terça-feira, fevereiro 21, 2012

Cliente denuncia golpe do filtro em Ponta Grossa

Com a intenção de vender filtros e outros aparelhos ou entrar para roubar, pessoas estão abordando moradores em seus portões. A Sanepar alerta à população de Ponta Grossa e Região para que não autorize a entrada dessas pessoas.
Nesta semana, um cliente denunciou para a Sanepar que vendedores estão aplicando o golpe do filtro: o vendedor se diz parceiro ou empregado da Sanepar e pede para entrar na residência dizendo que fará uma análise da água. Ele adiciona produtos químicos na água da torneira para que esta fique amarela. O vendedor, então, afirma que a água não é boa para consumo e que o morador precisa um filtro – exatamente do tipo e modelo que ele está vendendo. “Normalmente, o produto usado por esses vendedores é a ortotolidina, facilmente encontrada em casas que vendem artigos para piscina. A reação química da ortotolidina com o cloro deixa a água amarelada, o que indica apenas que o cloro está presente na água e que, portanto, ela foi tratada conforme a legislação determina”, explica o técnico em saneamento Alberto Gabriel de Oliveira Filho.
Segundo o gerente da Sanepar em Ponta Grossa, Leandro Ribas, os vendedores mentem ao comentar sobre a cor amarelada. O que é a prova de que a água distribuída pela Sanepar está com qualidade (a cor amarelada, após a adição da ortotolidina), eles usam para fortalecer a mentira e tentar vender o filtro.
Segurança
Entre os serviços que a Sanepar realiza, diariamente, nas ruas estão a leitura dos hidrômetros, realizada pelos leituristas, empregados uniformizados e com crachá, as coletas de água para análise e as vistorias de ligações de esgoto. “Os leituristas da Sanepar estão sempre uniformizados e na maioria das vezes fazem seu trabalho sem entrar no imóvel. Isto acontece apenas quando não é possível visualizar o hidrômetro de fora do terreno”, explica o gerente. De acordo com Leandro, no caso das coletas e das vistorias, mesmo quando o serviço é realizado por empregados terceirizado, há sempre a identificação com crachá e os veículos têm a inscrição “a serviço da Sanepar”.
Ele orienta que, em caso de desconfiança, o morador não deve permitir a entrada de ninguém e ligar imediatamente para a polícia. Pessoas idosas, empregados, diaristas, crianças e adolescentes, especialmente os que ficam sozinhos em casa, devem ser alertados e saber como agir em casos desse tipo.


Cloro evita contaminações na água

Segundo a engenheira química Eloize Motter, o cloro dá segurança à água tratada e distribuída, evitando contaminações. “A legislação sobre o tratamento de água indica o uso do cloro porque ele garante a desinfecção da água e elimina qualquer risco de contaminação. Ao retirar o cloro, os filtros criam as condições para que diversos tipos de patogênicos se desenvolvam na água, o que pode causar doenças. O carvão ativado em filtros retira o cloro”, conta. Gerente do laboratório central de análises da Sanepar, Eloize explica que centenas de análises da água são realizadas todos os dias para atestar a qualidade da água tratada na Sanepar e garantir que a água entregue ao cliente está com os mesmos padrões de segurança daquela que sai das estações de tratamento da empresa.

DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário