sexta-feira, dezembro 24, 2010

Corpo de Bombeiros busca homem desaparecido no mar na Ilha do Mel

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

As buscas realizadas pelo Corpo de Bombeiros a procura de um homem de 21 anos desaparecido desde às 15h de terça-feira (21) na Ilha do Mel, no Litoral do Estado, devem continuar nesta quinta-feira (23), caso não seja localizado até o término da luminosidade de hoje (22). Um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER), além de duas embarcações motoaquáticas e outro barco, estão sendo utilizados para a localização do homem que estava junto a uma excursão.

“O rapaz estava com mais duas pessoas na entrada da Gruta de Encantadas, quando provavelmente foram surpreendidos pela alta da maré na saída da gruta. As duas pessoas em sua companhia conseguiram sair da situação de risco, porém ele afundou e não foi mais visto”, afirma o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Leonardo Mendes dos Santos.

Segundo ele, a região é sinalizada por uma bandeira preta, indicando que a área não é supervisionada por Guarda-Vidas. “O posto do Corpo de Bombeiros mais próximo ao local fica cerca de 700m de onde ocorreu o incidente, na Praia do Mar de Fora”, explica. As buscas foram retomadas na manhã desta quarta-feira (22).

ANTONINA – Na mesma data, na Barra do Rio Pequeno, localizada cerca de 30 Km de Antonina, no litoral do Paraná, Bismar Cabral, 67 anos, nadava com a família e foi levado pela correnteza quando se afastou da margem do rio. “O corpo de Bismar foi encontrado a cerca de 200m do local de afogamento, numa profundidade de 4m, por mergulhadores do Corpo de Bombeiros”, afirma o tenente.

LOCAL PROTEGIDO – O Corpo de Bombeiros orienta os veranistas a se banharem em locais protegidos pelos guarda-vidas. “Este é mais um caso que reforça nossas orientações de que as pessoas devem ficar no campo de visão dos salva-vidas para que possam ser salvas”, afirma o Major Paulo Henrique de Souza subcomandante da Operação Viva Verão pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo o protocolo internacional, cada posto de salva-vidas cobre 250 metros de praia ao total, sendo 150 à esquerda e 150 à direita. “Por isso, é muito importante que as pessoas estejam perto deles, pois quem não é visto não pode ser salvo”, alerta o Major. É fundamental também que as pessoas respeitem os locais a sinalização com as bandeiras que indicam sobre a qualidade do mar e os perigos do local.

São três cores de bandeiras que indicam as condições para banho. A verde representa um local com baixo risco de afogamento; a amarela, já indica que há um médio risco, e a vermelha demonstra que aquele local tem um alto risco de afogamento e que, portanto, deve ser evitado.


Fotos: Soldado Fernando Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário