazer na Criminalística comprovamos que os ossos encontrados eram compatíveis com o DNA da mãe da criança", afirmou.
A delegada ainda explicou que agora cabe à Justiça decidir se reabre o caso para que a polícia possa então investigar as causas da morte da criança. "Nós vamos encaminhar um relatório sobre as novas descobertas, juntamente com o laudo do Instituto de Criminalística para o Fórum local, já que se tratava de um inquérito arquivado. Agora é da Justiça a decisão sobre a continuidade das investigações", explicou.
Ana Claudia Machado disse que, mesmo com o arquivamento dos casos, o Sicride não deixa de investigar o paradeiro das crianças desaparecidas no Paraná. "Com a elucidação deste caso fica a certeza de que o Sicride continua investigando independentemente do tempo em que o fato ocorreu, mantendo a excelência da delegacia que é pioneira e exclusiva em todo o país", declarou.
Na tarde desta quinta-feira (4), uma equipe de policiais do Sicride juntamente com a delegada Ana Cláudia e a psicóloga da delegacia visitaram a mãe de Leandro para relatar sobre a confirmação da morte do menino. "A mãe ainda reluta em acreditar, mas é uma atitude comum nesses casos onde a esperança da família nunca morre. De qualquer maneira, estamos tentando ajudá-la com a psicóloga da nossa delegacia que é especialista em atender pessoas nestas situações de dor e tristeza", disse.
AEN
A polícia prosseguiu com as investigações mesmo depois do arquivamento do inquérito pela Justiça e conseguiu comprovar agora que ossos encontrados próximos à região do crime logo após o desaparecimento são mesmo da criança. Os ossos foram encontrados em uma região próxima a Fazenda São Jorge, onde a criança foi vista pela última vez.
Segundo a delegada titular do Sicride, Ana Claudia Machado, os ossos foram submetidos a exame pericial logo que foram encontrados, mas na época o exame de DNA ainda não era uma realidade. De acordo com as investigações, a criança estava na lavoura com a mãe Djanira dos Santos Correia e com o padrasto Pedro Alexandre quando desapareceu. Após a realização de diversas diligências, o inquérito policial foi arquivado pela Justiça em 1994.
"Apesar disso, o Sicride continuou investigando o caso e agora com os avançados exames que podemos fazer na Criminalística comprovamos que os ossos encontrados eram compatíveis com o DNA da mãe da criança", afirmou.
A delegada ainda explicou que agora cabe à Justiça decidir se reabre o caso para que a polícia possa então investigar as causas da morte da criança. "Nós vamos encaminhar um relatório sobre as novas descobertas, juntamente com o laudo do Instituto de Criminalística para o Fórum local, já que se tratava de um inquérito arquivado. Agora é da Justiça a decisão sobre a continuidade das investigações", explicou.
Ana Claudia Machado disse que, mesmo com o arquivamento dos casos, o Sicride não deixa de investigar o paradeiro das crianças desaparecidas no Paraná. "Com a elucidação deste caso fica a certeza de que o Sicride continua investigando independentemente do tempo em que o fato ocorreu, mantendo a excelência da delegacia que é pioneira e exclusiva em todo o país", declarou.
Na tarde desta quinta-feira (4), uma equipe de policiais do Sicride juntamente com a delegada Ana Cláudia e a psicóloga da delegacia visitaram a mãe de Leandro para relatar sobre a confirmação da morte do menino. "A mãe ainda reluta em acreditar, mas é uma atitude comum nesses casos onde a esperança da família nunca morre. De qualquer maneira, estamos tentando ajudá-la com a psicóloga da nossa delegacia que é especialista em atender pessoas nestas situações de dor e tristeza", disse.
AEN
Jovem é morto por engano na sala de casa
Provavelmente por engano, Luiz Henrique da Silva, de 20 anos, foi morto a tiros na sala da casa de número 26 da Rua São Fermino, bairro Monte Santo, em Almirante Tamandaré, na madrugada de ontem. Familiares acreditam que os disparos eram destinados ao irmão da vítima, que devia dinheiro a traficantes.
Paraná Online
Paraná Online
Rapazes assaltam residência no São Francisco
Irati – Foi assaltada uma residência na terça-feira (2), por volta das 16h, na Rua José Fillus, no Bairro São Francisco, de propriedade de Gercindo Ribeiro dos Santos. Segundo Gercindo, os elementos conhecidos por Érico Neves e um menor de 16 anos de idade foram até a sua residência para ver um serviço de pintura feito anteriormente pelo menor e, ao adentrarem na residência deram voz de assalto. Em seguida, tentaram amarrar Gercindo com uma corda e colocaram uma faca em seu pescoço, vindo então a vitima a reagir, entrando em luta corporal com os autores.
Gercindo feriu-se nos braços e cabeça. Posteriormente, os autores fugiram em um veiculo GM/Vectra, placas BPI-3091, de Santa Maria/RS, conduzido por Emerson Quinto Fiorenza que estava do lado de fora da casa dando apoio. Após informações da vitima a equipe policial se deslocou até a residência do menor, onde esse foi apreendido junto com Érico Neves que tentou empreender fuga. Após deslocaram-se até a residência de Emerson Quinto Fiorenza onde foi dado voz de prisão. Os autores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia local para procedimentos cabíveis.
Texto: Silvia Costa, com informações da PM
Gercindo feriu-se nos braços e cabeça. Posteriormente, os autores fugiram em um veiculo GM/Vectra, placas BPI-3091, de Santa Maria/RS, conduzido por Emerson Quinto Fiorenza que estava do lado de fora da casa dando apoio. Após informações da vitima a equipe policial se deslocou até a residência do menor, onde esse foi apreendido junto com Érico Neves que tentou empreender fuga. Após deslocaram-se até a residência de Emerson Quinto Fiorenza onde foi dado voz de prisão. Os autores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia local para procedimentos cabíveis.
Texto: Silvia Costa, com informações da PM
Mata a golpes de faca colega de circo em Ipiranga
Ipiranga - Na quinta-feira (4), por volta das 18h30 ocorreu um homicídio na cidade de Ipiranga. Segundo o proprietário do Circo, Eli Martins Pereira que se encontrava na cidade, dois de seus funcionários se desentenderam, no qual um deles, Antonio Moisés Tavares dos Santos, de 21 anos desferiu um golpe de faca contra I.M.N., de 17 anos de idade. O menor foi encaminhado ao hospital por particulares, ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito. O autor da facada, Antonio Moisés fugiu do local. Sendo encontrado no dia seguinte, na localidade de Quatis-Areião, estrada velha, próxima a Ivaí. Antonio foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia de Ipiranga para as devidas providências.
Texto: Silvia Costa, da Redação
Texto: Silvia Costa, da Redação
Apreensão de droga em ônibus da Empresa Catarinense
Guarapuava - No sábado (6), por volta das 19h15 a equipe policial do Posto Guará, em Guarapuava, em fiscalização rotineira apreendeu 11.790Kg de maconha no ônibus da Empresa Catarinense que fazia itinerário Foz do Iguaçu à Curitiba. A droga estava no bagageiro externo do veículo, após levantamentos realizados, foi contatado que o proprietário usava farda da PM, sendo dado voz de prisão ao mesmo.
Foi acionado o comando do 16º Batalhão da PM, em Guarapuava, após a chegada o indivíduo de nome Maycon Wagner Rodrigues, 26 anos apresentou uma Carteira Funcional da Polícia Militar, dizendo que trabalhava no Batalhão de São José dos Pinhais. Após consulta verificou-se que Maycon não fazia parte da corporação, o mesmo ainda portava uma pistola 45 e nove munições. O falso PM, a droga e a arma com as munições foram encaminhados à Delegacia da Civil de Guarapuava, para as devidas providências. Em pesquisa foi constatado que Maycon já havia sido condenado por tráfico de drogas, no estado do Rio de Janeiro e por roubo na cidade de Guaratuba, no Paraná.
Texto: Silvia Costa com informações da PM
Foto: PM
Acidente na PR 522 deixa cinco feridos
Imbituva - Por volta das 20h40, desta sexta-feira (5), ocorreu um acidente tipo colisão frontal na PR 522, KM 4 entre Imbituva e Ivaí envolvendo o caminhão MB1318, placas ARW-8391, de Ponta Grossa, conduzido por R.B., (idade não informada) e o VW/Voyage, placas BSC-7405, de Imbituva, conduzido por S.M.S., de 50 anos. Três ocupantes do caminhão MB sairam feridos, sendo: R.B., W.L.M. e A.M., ambos foram conduzidos ao Pronto Socorro Municipal de Ponta Grossa com ferimentos leves, e S.M.S., de 50 anos e D.M.S., de 64 anos que estavam no Voyage, tiveram ferimentos médios e foram conduzidos ao Hospital São João de Imbituva. Os veículos foram removidos ao pátio do PRv Irati.
Texto: Silvia Costa, da Redação
Texto: Silvia Costa, da Redação
Caminhão é apreendido com caixas de cigarro contrabandeados
Irati - Nesta sexta-feira (5) foi apreendido no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Irati, um caminhão MB, placas CRY-7983/SP, conduzido por L.A.M.R., de 50 anos, natural de São Paulo, o qual transportava 700 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. Nesta apreensão também foi apreendido um veículo Fiat Uno, placas INP-4898, de Curitiba e o condutor G.G., de 35 anos, o passageiro J.A.L., de 40 anos. O passageiro do veículo J.A.L. tentou subornar os Policiais Rodoviários oferecendo a quantia em dinheiro de R$ 1.750,00, motivo pelo qual também foi preso.
Segundo os detidos, o cigarro fora carregado na região de Cascavel e seria levado para São Paulo, sendo que nenhum dos envolvidos informou maiores dados. Veículos, carga de cigarro e detidos foram encaminhados à Polícia Federal de Curitiba para as medidas cabíveis.
Texto: Silvia Costa, da Redação com informações da PRF
Fotos: PRF
Segundo os detidos, o cigarro fora carregado na região de Cascavel e seria levado para São Paulo, sendo que nenhum dos envolvidos informou maiores dados. Veículos, carga de cigarro e detidos foram encaminhados à Polícia Federal de Curitiba para as medidas cabíveis.
Texto: Silvia Costa, da Redação com informações da PRF
Fotos: PRF
domingo, março 07, 2010
Andarilho é encontrado morto no centro de PG
Neste sábado (6), por volta das 14h45 um andarilho, não identificado foi encontrado em óbito nas escadas de um edifício na Avenida Vicente Machado, região central de Ponta Grossa. Segundo a PM, aparentemente morreu por causas naturais.
SC
SC
Preso suspeito de matar adolescente
Na última quinta-feira (4) foi preso na localidade Quati-Areião, próximo a Ivaí, Antonio Moisés Tavares dos Santos, 21 anos, suspeito de ser o autor da morte de um adolescente de 17 anos, em Ipiranga.
A PM chegou até o rapaz após denúncia anônima. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil local.
O caso
O Destacamento da Polícia Militar (PM) de Ipiranga foi acionado na última quarta-feira (3), às 18h30, para dar atendimento a uma ocorrência em que um menino de apenas 17 anos, identificado como I.M.N., recebeu um golpe de faca e acabou morrendo.
A denúncia partiu de Eli Martins Pereira, proprietário de um circo que está na cidade. Ele contou que seus dois funcionários se desentenderam e que Antonio Moisés Tavares dos Santos, 21 anos, desferiu o golpe com uma faca no menino.
O autor do crime havia fugido do local.
Rádio Najuá
A PM chegou até o rapaz após denúncia anônima. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil local.
O caso
O Destacamento da Polícia Militar (PM) de Ipiranga foi acionado na última quarta-feira (3), às 18h30, para dar atendimento a uma ocorrência em que um menino de apenas 17 anos, identificado como I.M.N., recebeu um golpe de faca e acabou morrendo.
A denúncia partiu de Eli Martins Pereira, proprietário de um circo que está na cidade. Ele contou que seus dois funcionários se desentenderam e que Antonio Moisés Tavares dos Santos, 21 anos, desferiu o golpe com uma faca no menino.
O autor do crime havia fugido do local.
Rádio Najuá
sábado, março 06, 2010
Aposentado morre esmagado por Caminhão
O aposentado João Maria Rodrigues dos Santos, 80 anos, foi mais uma vítima do trânsito Beltronense. Na tarde desta sexta-feira, 05, por volta das 17h25, o aposentado morreu após ser atropelado por um Caminhão Trator Volvo com placas de Nova Esperança do Sudoeste, conduzido por Ivandro Nunes de Abreu. O fato aconteceu na Avenida Atílio Fontana, Bairro Pinheirinho. João teve a cabeça e, parte do peito, esmagados pelo Caminhão. Segundo Clederson Kubinski, que presenciou o acidente, o aposentado colidiu com sua bicicleta contra um caminhão estacionado, caiu na pista quando outro Caminhão, que seguia sentido a Sadia, passou sob seu corpo. Peritos do Instituto de Criminalística de Francisco Beltrão estiveram no local realizando levantamento do local. Conforme Edson Mitsuo Inafuko, Perito Criminal, o acidente embora trágico foi uma fatalidade, não tendo como apontar culpados. A vítima residia na comunidade de Vila Rio Tuna, interior de Francisco Beltrão. O corpo de João Maria Rodrigues dos Santos, 80 anos, foi removido ao Instituto Médico Legal (IML), necropsiado e logo em seguida liberado à família. O motorista do caminhão, Ivandro Nunes Abreu, foi encaminhado a 19ª SDP onde prestou depoimento e logo em seguida foi liberado.
NP
Foto: Evandro Artuzi
Duplo homicídio é elucidado em Ponta Grossa
Graças a ação rápida dos investigadores, o duplo homicídio ocorrido na tarde deste domingo em Ponta Grossa foi elucidado. Foi apurado que LEANDRO APARECIDO MORAES, de 20 anos que encontra-se foragido seria o autor das mortes.
O crime se deu com requintes de crueldade, onde os pais foram assassinados com tiros e facadas na presença dos filhos. Como se não bastasse, Leandro ainda foi em direção dos filhos para também matá-los, porém eles fugiram pela janela dos fundos. Apurou-se também que Leandro é autor de inúmeros roubos na região. Agora o foco é na localização e prisão do autor que se evadiu logo após os fatos. O autor veio recentemente do Estado de São Paulo, onde possui muitas passagens pela polícia.
Qualquer noticia sobre seu paradeiro pode ser dada através do telefone 42-3219 2761 na Seção de Investigação e Capturas.
O crime se deu com requintes de crueldade, onde os pais foram assassinados com tiros e facadas na presença dos filhos. Como se não bastasse, Leandro ainda foi em direção dos filhos para também matá-los, porém eles fugiram pela janela dos fundos. Apurou-se também que Leandro é autor de inúmeros roubos na região. Agora o foco é na localização e prisão do autor que se evadiu logo após os fatos. O autor veio recentemente do Estado de São Paulo, onde possui muitas passagens pela polícia.
Qualquer noticia sobre seu paradeiro pode ser dada através do telefone 42-3219 2761 na Seção de Investigação e Capturas.
PCPR
Preso homem que dizia ser “filho de satanás” para estuprar garota
Policiais da delegacia de Alto Maracanã, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, prenderam um suspeito de raptar uma adolescente, de 17 anos, para estuprá-la em rituais satânicos. O homem, que se autointitula “filho de satanás”, sequestrou a garota em 13 de fevereiro, em Colombo, e foi preso na tarde de quarta-feira (03), em Lages (SC). O preso será indiciado por estupro, sequestro e cárcere privado.
A identidade do detido será divulgada assim que o Instituto de Identificação confirmar os dados para a delegacia, já que ele não tinha nenhum documento e forneceu dois nomes diferentes para a polícia. “Ele dizia que incorporava o demônio e estuprava a jovem. O homem também falava que era filho de satanás e que tinha cerca de 300 anos”, contou o delegado Rafael Vianna, que coordenou as investigações.
Segundo o delegado, o criminoso se aproximou do namorado da jovem, já interessado na garota. Depois do primeiro contato, ele a teria estuprado em suposto ritual, sob ameaças. Para que ninguém contasse o crime à polícia, ele dizia que era ligado a satanás e que muita coisa poderia acontecer.
CARONA – No dia 13 de fevereiro, o homem sequestrou a adolescente e a levou para Santa Catarina pedindo carona na estrada. “Depois que chegaram lá, a menina ligava para a família, informava que estava em Santa Catarina e que o sequestrador não iria libertá-la, antes de realizar rituais satânicos com ela”, contou o policial.
Segundo o delegado, a investigação foi trabalhosa já que ele constantemente mudava de lugar para não ser flagrado pela polícia. “Foi um trabalho muito difícil, onde o Setor de Inteligência da Delegacia teve um papel fundamental”, disse.
Nesta quarta-feira (03), a polícia o localizou na rodoviária da cidade de Lages e o prendeu com base em mandado de prisão preventiva. Durante este período, o delegado explicou que eles viviam em casas abandonadas e devem ter passado por várias cidades.
O delegado Rafael Vianna explicou que pediu ao Instituto de Identificação um exame para analisar a impressão digital para saber qual a identidade verdadeira do preso. “A dúvida surgiu porque ele se apresentava como Elenilson dos Santos aqui em Colombo e depois de preso diz que é Alexandre Alves. Como não possui documentos, pedimos o exame”, esclareceu.
Fonte: Agência Estadual de Notícias - Paraná
A identidade do detido será divulgada assim que o Instituto de Identificação confirmar os dados para a delegacia, já que ele não tinha nenhum documento e forneceu dois nomes diferentes para a polícia. “Ele dizia que incorporava o demônio e estuprava a jovem. O homem também falava que era filho de satanás e que tinha cerca de 300 anos”, contou o delegado Rafael Vianna, que coordenou as investigações.
Segundo o delegado, o criminoso se aproximou do namorado da jovem, já interessado na garota. Depois do primeiro contato, ele a teria estuprado em suposto ritual, sob ameaças. Para que ninguém contasse o crime à polícia, ele dizia que era ligado a satanás e que muita coisa poderia acontecer.
CARONA – No dia 13 de fevereiro, o homem sequestrou a adolescente e a levou para Santa Catarina pedindo carona na estrada. “Depois que chegaram lá, a menina ligava para a família, informava que estava em Santa Catarina e que o sequestrador não iria libertá-la, antes de realizar rituais satânicos com ela”, contou o policial.
Segundo o delegado, a investigação foi trabalhosa já que ele constantemente mudava de lugar para não ser flagrado pela polícia. “Foi um trabalho muito difícil, onde o Setor de Inteligência da Delegacia teve um papel fundamental”, disse.
Nesta quarta-feira (03), a polícia o localizou na rodoviária da cidade de Lages e o prendeu com base em mandado de prisão preventiva. Durante este período, o delegado explicou que eles viviam em casas abandonadas e devem ter passado por várias cidades.
O delegado Rafael Vianna explicou que pediu ao Instituto de Identificação um exame para analisar a impressão digital para saber qual a identidade verdadeira do preso. “A dúvida surgiu porque ele se apresentava como Elenilson dos Santos aqui em Colombo e depois de preso diz que é Alexandre Alves. Como não possui documentos, pedimos o exame”, esclareceu.
Fonte: Agência Estadual de Notícias - Paraná
sexta-feira, março 05, 2010
Assalto termina com os dois ladrões na polícia
Nesta terça (2), ocorreu uma tentativa de assalto no bairro São Francisco, na Rua José Filus, residência do Gumercindo, conhecido por Doca, de 82 anos de idade.
O plano do assalto foi preparado com antecedência. Um dos assaltantes, Érico Neves, 18 anos, havia realizado trabalho de pintura na casa do Sr Gumercindo. Na tarde desta terça, ele retornou à casa acompanhado de um menor com a desculpa de verificar o serviço.
Érico Neves e o menor C. G., 16 anos, armados com uma faca e corda de naylon, deram voz de assalto, agrediram e tentaram render o ancião. Enquanto um deles amarrava a mão esquerda da vítima, o outro segurava o seu pescoço. Eles pediam dinheiro, Doca reagiu e houve luta corporal na cozinha. Vários utensílios foram quebrados, a vítima ficou ferida nos braços e na cabeça. Os autores não levaram nada e fugiram em um veículo que os aguardava, um Vectra, placas BPI 3091 de Santa Maria - RS, conduzido por Emerson Quinto Fiorenza.
A 2a. Cia da PM foi comunicada do fato pela própria vítima e saiu em busca dos assaltantes dirigindo-se até a residência do menor C.G. que foi apreendido. Érico, que também estava na casa, tentou fugir dirigindo-se até onde Emerson se encontrava. A PM,rapidamente, chegou até o local e deu voz de prisão aos dois, conduzindo-os até a Delegacia de Polícia local.
Emerson que teria dado "apoio" a operação de assalto se diz vítima. Ele relatou não saber de nada. Disse que pretendia apenas receber um dinheiro por "ajudar" os dois elementos com uma carona até a casa do senhor que, segundo eles, lhe devia dinheiro de um serviço prestado.
O plano do assalto foi preparado com antecedência. Um dos assaltantes, Érico Neves, 18 anos, havia realizado trabalho de pintura na casa do Sr Gumercindo. Na tarde desta terça, ele retornou à casa acompanhado de um menor com a desculpa de verificar o serviço.
Érico Neves e o menor C. G., 16 anos, armados com uma faca e corda de naylon, deram voz de assalto, agrediram e tentaram render o ancião. Enquanto um deles amarrava a mão esquerda da vítima, o outro segurava o seu pescoço. Eles pediam dinheiro, Doca reagiu e houve luta corporal na cozinha. Vários utensílios foram quebrados, a vítima ficou ferida nos braços e na cabeça. Os autores não levaram nada e fugiram em um veículo que os aguardava, um Vectra, placas BPI 3091 de Santa Maria - RS, conduzido por Emerson Quinto Fiorenza.
A 2a. Cia da PM foi comunicada do fato pela própria vítima e saiu em busca dos assaltantes dirigindo-se até a residência do menor C.G. que foi apreendido. Érico, que também estava na casa, tentou fugir dirigindo-se até onde Emerson se encontrava. A PM,rapidamente, chegou até o local e deu voz de prisão aos dois, conduzindo-os até a Delegacia de Polícia local.
Emerson que teria dado "apoio" a operação de assalto se diz vítima. Ele relatou não saber de nada. Disse que pretendia apenas receber um dinheiro por "ajudar" os dois elementos com uma carona até a casa do senhor que, segundo eles, lhe devia dinheiro de um serviço prestado.
Rádio Najuá
Advogado culpa prefeitura de Ivaí por morte de menino
O advogado de Leandro Schmidt, piloto do carro de onde saiu a peça que matou um menino de 11 anos no arrancadão em Ivaí, nos Campos Gerais, no último domingo, culpou a organização da prova pela tragédia. Schmidt prestou depoimento na manhã de ontem na Delegacia de Imbituva e responderá em liberdade até a conclusão das investigações. Segundo o delegado Agostinho Musselini Jr, o piloto afirmou que acelerava no momento do acidente, mas estava em baixa velocidade. “O carro é modificado para esse tipo de competição. No momento que o motor estragou ele estaria acelerando para manter o motor funcionando”, disse o delegado.
O advogado do piloto, Hélio Ivan Veiga, reclamou da falta de segurança no local. De acordo com ele, o carro tinha de passar no meio do público durante o retorno. “O povo chegava inclusive a tocar no carro. Deveria haver uma melhor organização para isolar o público”, afirmou. “Aconteceu com ele, mas poderia ter acontecido com qualquer outro piloto”. Segundo Veiga, o motorista, que concorria pela categoria Street Opala, já tinha participado de mais de 30 competições desse gênero.
No dia da prova, Schmidt correu em três provas. Até o fim da competição, o veículo não tinha apresentado problemas. “O carro estava ok. O próprio mecânico dele [do piloto] fez inspeção e estava tudo certo”, disse Veiga.
O secretário municipal de Esportes de Ivaí e um dos organizadores do evento, Eradi Borges, contestou a acusação de falta de segurança e diz que houve falha do piloto. “Já tinha acabado a prova. Ele não estava retornando, ele foi pela contramão”, afirmou. “A federação dizia que aquela rua só descia e não podia subir. Era só para o retorno dos carros para os boxes. Ele não atendeu ao regulamento”.
Segundo o secretário, o acidente ocorreu do lado de trás da arquibancada, que seria fechada, e havia uma divisão no local de aproximadamente oito metros. Mas reconhece que havia pessoas próximas do carro no momento do acidente. “O povo é curioso. Mas só que ele ficou patinando no lugar, arrancava e segurava”. Já para Veiga, não havia outro lugar para o piloto, que iria guardar o carro, fazer o retorno. “O único lugar que ele tinha para levar o carro até o caminhão que iria guardar era por ali”, comentou.
O advogado e a prefeitura esperam o resultado das investigações e os laudos de criminalística. No início da semana, a delegacia de Imbituva encaminhou ofício para ouvir outras testemunhas do acidente e o mecânico da equipe.
Natália Cancian, especial para a Gazeta do Povo
O advogado do piloto, Hélio Ivan Veiga, reclamou da falta de segurança no local. De acordo com ele, o carro tinha de passar no meio do público durante o retorno. “O povo chegava inclusive a tocar no carro. Deveria haver uma melhor organização para isolar o público”, afirmou. “Aconteceu com ele, mas poderia ter acontecido com qualquer outro piloto”. Segundo Veiga, o motorista, que concorria pela categoria Street Opala, já tinha participado de mais de 30 competições desse gênero.
No dia da prova, Schmidt correu em três provas. Até o fim da competição, o veículo não tinha apresentado problemas. “O carro estava ok. O próprio mecânico dele [do piloto] fez inspeção e estava tudo certo”, disse Veiga.
O secretário municipal de Esportes de Ivaí e um dos organizadores do evento, Eradi Borges, contestou a acusação de falta de segurança e diz que houve falha do piloto. “Já tinha acabado a prova. Ele não estava retornando, ele foi pela contramão”, afirmou. “A federação dizia que aquela rua só descia e não podia subir. Era só para o retorno dos carros para os boxes. Ele não atendeu ao regulamento”.
Segundo o secretário, o acidente ocorreu do lado de trás da arquibancada, que seria fechada, e havia uma divisão no local de aproximadamente oito metros. Mas reconhece que havia pessoas próximas do carro no momento do acidente. “O povo é curioso. Mas só que ele ficou patinando no lugar, arrancava e segurava”. Já para Veiga, não havia outro lugar para o piloto, que iria guardar o carro, fazer o retorno. “O único lugar que ele tinha para levar o carro até o caminhão que iria guardar era por ali”, comentou.
O advogado e a prefeitura esperam o resultado das investigações e os laudos de criminalística. No início da semana, a delegacia de Imbituva encaminhou ofício para ouvir outras testemunhas do acidente e o mecânico da equipe.
Natália Cancian, especial para a Gazeta do Povo
Ocorrencias de Ipiranga
HOMICÍDIO NA CIDADE DE IPIRANGA
As 18h30 a equipe Policial de Ipiranga foi informada por Eli Martins Pereira, proprietário do circo que está na cidade que dois funcionários desentenderam-se, sendo que Antonio Moises Tavares dos Santos, 21 anos desferiu um golpe de faca contra I. M. N., de 17 anos. O I.M.N. foi encaminhado ao hospital por particulares ainda com vida, porém não resistiu aos ferimentos. O Antonio Moises evadiu-se do local e não foi localizado.
ABORDAGEM DE SUSPEITO- DPM DE IPIRANGA
Em continuidade a ocorrência anterior, após patrulhamento e denuncia anônima foi deslocado ate a localidade de Quatis-Areiao, estrada velha próximo a Ivaí, onde foi abordado um elemento e foi constatado que era o sr. Antonio Moises Tavares dos Santos, autor do homicídio da data anterior na cidade de Ipiranga. Sendo preso e encaminhado a DP de Ipiranga.
As 18h30 a equipe Policial de Ipiranga foi informada por Eli Martins Pereira, proprietário do circo que está na cidade que dois funcionários desentenderam-se, sendo que Antonio Moises Tavares dos Santos, 21 anos desferiu um golpe de faca contra I. M. N., de 17 anos. O I.M.N. foi encaminhado ao hospital por particulares ainda com vida, porém não resistiu aos ferimentos. O Antonio Moises evadiu-se do local e não foi localizado.
ABORDAGEM DE SUSPEITO- DPM DE IPIRANGA
Em continuidade a ocorrência anterior, após patrulhamento e denuncia anônima foi deslocado ate a localidade de Quatis-Areiao, estrada velha próximo a Ivaí, onde foi abordado um elemento e foi constatado que era o sr. Antonio Moises Tavares dos Santos, autor do homicídio da data anterior na cidade de Ipiranga. Sendo preso e encaminhado a DP de Ipiranga.
APREENSÃO DE CIGARROS
Por volta da meia noite e meia desta sexta-feira (5), foi apreedido no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Irati, um caminhão MB, placas CRY-7983/SP, conduzido por L.A.M.R, de 50 anos, natural de São Paulo, o qual transportava 700 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguay. Nesta apreensão também foi pego um veículo Fiat Uno, Placas INP-4898 de Curitiba, e preso o condutor G.G., de 35 anos e o passageiro J.A.L., de 40 anos. O J.A.L tentou subornar os PRFs oferecendo uma quantia de R$ 1750 reais motivo pelo qual também foi preso.
Segundo os detidos o cigarro fora carregado na região de Cascavel e seria levado para São Paulo, sendo que nenhum dos envolvidos informou maiores dados. Os veículos, carga de cigarro e detidos foram encaminhados à Polícia Federal de Curitiba para as medídas cabíveis.
PRF
Segundo os detidos o cigarro fora carregado na região de Cascavel e seria levado para São Paulo, sendo que nenhum dos envolvidos informou maiores dados. Os veículos, carga de cigarro e detidos foram encaminhados à Polícia Federal de Curitiba para as medídas cabíveis.
PRF
Morre enforcado na cozinha
Por volta das 16h30 de quinta-feira (4), Anderson Costa Bueno, de 36 anos de idade por desespero acabou se enforcando na cozinha de sua casa. Segundo a PM, a vítima colocou uma extensão de
luz no pescoço amarrada a uma viga de madeira.
A esposa de Anderson após encontrar seu marido enforcado na cozinha correu pedir ajuda a vizinhos. A equipe do Siate foi até a Rua Enfermeiro Paulino, em Uvaranas e constatou o óbito. O corpo de Anderson foi encaminhado ao IML.
Texto: Silvia Costa
luz no pescoço amarrada a uma viga de madeira.
A esposa de Anderson após encontrar seu marido enforcado na cozinha correu pedir ajuda a vizinhos. A equipe do Siate foi até a Rua Enfermeiro Paulino, em Uvaranas e constatou o óbito. O corpo de Anderson foi encaminhado ao IML.
Texto: Silvia Costa
Polícia Civil elucida crime em Rio Branco do Sul e prende duas pessoas
Selmo dos Santos e Daniel Geremias dos Santos
Luiz Fernando Delazari, secretário de Segurança Pública.-Foto: Elias Dias / SESP
A Polícia Civil prendeu dois acusados de envolvimento no assassinato do prefeito de Rio Branco do Sul (Região Metropolitana de Curitiba), Adel Ruts. A ex-mulher do político, Josiane Portes de Barros Ruts, 31 anos, é suspeita de ser a mandante do crime. Também está preso Fábio Faria, que confessou ter disparado os dois primeiros tiros de revólver calibre 38 contra o prefeito. Ele disse em depoimento que dividiria os outros dois envolvidos, R$ 25 mil, pela execução.
Também está preso Fábio Faria, que confessou ter disparado os dois primeiros tiros de revólver calibre 38 contra o prefeito. Em depoimento, Faria admitiu ter dirigido uma das motos usadas no crime. Ele disse em depoimento que, dividiria com os outros envolvidos, R$ 25 mil, pela execução, a mando de Josiane Ruts.
“Nossos policiais trabalharam de maneira ininterrupta para elucidar este caso que chocou a todos. A polícia trabalhava com duas hipóteses, uma de crime político, que já está descartada, e a de crime passional, que foi confirmada pelas investigações”, disse o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
Outros dois suspeitos de envolvimento já foram identificados pela polícia e estão foragidos. Selmo dos Santos, 25 anos, teria dirigido uma das motos para dar cobertura à dupla, e Daniel Geremias dos Santos, 27, que – segundo apurações da polícia - também teria atirado, com uma pistola calibre 380. Os dois já tiveram mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça. Geremias já possui um mandado de prisão em aberto por homicídio em Rio Branco do Sul, em 2005.
RECONHECIMENTO – De acordo com o delegado Hamilton da Paz, da Delegacia de Homicídios, ao ser detida, a ex-mulher do prefeito se reservou o direito de falar somente em juízo. “Durante acareação, ela foi reconhecida por Fábio Faria, mas se reservou ao direito de permanecer calada.”
O delegado Miguel Stadler, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), relatou que a motivação do crime tem relação com a separação do casal. Josiane teria começado a articular o crime há cerca de 20 dias, quando procurou os executores. Segundo o delegado, outros detalhes que motivaram a execução do prefeito não podem ser divulgados por segredo de Justiça, decretado pela comarca de Rio Branco do Sul.
PRISÕES – Segundo o delegado, Fábio Faria foi o primeiro a ser detido. “Descobrimos que uma das motos usadas foi roubada em novembro na cidade vizinha de Itaperuçu e tinha placa dublê, fornecida por um despachante da região”, contou.
Faria foi encontrado em sua casa, em Rio Branco do Sul. Detido na noite de terça-feira, ele alegou ter apenas alugado a moto para a dupla que mataria o prefeito, a mando da ex-mulher. “Durante a madrugada, ele confessou que estava com uma moto, usada no crime para dar cobertura. Depois admitiu ter atirado duas vezes com um revólver calibre 38 contra o prefeito. Na garupa dele estava o Daniel, com uma pistola, e, na outra moto, Selmo, dando cobertura para o crime”, descreveu Hamilton da Paz.
A moto encontrada na casa de Faria também era roubada e estava com chassi adulterado. Além da prisão por envolvimento na morte do prefeito, ele também foi preso em flagrante por receptação de veículo roubado e adulteração de sinal identificador (chassi).
Na quarta-feira (03), a Justiça expediu quatro mandados de prisão e Josiane Ruts foi presa. Josiane e Faria serão encaminhados para o Centro de Triagem I, em Curitiba e Centro de Triagem II, em Piraquara, onde aguardam decisão da Justiça. Josiane irá responder por homicídio. Além da apreensão das motocicletas a polícia apreendeu alguns capacetes.
TOCAIA - O prefeito foi morto com cinco tiros, em frente a sua residência, no centro de Rio Branco do Sul, por volta das 20h de segunda-feira. Os suspeitos fugiram logo após o crime e foram perseguidos por uma testemunha. Os acusados teriam caído da moto, próximo à saída para Cerro Azul, e fugido a pé. A motocicleta foi apreendida e encaminhada para perícia do Instituto de Criminalística.
O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, determinou o máximo rigor na apuração do crime. Policiais civis da Delegacia de Rio Branco do Sul, da Delegacia de Homicídios e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) continuam as investigações e seguem as buscas para prisão dos outros envolvidos. A polícia também não descartou a participação de outras pessoas no crime.
Fonte: Agência Estadual de Notícias - Paraná
Polícia Civil apreende cerca de um quilo de cocaína em Jacarezinho
Equipe de investigadores da 12ªSDP, chefiados pela Drª Patricia C.Bocamino Taborda interceptou na manhã de quarta-feira um veículo Ford Fiesta, vindo de Goiânia, no qual fora encontrado um tablete de 100g de cocaína, a droga estava escondida atrás do aparelho de som do veículo, o qual após apreendido fora encaminhado a 12ªSDP para melhores vistorias.
A operação que obteve êxito em tirar de circulação dois foragidos da justiça de Goiânia, somente fora possível após investigações iniciadas mediante denúncia feita através do telefone 197, na qual os envolvidos teriam contato com Orcelio Paulo de Souza, investigado pela prática tráfico de drogas na cidade de Jacarezinho.
A delegada confirmou a ligação entre João Carlos Ferreira de Souza com Orcelio, ambos se conheceram na Penitenciária de Goiânia e estavam realizando tráfico interestadual de drogas.
Concomitantemente fora efetuado buscas na residência de Orcélio, a PC juntamente co a PM, por indicação do próprio investigado, localizou 800g de cocaína, confirmando assim as investigações de que Orcélio estaria traficando drogas.
Fonte: 12ªSDP - JACAREZINHO
PRF Informa
Em Paranaguá, no Km 12 da BR 277, a pista está totalmente interditada nos dois sentidos para transporte de carga excedente. Por volta das 11h desta sexta-feira (5), a pista sentido Paranaguá será liberada e a pista sentido Curitiba obedecerá a velocidade da escolta, em torno de 20 km/h.
quarta-feira, março 03, 2010
Preso em Palmas individuo que tentou matar a ex-sogra
Já está preso na carceragem temporária da Delegacia de Polícia de Palmas, JOVANE DE JESUS RIBEIRO BONFIN (20 anos), que tentou matar sua ex-sogra TEREZINHA DE JESUS LEANDRO.
O crime ocorreu no dia 08 de dezembro de 2009, no Bairro Lagoão em Palmas, após a vítima desembarcar de um ônibus juntamente com sua filha. O autor que estava de bicicleta, sacou de uma faca que portava na cintura e desferiu seis golpes na vítima e após empreendeu fuga.
A vítima foi socorrida e encaminhada em casa hospitalar, sendo que devido a gravidade dos ferimentos foi internada na UTI, onde passou por cirurgias.
O Delegado de Palmas, André Vilela, pediu a prisão preventiva do autor, sendo prontamente atendido pelo Poder Judiciário. De acordo com o Delegado, desde o mês de dezembro/09 já estávamos com o mandado de prisão em mãos somente aguardando a oportunidade para cumpri-lo, pois o autor estava foragido. Na data de ontem (02/03), foi localizado na cidade e agora está atrás das grades, aguarda decisão judicial.
Fonte: Delegacia de Polícia de Palmas
O crime ocorreu no dia 08 de dezembro de 2009, no Bairro Lagoão em Palmas, após a vítima desembarcar de um ônibus juntamente com sua filha. O autor que estava de bicicleta, sacou de uma faca que portava na cintura e desferiu seis golpes na vítima e após empreendeu fuga.
A vítima foi socorrida e encaminhada em casa hospitalar, sendo que devido a gravidade dos ferimentos foi internada na UTI, onde passou por cirurgias.
O Delegado de Palmas, André Vilela, pediu a prisão preventiva do autor, sendo prontamente atendido pelo Poder Judiciário. De acordo com o Delegado, desde o mês de dezembro/09 já estávamos com o mandado de prisão em mãos somente aguardando a oportunidade para cumpri-lo, pois o autor estava foragido. Na data de ontem (02/03), foi localizado na cidade e agora está atrás das grades, aguarda decisão judicial.
Fonte: Delegacia de Polícia de Palmas