sábado, janeiro 01, 2011

Policiais ambientais resgatam família minutos após naufrágio em Alto Mar, no litoral

Uma família foi resgatada na tarde desta sexta-feira (31) em Alto Mar, próximo à Paranaguá (litoral paranaense), após o barco que utilizavam perder um remendo que havia sido feito no fundo e começar a ser tomado pela água. Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb/FV), que seguiam da cidade para Guaraqueçaba, perceberam a situação e conseguiram retirar seis integrantes da embarcação e levá-los para Paranaguá.

“Havia duas crianças (5 e 12 anos) duas adolescentes (15 e 17 anos), duas senhoras (uma com pressão alta e outra com Síndrome de Down) e dois homens. Levamos as mulheres e as crianças em nossa embarcação e, devido ao limite de capacidade, deixamos os dois homens em um baxil (espécie de banco de areia), entregamos a eles coletes salva-vidas, e informamos que logo voltaríamos buscá-los”, relata o Sargento Aroldo da Silva klichievits, que juntamente com o Soldado Gilnei Luiz Pereira realizam o resgate.

Ambos os policiais são do 3º Pelotão do Posto de Polícia Ambiental de Guaraqueçaba, pertencentes à 1ª Companhia do BPAmb. “O barco não possuía condições nenhuma para o transporte de pessoas e nem equipamento de segurança, como coletes salva-vidas, para os tripulantes”, conta o Sargento. “De longe avistamos a água entrando no barco, como se fosse um chafariz, e para não chegar de bruscamente e trazer mais perigo demos uma volta até chegar próximo o bastante para realizar o resgate”, completa.

Antes de qualquer coisa jogamos nossos coletes (quatro) para eles e, em seguida, começamos transferir as pessoas para o nosso barco. “As mulheres nos agradeceram muito, disseram que somos anjos que caíram do céu e se não chegássemos naquele momento todos teriam morrido; isso nos deixa muito felizes, principalmente em um dia como hoje”, diz klichievits. “Além da falta de condições da embarcação, o mar estava agitado, o que dificultou um pouco”, afirma.

Segundo os policiais, uma onda arrancou um remendo feito na embarcação, por onde começou a entrar água. “A família seguia de Paranaguá para Enciada do Ubá onde possui residência. O naufrágio e consequentemente o resgate ocorreram em frente às localidades de Cutinga e Piaçaguera. “Quando voltamos para buscar os dois últimos náufragos pescadores da região já estavam ajudando-os”, conta klichievits. Levamos a embarcação para 1ª Companhia de Paranaguá e comunicamos a Capitania dos Portos, para que medidas cabíveis fossem tomadas.

Fotos: Soldado Eduardo Camargo dos Santos e Soldado Gilnei Luiz Pereira (em breve)

PMPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário