quinta-feira, outubro 22, 2009

Zeni reencontra a mãe e os parentes em Laranjeiras do Sul


Zeni Zavelinski, 54 anos, reencontrou a mãe e os parentes em Laranjeiras do Sul, na tarde desta terça-feira (20), depois de 38 anos de separação. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, por volta das 14 horas.

Emocionada, Zeni abraçou a mãe, Iracema Pereira da Rosa, de 77 anos,e confirmou que sofria maus-tratos. Disse que era agredida com cabos de vassoura e que o casal de Curitiba havia informado que os seus parentes tinham morrido.

Um inquérito foi aberto pela Delegacia da Mulher de Curitiba, segunda-feira (19), para investigar as acusações de Zeni. Em depoimento, ela disse que era mantida em cárcere privado, que apanhava e que não recebia salário.

Zeni afirmou que o casal permitia apenas que ela fosse à missa e ao supermercado. Mas, nos últimos tempos isso também não era permitido.

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, no sábado (17) o casal negou as acusações de maus-tratos e afirmou que Zeni nunca foi impedida de procurar os parentes.

Vida nova

Ao lado dos parentes, Zeni planeja uma vida nova, quer estudar e não quer mais se separar da mãe, com quem irá morar em Laranjeiras do Sul. Segundo Zeni, o casal não deixou que frequentasse a escola. Ela sabe apenas assinar o nome, o que aprendeu quando ainda morava com a família.

A família disse que não irá divulgar o endereço em que mãe e filha irão residir, temendo que algo possa ser feito contra Zeni por causa das acusações feitas contra o casal.

A Secretaria Municipal de Ação Social contratou uma advogada para tratar do caso. Rosa Elci dos Anjos afirmou que vai estudar a situação e pretende entrar com uma ação para pedir indenização por danos morais contra o casal de Curitiba.

Separação da família

Zeni contou que ela e um irmão foram retirados da família em 1971, pois o pai morreu e a Justiça entendeu que dona Iracema não tinha condições de criá-los. Então os dois foram levados para serem criados por duas famílias diferentes. Porém, a família que adotou o irmão de Zeni o devolveu em seguida. Já Zeni foi levada para Irati, nos Campos Gerais, e depois para Curitiba.

Leia mais…

FONTE: GAZETA DO POVO ONLINE - Fernanda Leitóles, com informações de Luiz Carlos da Cruz

Um comentário:

  1. EU ESTOU PROCURANDO POR PARENTES DE MINHA AVÓ FRANCISCA PACHECOQUE ANTES DE SE CASAR CHAMAVA-SE FRANCISCA RODAKIEVIS,ELA ERA MORADORA DESSE MUNICIPIO.FILHA DE JOÃO RODAKIEVIS E VITÓRIA RODAKIEVIS AMBOS JA FALECIDOS HOJE ELA ESTA COM 84 ANOS E A MAIS DE 50 ANOS NÃO TEM NOTICIAS DOS IRMÃOS DELA ,UM IRMÃO DELA CHAMA SE FELIX RODAKIEVIS ELA TEM OUTRAS DUAS IRMÃS MAS NÃO SEI O NOME.SE ALGUEM TIVER INFORMAÇÕES ´EU AGRADEÇO FONE PARA CONTATO(9931-4858)FALAR COM LUZIA SOU NETA DELA,E ELA AINDA ESTA EM BANDEIRANTES NO PARANÁ.

    ResponderExcluir