terça-feira, fevereiro 21, 2012

Falecimento - Prof. Furquim


JOAO UMBERTO FURQUIM DE SOUZA

Professores e agentes universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e os alunos ligados ao Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia (SCATE), notadamente dos Cursos de Bacharelado em Informática e Engenharia da Computação, foram tomados de profunda consternação nesta terça-feira (14), ao saberem da notícia do falecimento do professor João Umberto Furquim de Souza. Docente de ambos os cursos da UEPG, Furquim estava internado com um quadro doença grave, tendo sido transferido para a Unidade de Terapia Intensiva de uma casa hospitalar, na tarde desta segunda-feira (13), onde veio a falecer.


Graduado em Licenciatura em Matemática (1977) e Engenharia Civil (1979), Umberto Furquim era altamente conceituado nos meios acadêmicos. Entrou para a UEPG em outubro de 1984, através do Colégio Agrícola Augusto Ribas, para aplicar oito aulas semanais de matemática no Ensino de 2º Grau e depois, como professor colaborador da disciplina ‘Lógica Aplicada à Computação’, no Ensino Superior, tendo ingressado como docente da carreira estável em dezembro de 1986, aprovado por Concurso Público de Provas e Títulos. Com vários Cursos de Especialização nas áreas de Engenharia e Informática, defendeu o título de Doutorado em fevereiro de 1992, pelo Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu), do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Para o Reitor João Carlos Gomes, Furquim gozava do apreço de toda a comunidade universitárias por ter sido um ser humano extraordinário. “Em sua vida acadêmica na UEPG Furquim se destacou também, além das suas qualidades pessoais, pelo seu alto saber na área das Ciências Exatas”, acrescentando que “era amplamente conhecido pelas inúmeras palestras que proferiu, nos outros cursos que ministrou, pelas orientações na graduação e pós-graduação e nas inúmeras bancas de avaliações das quais participou”, destaca. Ocupou diversas funções na instituição e, por último, exercia o cargo de Chefe do Departamento de Informática. Filho de Maria Joana e Lourenço Furquim de Souza+, Umberto deixa viúva a senhora Adriana Justus e os filho Murilo e Andressa. O corpo de João Umberto Furquim de Souza está sendo velado na Capela Mortuária São Francisco e o sepultamento será hoje às 16h30 no Cemitério São João Batista, na Vila Ana Rita.Faleceu dia


Idade: 57

Local do Velório: CAPELA SAO FRANCISCO - PONTA GROSSA/PR

Cemitério: SAO JOAO BATISTA - PONTA GROSSA/PR

Data / Hora Sepultamento: 14/02/2012 - 16:30

Funerária:SANTANA - PONTA GROSSA/PR

Cartório:SANTANA - PONTA GROSSA/PR


Fonte: SC / UEPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário