domingo, dezembro 30, 2012
Falecimentos 28/12
Santuário Nacional contribui na busca de idosa desaparecida
Redação Portal A12
O Santuário Nacional de Aparecida, ao tomar conhecimento do suposto desaparecimento da senhora Beatriz Joana Winck, colocou toda a sua equipe de acolhida a serviço da família e acompanha o caso junto às autoridades policiais de Aparecida.
De acordo com a família, a idosa foi vista pela última vez próxima a uma das lojas da Basílica no último domingo (21).
Em nota oficial a imprensa, o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli afirmou que a equipe do Santuário Nacional está à disposição da família e junto a policia da cidade na busca do esclarecimento do caso.
“Devido ao grande número de peregrinos que acorrem à cidade, especialmente nos finais de semana, desencontros e ausências temporárias acontecem esporadicamente e são resolvidos até o final do dia, através da própria estrutura oferecida aos visitantes. Para o Santuário Nacional, o acontecido com a Sra. Beatriz é inusitado”, informa a nota oficial.
Confira mais informações na reportagem do TJ Aparecida.
quarta-feira, dezembro 26, 2012
NATAL MARCADO PELA VIOLÊNCIA EM CURITIBA E REGIÃO
O feriado de Natal registrava no início da noite de ontem, 14 mortes violentas
em Curitiba e Região Metropolitana. De acordo com informações do Instituto
Médico Legal da capital, das 00h de segunda, véspera da comemoração, até
as 16h30 desta terça (25), dez homens e quatro mulheres haviam sido mortos
vítimas de disparos por arma de fogo, agressão física e arma branca.
Um dos crimes que chamaram a atenção da polícia foi a morte da cabeleireira
Cleide Bernadete, morta dentro de casa, na Rua Fernando de Noronha, no
bairro Boa Vista, no dia 24. A mulher foi morta possivelmente por um corte de
grande profundidade no pescoço. O companheiro de Cleide é um dos
suspeitos do crime.
Ainda na segunda-feira, dois irmãos, identificados como Adriano e Márcia
Regina Dantas, foram mortos por vários disparos de arma de fogo na casa da
família em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana. Gravemente
feridos, ambos foram encaminhados para um hospital, mas não resistiram aos
ferimentos.
Uma mulher de aproximadamente 45 anos, que ainda não havia sido
reconhecida por familiares, foi encontrada morta nas margens do Rio Belém,
nas proximidades do bairro Boqueirão, com sinais de agressão física, também
na véspera de Natal. A mulher estava parcialmente despida, mas a polícia
afirmou que a hipótese mais plausível é de um acerto de contas com o tráfico
de drogas na região, e não um crime de natureza sexual.
Nesta terça-feira, o IML registrou quatro homicídios. Um homem, identificado
como Roque Américo Pereira Alvim, foi morto dentro do carro, no bairro
Campo Comprido, em Curitiba. Ele havia acabado de deixar a casa dos
parentes da companheira quando foi abordado pelos criminosos, cuja
identidade a polícia ainda desconhece.
Em Almirante Tamandaré, uma mulher foi encontrada morta dentro de casa.
No local, a polícia encontrou várias pedras de crack e sinais de que, pouco
antes do crime, ela estava consumindo a droga. Um homem que estava na
casa com a mulher, identificada como Michele Alves de Aleluia, também foi
baleado e encaminhado ao hospital, onde permanece sob custódia da polícia.
RAPAZ DESAPARECIDO DESDE DOMINGO É ENCONTRADO MORTO EM PRUDENTÓPOLIS
Desaparecido desde o último domingo (23) foi encontrado na tarde de ontem, 25,o corpo do jovem Jair Kurmann, 27 anos. O rapaz residia em Cascavel (PR) e sumiu dentro do Rio dos Patos, próximo a uma cachoeira no Salto Barão do Rio Branco.
Segundo informações repassadas pelos bombeiros comunitários da cidade, o corpo foi encaminhado ao IML de Guarapuava.
De acordo com informações do site CGN, Jair era engenheiro civil e trabalhava com o pai em uma metalúrgica em Cascavel. Um dos hobbies da vítima era praticar escaladas.
Adolescente morre afogada na cachoeira do Jacutinga
Uma adolescente de 17 anos morreu vítima de afogamento nesta terça-feira (25), feriado de Natal, no interior de Francisco Beltrão. A equipe de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 16h30 para resgatar o corpo da vítima, Monalisa Sagioratto.
O incidente aconteceu numa cachoeira na comunidade de Linha Jacutinga. A vítima, segundo informações, estava em companhia de alguns amigos quando escorregou num pedaço de madeira e caiu na água. Como não sabia nadar, morreu na hora.
O corpo foi encontrado a uma profundidade aproximada de 03 metros e foi removido ao IML de Francisco Beltrão para necropsia. De acordo com informações, a adolescente morava em Francisco Beltrão, porém seus familiares são da cidade de Ampére.
Grave acidente na PR 566 deixa dois mortos e dois gravemente feridos
Um motorista embriagado provocou uma tragédia na PR 566, em Francisco Beltrão, no final da tarde deste feriado de Natal. Eduardo Dums, 18 anos, conduzia uma Camioneta Ford F 250, com placas de Itapejara D´Oeste, que bateu contra um Corcel e um Renault Scenic, ambos com placas de Francisco Beltrão.
Conforme testemunhas, a camioneta seguia sentido Francisco Beltrão – Itapejara D´Oeste quando numa curva, próximo ao acesso para comunidade de Seção Jacaré, invadiu a pista contrária batendo na lateral do Corcel e de frente com o Scenic.
A colisão provocou danos de grande monta nos veículos, principalmente no Scenic onde o motorista, Waldemar Barreto Canepa, 40 anos; e sua esposa, Adriana Alvarenga Canepa,42 anos, morreram presos entre as ferragens. Também estavam no veículo e se feriram com gravidade Ramon Canepa, 13 anos; e Renata Alvarenga Canepa, 18 anos, ambos socorridos pelo Siate. O motorista do Corcel, Vagner Zibeer nada sofreu.
O motorista da camioneta, que ameaçou populares com uma faca, foi detido e conduzido a 19ª SDP. No interior do veículo foi encontrado um litro de vodka. Segundo a Polícia Civil, Eduardo não tem habilitação e foi autuado em flagrante após ser submetido ao teste do bafometro, cujo resultado foi acima do tolerável.
Os corpos das vítimas fatais, encaminhados ao IML de Francisco Beltrão, foram retirados do veículo depois de quase duas horas de trabalho dos Bombeiros, que precisaram cortar o carro ao meio. O casal era proprietário de uma indústria de estofados na cidade de Francisco Beltrão. O acidente provocou congestionamento nos dois sentidos da rodovia.
Falecimentos 26/12
sábado, dezembro 22, 2012
Rapaz é baleado durante assalto em PG
Um rapaz foi alvejado por tiro durante um assalto, na madrugada de ontem, em Ponta Grossa. O crime foi numa lanchonete na Rua Rodolfo Casternack, bairro Uvaranas. A vítima – que não teve o nome divulgado – foi atingida numa das pernas.
O proprietário relatou que o roubo foi cometido por três bandidos – dois aparentando ter menos de 18 anos. Dois deles invadiram o local e foram ao seu encontro. Ele desconfiou da atitude dos rapazes que chegaram ao caixa e entrou em luta corporal com os criminosos. O filho do proprietário viu a briga e tentou ajudar o pai, mas o assaltante que ficou do lado de fora anunciou o roubo. Ele mandou todos deitarem-se no chão e atirou duas vezes. Um dos tiros acertou o filho do proprietário. O trio roubou dinheiro da lanchonete, fugiu por um matagal e entrou num carro de cor branca.
A vítima foi levada à sede do Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Municipal. Nenhum suspeito foi preso. (E.S.)
DC
Mulher morre após caminhão tombar na BR 163
O caminhão carregado com milho tombou por volta de seis horas da manhã desta quinta-feira. A carreta seguia pela BR 163 sentido Sudoeste do estado. No trecho conhecido como "serra de Santa Lúcia" o condutor perdeu o controle da direção durante uma ultrapassagem.
Ao tentar retornar para a pista houve o tombamento. O caminhoneiro não se feriu, mas a mulher dele foi esmagada pela cabine do caminhão. No início do socorro, a hipótese era de a mulher ter sido soterrada pela carga de milho, somente duas horas depois o corpo foi encontrado.
Celito Antonio Botega e a esposa Silga Maria Câmara Botega retornavam para Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, após passarem um ano viajando pelo Brasil. Eles queriam passar o Natal em casa. O trânsito na movimentada BR 163 ficou complicado. O condutor que se envolveu no acidente reclamou da conservação da pista.
O trecho onde houve o tombamento é o mesmo que já foi motivo de ação pública movida pelo Ministério Público Federal pela falta de manutenção na estrada.
Agricultor morre após acidente
O agricultor Sabino Ascari, 67 anos, morreu no início da noite desta quinta-feira (20/12), por volta das 19 horas, após se envolver num acidente de trânsito no interior de Verê, município distante cerca de 30 km de Francisco Beltrão. Ele capotou o veículo que conduzia, um Fiat Strada com placas de Verê, na estrada municipal da comunidade de Linha Barra Verde.
Sabino seguia sentido Verê – comunidade e perdeu controle da direção devido ao acumulo de lama sobre a pista de calçamento. O veículo desgovernado desceu uma ribanceira de aproximadamente 50 metros. Com a queda, Sabino bateu a cabeça contra o para-brisa do veículo.
O local foi periciado pelo Instituto de Criminalística, que liberou o corpo para remoção ao IML de Francisco Beltrão. Abalados com a situação, familiares da vítima permitiram que nossa equipe fizesse apenas algumas imagens do local. De acordo com os filhos, faltava aproximadamente 1 km para Sabino chegar em casa.
Prefeito Pedro Wosgrau é ameaçado de morte em rede social
A decisão do prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB) de renovar o contrato com a Viação Campos Gerais (VCG) para concessão do serviço de transporte público repercutiu de forma negativa nas redes sociais e, alguns usuários do Facebook, chegaram a ameaçar o prefeito de morte. “... vamo mata esse desgraçado”, cita um rapaz que se identifica como Junior Cesar Ferreira. O comentário foi realizado em uma foto publicado na fanpage do ‘Coisas de PG’. “Alguém faz o favor de um tiro nesse ...”, posta outro usuário, que se identifica como Heduard Manard. A polícia irá investigar o caso.
JM News
Falecimentos 21/12
Beltronenses se envolvem em acidente na SC 473
Créditos da Foto: Slow Vídeo (Campo Erê)
Um veículo com placas de Francisco Beltrão se envolveu num acidente nesta sexta-feira (21/12), por volta das 18 horas, na SC 473, entre as cidades de Campo Erê e Anchieta, em Santa Catarina.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a motorista do veículo perdeu o controle da direção, saiu de pista e capotou várias vezes, descendo uma ribanceira de aproximadamente 50 metros.
O carro era ocupado por três pessoas, que se feriram e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Conforme apurado, as vítimas residem em Francisco Beltrão.
Fonte: Slow Vídeo
quarta-feira, dezembro 19, 2012
NOTA DE FALECIMENTO: PLÍNIO VIVAN
Faleceu nesta terça-feira, em Ponta Grossa, um empresário que ajudou a construir e a alimentar os sonhos dos ponta-grossenses. Plínio Vivan, 75 anos, fundou junto com seus quatro filhos a Casa de Carnes que leva o nome da família, há 38 anos – comércio que o tornou conhecido em toda a região.
Mas não só do comércio viveu Plínio. Na família e nas amizades estão também seus legados, também levados pelos filhos de criação e nas inúmeras pessoas que ajudou, com grande interesse humano e vontade de ajudar ao próximo.
Para a família e para o círculo de amizades, fechou-se também um outro ciclo. O do casal Vivan. Há oito anos, falecia a esposa de Plínio, Carmem Januária Vivan, que recebeu apoio do marido até ser vencida por uma grave doença. Conhecido pelos seus corações abertos, o casal construiu o futuro dos filhos, uma empresa sólida e uma notável rede social, ajudando diversas instituições e a todas as pessoas que estivessem ao seu alcance. A saudade, que era de uma, agora será dos dois.
Plínio nasceu em Bento Gonçalves, mas se apresentava como ponta-grossense nato. Os pais eram produtores de suínos, e cabia a ele trazer de caminhão os animais, vindos de Santa Catarina, abastecendo frigoríficos locais. Nas suas visitas à cidade, hospedava-se no Hotel Maciel, onde conheceria sua futura esposa, que era daquela família. Mais tarde coube aos dois então cuidar do hotel, e anos depois surgiria o novo negócio, a Casa de Carnes Vivan. Ela ficava ali, na Rua Coronel Bittencourt, genuinamente ponta-grossense, desde 1974, com os filhos Plínio, Renato, Ada Regina e Marcos.
Seu açougue logo se tornou modelo para a época, servindo indústrias de toda a região. Foi uma escola para muitos profissionais e trouxe novas práticas ao mercado local. Já dizia uma publicidade da década de 80: eram 30 mil bifes por dia! Mas para o pai, no fundo, o objetivo era fazer uma empresa que mantivesse a família unida. E foi o que Plínio Vivan conseguiu. Mesmo sem instrução, autodidata, acreditou na cidade e colocou muito amor na sua empresa. Um monumento à família, segundo os filhos. Antes de falecer, devido a problemas cardíacos, seu pedido foi para que a empresa continuasse existindo.
domingo, dezembro 16, 2012
Motociclista tenta fugir de blitz e fere dois PMs
Um rapaz foi preso, na noite de sexta-feira, acusado de dupla tentativa de assassinato. Ele feriu dois policiais militares ao tentar ‘furar’ um bloqueio que estava sendo feito na Rua José Lins do Rego, Parque Dom II, em Ponta Grossa.
De acordo com a PM, a blitz fazia parte da Operação Nhapecani e os policiais ordenaram parada ao piloto da motocicleta Yamaha Factor. O motociclista chegou a reduzir a velocidade e simulou que estaria estacionando. Um dos PMs posicionou-se em frente à moto enquanto outro policial segurou a alça traseira do veículo.
No entanto, o piloto não parou e, ao contrário, acelerou. Ele atropelou o PM que estava à sua frente e o outro policial, que segurava a motocicleta, foi arrastado por cerca de três metros. Os dois se machucaram, mas sem gravidade.
O condutor (que não teve o nome divulgado) foi abordado em seguida e identificado. Ele estaria fugindo por que não tem carteira nacional de habilitação. O rapaz foi conduzido à 13ª Subdivisão Policial (SDP) e autuado em flagrante pela tentativa de homicídio e também pela infração de trânsito. Ele pagou fiança e foi liberado. A moto foi recolhida ao pátio do 1º Batalhão da PM.
DC
sexta-feira, dezembro 14, 2012
Morre mulher que foi baleada após briga de trânsito em Telêmaco Borba
Uma mulher que foi baleada na cabeça na madrugada de sábado (8), depois de uma briga de trânsito em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, morreu na noite desta quarta-feira (13) no Hospital Bom Jesus, de Ponta Grossa, onde estava internada.
Adriane Madureira, de 42 anos, estava com o carro estacionado nas proximidades de uma casa noturna quando outro motorista, que estava na frente dela, deu a ré e atingiu a frente do carro de Adriane. Segundo informações da Polícia Civil de Telêmaco Borba, ela teria saído do carro e discutido com o motorista. Os dois também teriam trocado xingamentos. O homem fugiu do local.
Alguns minutos mais tarde, um homem montado em uma motocicleta passou pelo local armado e disparou vários tiros, sendo que um deles atingiu a cabeça de Adriane. Os policiais afirmam que já existem alguns suspeitos, mas ainda não é possível determinar o autor do crime e nem se foi o mesmo homem que bateu no carro da vítima minutos antes.
GAzeta do Povo
Homem é encontrado morto no bairro Cango
Valdir Valtrick, 51 anos, foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (14/12) em Francisco Beltrão. A ocorrência foi registrada pelo Corpo de Bombeiros, que teria sido acionado para atender uma pessoa com problemas de saúde caída em via pública, porém foi constatado o óbito.
O corpo estava na Rua Bela Vista, no Bairro da Cango, próximo de sua residência. Conforme a senhora Alzira Aimoretti, ex-cunhada, Valdir tinha problemas relacionados ao alcoolismo, causa da morte.
Nesta quinta-feira (13/12) Valdir havia sido encaminhado ao Pronto Atendimento 24 horas e posteriormente transferido ao São Francisco, de onde fugiu. O corpo foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão.
Homem trai a mulher com animais em Prudentópolis
Um morador da localidade de Rio de Areia, área rural de Prudentópolis, encontrou uma maneira no mínimo diferente de pular a cerca e trair a esposa. Ele não partiu em busca de um novo amor ou quem sabe de reencontrar a felicidade de sua vida com uma pessoa do mesmo sexo. O suspeito é acusado de manter relações sexuais com animais do próprio sítio. A denúncia foi feita pela “mulher traída", que acionou a Polícia Militar para relatar que tem sofrido violência doméstica frequentemente.
Em depoimentos aos policiais, a vítima relatou que no domingo, 2, foi derrubada e agredida na cabeça pelo convivente. Porém, o fato que chamou a atenção da PM foram os motivos da briga. Com a maior naturalidade a esposa traída relatou que seu convivente manteve relações extraconjugais com uma vaca da propriedade. A mulher ainda disse à polícia que o convivente há muito tempo pratica atos semelhantes com animais. (Rádio Najuá)
Em depoimentos aos policiais, a vítima relatou que no domingo, 2, foi derrubada e agredida na cabeça pelo convivente. Porém, o fato que chamou a atenção da PM foram os motivos da briga. Com a maior naturalidade a esposa traída relatou que seu convivente manteve relações extraconjugais com uma vaca da propriedade. A mulher ainda disse à polícia que o convivente há muito tempo pratica atos semelhantes com animais. (Rádio Najuá)
quinta-feira, dezembro 13, 2012
IML 13/12
Deu entrada às 21h48:
ADRIANE MADUREIRA - 42 anos, vítima de homicídio por arma de fogo
em Telêmaco Borba, veio a óbito no Hospital Bom Jesus em PG;
Segundo algumas informações:
(Ela se desentendeu no trânsito: o condutor do veículo da frente deu ré bateu com a traseira na frente do veículo dela, que estava estacionado, ela saiu do veículo pra averiguar o estrago e o cara já saiu nervoso, gritou com ela, e ela chamou ele de "ignorante", ele saiu cantando os pneus e voltou na carona de uma moto alguns instantes depois efetuando vários disparos
e um deles atingiu a cabeça da vítima).
ADRIANE MADUREIRA - 42 anos, vítima de homicídio por arma de fogo
em Telêmaco Borba, veio a óbito no Hospital Bom Jesus em PG;
Segundo algumas informações:
(Ela se desentendeu no trânsito: o condutor do veículo da frente deu ré bateu com a traseira na frente do veículo dela, que estava estacionado, ela saiu do veículo pra averiguar o estrago e o cara já saiu nervoso, gritou com ela, e ela chamou ele de "ignorante", ele saiu cantando os pneus e voltou na carona de uma moto alguns instantes depois efetuando vários disparos
e um deles atingiu a cabeça da vítima).
quarta-feira, dezembro 12, 2012
IML 12/12
Deu entrada às 17h18:
JÚLIO CÉSAR DE PAULA DA SILVA - 30 anos, vítima de acidente de
trânsito por colisão em Tibagi (era advogado em PG)
JÚLIO CÉSAR DE PAULA DA SILVA - 30 anos, vítima de acidente de
trânsito por colisão em Tibagi (era advogado em PG)
terça-feira, dezembro 11, 2012
iml 11/12
Deu entrada às 14h06:
Geovana - 18 anos
(não vou informar o nome completo pq era gestante e morreu após cesárea, a família pediu "apurar erro médico", mas ela não estava bem mesmo, assim sendo, não sendo morte violenta, não informei, caso os
senhores necessitem maiores detalhes favor ligar p/DP Castro, mas já comunico que foi morte com antecedente anátomo-patológico/natural)
Deu entrada às 07h01:
HENRIQUETA PETEREIT - 95 anos, vítima de agressão em Imbituva (assalto em residência - veio a óbito no Hospital Bom Jesus de Ponta Grossa)
Geovana - 18 anos
(não vou informar o nome completo pq era gestante e morreu após cesárea, a família pediu "apurar erro médico", mas ela não estava bem mesmo, assim sendo, não sendo morte violenta, não informei, caso os
senhores necessitem maiores detalhes favor ligar p/DP Castro, mas já comunico que foi morte com antecedente anátomo-patológico/natural)
Deu entrada às 07h01:
HENRIQUETA PETEREIT - 95 anos, vítima de agressão em Imbituva (assalto em residência - veio a óbito no Hospital Bom Jesus de Ponta Grossa)
segunda-feira, dezembro 10, 2012
IML 10/12
Deram entrada às 23h19:
ÉLCIO VICENTE DE PAULO - 27 anos
OLGA VAZ ROSAS - 68 anos
ROMILDO MOREIRA RODRIGUES - 31 anos
Vítimas de acidente de trânsito por colisão (auto X auto) na PR 151
Km 214 + 600m, em Telêmaco Borba
Deu entrada às 00h20:
JUCILEI BARBOSA - 40 anos, vítima de acidente de trânsito por colisão
(auto X auto) na PR 239 Km 48 + 900m em Arapoti
ÉLCIO VICENTE DE PAULO - 27 anos
OLGA VAZ ROSAS - 68 anos
ROMILDO MOREIRA RODRIGUES - 31 anos
Vítimas de acidente de trânsito por colisão (auto X auto) na PR 151
Km 214 + 600m, em Telêmaco Borba
Deu entrada às 00h20:
JUCILEI BARBOSA - 40 anos, vítima de acidente de trânsito por colisão
(auto X auto) na PR 239 Km 48 + 900m em Arapoti
domingo, dezembro 09, 2012
IML 09/12
Deu entrada dia 08.12.12 às 22h20:
ALEX KELLER - 20 anos, vítima de acidente de trânsito por
capotamento em Palmeira
(* estava sem identificação, a família só veio hoje trazer documentos)
Deu entrada 09.12.12 às 07h20:
PAULO SÉRGIO HONORATO - 30 anos, vítima de acidente de trabalho
e de trânsito por colisão (ônibus X caminhão dia 22.11.12) veio à óbito
dia 09.12.12 às 02h58 no Hospital Bom Jesus em P. Grossa
(* estava com morte cerebral, a família fez doação de órgãos, por isso
a demora na liberação de identificação, estava sem documentos)
ALEX KELLER - 20 anos, vítima de acidente de trânsito por
capotamento em Palmeira
(* estava sem identificação, a família só veio hoje trazer documentos)
Deu entrada 09.12.12 às 07h20:
PAULO SÉRGIO HONORATO - 30 anos, vítima de acidente de trabalho
e de trânsito por colisão (ônibus X caminhão dia 22.11.12) veio à óbito
dia 09.12.12 às 02h58 no Hospital Bom Jesus em P. Grossa
(* estava com morte cerebral, a família fez doação de órgãos, por isso
a demora na liberação de identificação, estava sem documentos)
quinta-feira, dezembro 06, 2012
IML 06/12
CARLOS MOREIRA LUARINDO -20 anos
Imbaú – disparo de arma de fogo
=
MOACIR SOARES MARTINS - 06/12/2012 02:10:00
PR-151, KM-311, EM CARAMBEI.
Acidente de Trânsito(atropelamento)
=
DANIEL INACIO DOS SANTOS- 40 anos 05/12/2012 09:40:00
BR 376 KM 534,2 - PALMEIRA
Acidente de Trânsito
Daniel Inácio dos Santos, 40 anos, pilotava uma motocicleta, com placas de
Palmeira, que colidiu contra um Fiat Pálio, de Ponta Grossa. O acidente foi por
volta de 5h45 no quilômetro 534 da BR-376, nas proximidades do Parque
Estadual de Vila Velha.
Segundo informações, Daniel teria entrado num retorno na contramão e atingiu
o carro, que seguia normalmente no sentido capital. O motociclista caiu da
moto e morreu no local. O rapaz que estava na garupa saiu ileso. O retorno foi
criado para os motoristas que pretendem voltar para Ponta Grossa.
Carro cruza avenida e é atingido por caminhão
Edilene Santos-Diário dos Campos
Duas pessoas ficaram feridas num acidente, na Avenida Souza Naves
(perímetro urbano da BR-373), em Ponta Grossa, ontem à tarde. A batida
envolveu um carro e um caminhão.
Segundo o motorista do caminhão basculante, Geovane Scherbinski, 36 anos,
o Fiat Uno atravessou sua frente. A colisão foi por volta de 16h30, horário em
que chovia forte na cidade. O carro seguia no sentido Centro – bairro e entraria
para o bairro Periquitos. O caminhão, por sua vez, trafegava pela pista
contrária. O veículo estava carregado com brita.
A motorista do carro, Sônia Heichuk Denk, 55 anos, sofreu ferimentos leves e a
passageira, Ângela Mires Martins, 15, teve lesões moderadas. Ambas foram
atendidas no local pelo Siate e encaminhadas ao Hospital Municipal.
Policiais rodoviários são presos, acusados de cobrar propina de motoristas na BR-116
Dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram presos, na
madrugada desta quarta-feira (5), na região metropolitana de Curitiba. Eles
são acusados de cobrar propina de motoristas, durante abordagens de
fiscalização na rodovia BR-116. Os policiais vão responder por crime de
corrupção passiva, que tem pena prevista de um a oito anos de reclusão e
multa.
Os acusados atuavam na Unidade Operacional de Polícia de Mandirituba,
na região metropolitana. Segundo nota emitida pela PRF, os agentes eram
investigados há três meses, período em que a Corregedoria Regional e a
Divisão de Assuntos Internos da corporação reuniram provas do crime.
“A Polícia Rodoviária Federal não admite desvios de conduta dos servidores e
atua para combater qualquer tipo de ilegalidade na atividade policial. A sua
atuação é reconhecida pelo rigor com que investiga e pune quem comete
ilícitos se valendo do cargo que ocupa”, diz a nota da PRF.
Os acusados foram encaminhados à delegacia da Polícia Federal, no bairro
Santa Cândida, em Curitiba. Além de responderem criminalmente, a PRF
determinou a abertura de um processo administrativo disciplinar contra os
policiais, que podem perder o cargo.
Bandidos roubam R$ 40 mil de pagamento de funcionários
Uma fazenda foi assaltada em Sengés, na última terça-feira. Uma das vítimas
foi baleada pelos bandidos e teve de ser internada no Hospital Municipal. O
dinheiro roubado seria destinado ao pagamento dos funcionários que
trabalharam na colheita de pêssego.
A Polícia Militar soube do fato assim que a vítima deu entrada no hospital.
Ademir Alves Miranda foi baleado no tórax ao reagir ao assalto. Segundo a PM,
ele foi defender a esposa, Cleonice Ferreira de Campos, que estava sendo
maltratada pelos bandidos. De acordo com a polícia, o homem não corre risco
de morte.
O casal relatou que a fazenda foi invadida por três assaltantes – um armado de
revólver e outro com faca. Sob muitas ameaças, eles roubaram R$ 40 mil em
cédulas de R$ 100, que seriam para o pagamento dos trabalhadores. Dois
criminosos usavam toucas-ninja e o rapaz armado de revólver estava com o
rosto descoberto. O trio fugiu e a Polícia Civil abriu inquérito para investigar o
caso.
Os assaltos a propriedades rurais têm assustado os moradores. Em novembro,
pelo menos três roubos foram praticados nos Campos Gerais. Num dos casos,
registrado em Tibagi, 29 pessoas foram mantidas reféns por uma quadrilha,
que roubou defensivos agrícolas e um caminhão.
Na semana passada, em entrevista ao DC, a presidente da Sociedade Rural
dos Campos Gerais, Sandra Queiroz, disse que a zona rural não tem
segurança e que muitos dos crimes nem chegam a ser registrados pela polícia.
Para ela, o governo precisa investir mais em policiamento nas áreas rurais,
enquanto isso, os moradores do campo precisam se proteger por conta própria.
DC
Falecimentos 06/12
Homem morre carbonizado em Realeza
Um incêndio registrado na comunidade de Linha Saltinho, interior de Realeza, neste domingo (02/12), destruiu totalmente uma casa em madeira medindo 70m² e provocou a morte do morador Olavo Vogt Iantzen, 64 anos, que teve o corpo carbonizado. O sinistro foi registrado por volta das 22 horas.
A Defesa Civil foi acionada, mas ao chegar constatou que a residência já havia sido consumida pelas chamas. Durante o trabalho de rescaldo foi encontrado o corpo de Olavo. O local foi isolado até a chegada da Polícia Civil que realizou levantamento e, em seguida, liberou o corpo que foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão. As causas do incêndio são desconhecidas.
Homem mata a esposa e comete suicídio em Coronel Vivida
A dona de casa Elizangela dos Santos de Paula, 19 anos, foi brutalmente assassinada nesta sexta-feira (30/11), em Coronel Vivida. O crime ocorreu por volta das 21h15 na casa do casal, no Bairro Flor da Serra, às margens da BR 373. O autor foi o marido Anderson Lechineski, 24 anos, que golpeou a vítima com 25 facadas e deixou a arma cravada em seu peito.
Após matar a esposa, o marido saiu com uma moto Honda Twister e tentou o suicídio jogando a mesma contra um veículo estacionado no cruzamento das Ruas Claudino dos Santos e Generoso Marques, no centro da cidade. Anderson foi socorrido, mas morreu ao dar entrada no hospital Policlínica, em Pato Branco.
O crime foi descoberto pela sogra de Anderson, quando essa foi até a casa do casal buscar seus documentos e se deparou com o corpo da filha no sofá. O casal tinha uma filha com oito meses, que foi deixada pelo pai na casa de um vizinho. O assassino deixou uma carta dizendo amar a filha e sua mãe, inclusive pedindo desculpas pelo ato. Alegou que vinha sendo traído, por isso matou a esposa. Os corpos foram encaminhados ao IML de Pato Branco.
Grave capotamento na PR 493
Um capotamento registrado na noite deste domingo (02/12), na PR 469, entre Bom Sucesso do Sul e Pato Branco, na comunidade de Vila Bonita, deixou dois feridos e um morto. O acidente aconteceu por volta das 20 horas e envolveu um Gol, com placas de Pato Branco.
O veículo era conduzido por Rodrigo Cesar Cirino, 22 anos, que teve morte instantânea. O corpo foi removido ao IML de Pato Branco, após liberação da Criminalística.
Outros dois jovens, Rafael da Silveira Ferreira, 22 anos, e Sandro de Jesus, 23 anos, se feriram e foram socorridos pelo Siate, hospitalizados em Pato Branco. Sandro apresentava ferimentos graves e Rafael apenas algumas escoriações. A informação é que os três estavam numa festa em Bom Sucesso do Sul.
Rapaz é morto a golpes de machado em Itapejara D´Oeste
Um rapaz de 25 anos foi morto a golpes de machado em Itapejara D´Oeste nesta terça-feira (04/12). O crime foi registrado no final da manhã, por volta das 11 horas, na Rua Martin Dantora, Bairro Guarani.
A vítima, Roniclei de Aguiar apresentava dois cortes no pescoço. Ele foi morto em cima de sua cama. A arma usada no crime estava jogada em frente à residência.
O corpo foi encontrado por parentes da vítima, que acionaram inicialmente a Defesa Civil e Polícia Militar. O local foi isolado para pericia da Criminalística e Polícia Civil. Em seguida o corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Pato Branco.
Uma prima da vítima, que mora próximo, disse à polícia que várias pessoas estiveram na casa na noite desta segunda-feira (03/12). Segundo ela, o local era usado para consumir droga. Roniclei morava com o tio, que se encontra foragido, e é apontado como suspeito pelo crime.
Uma equipe da Polícia Civil, de Pato Branco, realiza diligências com intuito de localizar o tio e outras pessoas que frequentaram a casa nas últimas horas. Conforme o perito Patrick de Souza, da Criminalística, o crime ocorreu nas primeiras horas da manhã devido a rigidez do corpo.
Presas 24 pessoas acusadas de fraudar cursos a distância
“A ong fazia convênios com diversas faculdades e universidades, apesar de não possuir autorização do Ministério da Educação para funcionar”, explicou.
“Eles faziam saques diários, sem origem de despesa. Toda a família de Paterno realizava despesas altíssimas com cartões de crédito corporativos”, disse o delegado.
Os presos vão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.
“Além dos estudantes que se inscreveram nos cursos a distância, as principais vítimas da quadrilha foram a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com prejuízo estimado em R$ 25 milhões, e a Faculdade de Pinhais, que perdeu cerca de R$ 10 milhões”, informou Paz.
Fonte: AEN
Lei que cria banco de DNA agilizará investigação criminal
A coleta de perfil genético para identificação criminal, prevista na Lei nº 12.654/2012, sancionada em maio deste ano, entrou em vigor na última quinta-feira (29/11).
O banco de DNA ajudará na elucidação de delitos nos quais forem encontrados vestígios com materiais biológicos de criminosos. Os dados relacionados à coleta do perfil genético deverão ser armazenados em banco de dados gerenciado por unidade oficial de perícia criminal.
Até agora, não havia previsão legal para fazer identificações genéticas. Com a lei, condenados por crimes violentos serão submetidos, obrigatoriamente, ao exame de DNA.
Quinze estados (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, CE, BA, PB, AM, AP, PA, MT e MS), além da Polícia Federal, têm estrutura pronta para alimentar a rede nacional de perfis genéticos.
O titular da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (SAL/MJ), Marivaldo Pereira, informa a coleta de DNA já existe em vários estados para a coleta de vestígios e aqueles doados voluntariamente por acusados. O que muda é que a lei traz hipótese de coleta obrigatória e integração de dados e permite mais eficiência na identificação de autores de crimes.
“A nova legislação amplia a possibilidade de coleta de material genético para fins de investigação criminal, antes limitada à coleta de vestígios na cena do crime. A criação de bancos de perfis genéticos interligados em rede aumentará a eficiência da investigação penal e contribuirá para a redução da impunidade” avalia o secretário Marivaldo.
Com a nova lei, o juiz responsável pela investigação criminal poderá ordenar a identificação criminal do suspeito, por sua própria iniciativa ou em resposta a pedido do delegado de polícia, do promotor de justiça ou da defesa do acusado, para confronto com os vestígios encontrados no local do crime.
Além disso, no momento da condenação, o juiz poderá determinar a coleta do material genético do condenado por crimes praticados dolosamente, com violência de natureza grave contra pessoa, ou por qualquer dos crimes hediondos.
A lei prevê que as informações dos bancos de dados são sigilosas e somente poderão ser acessadas por agentes públicos devidamente credenciados nas unidades de perícia de cada Estado e do DF.
Decreto deverá dispor sobre o funcionamento da rede e sobre os parâmetros mínimos para a gestão dos bancos de perfis genéticos. A rede integrada deverá contar com um Comitê Gestor, com a finalidade de promover a coordenação das ações dos órgãos gerenciadores dos bancos de perfis genéticos.
O banco de DNA ajudará na elucidação de delitos nos quais forem encontrados vestígios com materiais biológicos de criminosos. Os dados relacionados à coleta do perfil genético deverão ser armazenados em banco de dados gerenciado por unidade oficial de perícia criminal.
Até agora, não havia previsão legal para fazer identificações genéticas. Com a lei, condenados por crimes violentos serão submetidos, obrigatoriamente, ao exame de DNA.
Quinze estados (RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, CE, BA, PB, AM, AP, PA, MT e MS), além da Polícia Federal, têm estrutura pronta para alimentar a rede nacional de perfis genéticos.
“A nova legislação amplia a possibilidade de coleta de material genético para fins de investigação criminal, antes limitada à coleta de vestígios na cena do crime. A criação de bancos de perfis genéticos interligados em rede aumentará a eficiência da investigação penal e contribuirá para a redução da impunidade” avalia o secretário Marivaldo.
Com a nova lei, o juiz responsável pela investigação criminal poderá ordenar a identificação criminal do suspeito, por sua própria iniciativa ou em resposta a pedido do delegado de polícia, do promotor de justiça ou da defesa do acusado, para confronto com os vestígios encontrados no local do crime.
Além disso, no momento da condenação, o juiz poderá determinar a coleta do material genético do condenado por crimes praticados dolosamente, com violência de natureza grave contra pessoa, ou por qualquer dos crimes hediondos.
A lei prevê que as informações dos bancos de dados são sigilosas e somente poderão ser acessadas por agentes públicos devidamente credenciados nas unidades de perícia de cada Estado e do DF.
Assinar:
Postagens (Atom)