segunda-feira, dezembro 23, 2013

Concurso de poesias anuncia vencedores

Das Assessorias
Foi divulgado esta semana o resultado do Concurso Nacional de Poesias2013, promovido pela Fundação Municipal de Cultura (FMC) e Conselho Municipal de Política Cultural (CPMC). A homenageada deste ano é a reconhecida poeta ponta-grossense Sônia Ditzel Martelo. Os vencedores na categoria nacional foram André Telucazu Kondo (Jundiaí/SP), José Jair Batista Filho (Arujá/SP) e Adriano Apocalypse de Almeida Cirino (Belo Horizonte/MG).
A Comissão Avaliadora dos trabalhos, composta por Sônia Ditzel Martelo, Diego Gomes do Valle e Ubirajara Araújo Moreira, escolheu também autores residentes em Ponta Grossa. Os primeiros lugares ficaram com Elioenai Padilha Ferreira, Kleber Bordinhão e Cássia Letícia Miranda Rodrigues. Cada premiado nas duas categorias recebe um prêmio no valor de R$ 1 mil.
O concurso, que acontece desde 2008, tem a finalidade de incentivar a produção literária local e o intercâmbio com brasileiros que gostam das letras. Nesta edição, o edital recebeu centenas de inscrições, dificultando o trabalho da comissão, como explica a professora Sônia Ditzel Martelo. Ela e os demais avaliadores leram 362 poemas nacionais e 63 de Ponta Grossa. “Foram mais ou menos 10 madrugadas lendo os trabalhos, de excelente nível, um mais lindo do que o outro”, conta.Segundo ela, caso houvesse dúvida,lia novamente com os outros críticos. “Foi muito intenso e gratificante participar de um concurso nacional dentro da maior seriedade como são os trabalhos desenvolvidos pela Fundação”, reforça Sônia.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Paulo Eduardo Goulart Netto, lembra que os interessados com residência em Ponta Grossa puderam se inscrever nos dois níveis, bastando enviar trabalhos diferentes e inéditos. “O grande número de inscrições mostra que Ponta Grossa se firma no cenário nacional como uma grande incentivadora e aglutinadora da produção literária, além de mostrar a seriedade do trabalho desenvolvido pelo órgão gestor de Cultura ao longo dos últimos anos”, revela.
Por iniciativa da Comissão Avaliadora, foram conferidas ainda12 menções honrosas (quatro para poetas ponta-grossenses e oito para outras cidades brasileiras), devido à alta qualidade das produções apresentadas. As obras premiadas e as menções honrosas serão publicadas em antologia, numa edição especial dos concursos de Contos, Poesias e Crônicas de 2013, com 1.500 exemplares, editada pela Fundação Municipal de Cultura no 1º semestre de 2014.
Confira os premiados:
Categoria Nacional:
1º Lugar – Vó e Vô – André T. Kondo, Jundiaí/SP
2º Lugar – Ananás – Rei! – José Batista Filho, de Arujá/SP
3º Lugar – A Vertigem - Adriano Almeida Cirino, Belo Horizonte/MG
Categoria Local
1º Lugar – Cheiro de Sítio – Elioenai Padilha Ferreira, de Ponta Grossa/PR
2º Lugar – Fugas Caseiras – Kleber Bordinhão, de Ponta Grossa/PR
3º Lugar – Conexão Virtual – Cássia Rodrigues, de Ponta Grossa/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário