quarta-feira, abril 24, 2013

Gaeco realiza a Operação "Fênix"


Agentes do GAECO e Policiais civis e militares realizam na manhã desta quarta-feira a OPERAÇÃO “FÊNIX”. Estão sendo cumpridos 23 Mandados de Busca e Apreensão e 09 Mandados de Prisão Preventiva contra a organização criminosa em questão, que possui dezenas de integrantes e atua em diversas cidades do Estado do Paraná, especialmente em Guarapuava, Medianeira, Bandeirantes, Assis Chateaubriand, Ponta Grossa, Curiúva e Campo Mourão, assim como em outros Estados da Federação, como Santa Catarina (Lages).

O Grupo é liderado pelo denunciado e preso ANDRÉ MAURICIO HESSEL LOPES. Os agentes administradores da organização criminosa Marinaldo José Rattes, Fernando Lacerda da Cunha, André Fabio Mendes (presos) e Luís Sérgio Seguro também foram denunciados e tiveram contra eles decretada a prisão preventiva.

Os delitos já denunciados (mais de 10 ações penais - aproximadamente uma centena de crimes), envolvendo esse grupo são falsidades documentais ideológicas (artigos 299 do Código Penal), estelionatos (art. 171 do Código Penal), coação no curso do processo (artigo 344 do código penal), formação de quadrilha (artigo 288 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (art. 1º., caput e §§ 1º., inciso I, 2º., inciso I, e 4º., da Lei n. 9.613/1998).
No caso especifico da operação de hoje, foram denunciadas 18 pessoas, pelo cometimento dos delitos de falsidades ideológicas, estelionatos, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Além dos nomes já citados, foram denunciados parentes dos acusados e “laranjas” do esquema criminoso. O Poder Judiciário já recebeu essa denuncia.
A fraude basicamente consistia na criação de empresas de ‘fachada’, ideologicamente falsas, movimentações financeiras em nome dessas pessoas jurídicas, obtenção de vantagem ilícita em detrimento de instituição bancária e a transferência de bens e valores para empresas ‘boas’ do mesmo grupo.
Cabe relembrar que no dia 18 de fevereiro de 2013 o GAECO já havia cumprido diversos mandados de sequestro e arresto em desfavor do mesmo grupo, cujo montante dos bens arrecadados ultrapassa 20 milhões de reais.
Participam da Operação FENIX aproximadamente 65 policiais, civis e militares, de dois Estados, sendo policiais dos GAECO’s de Guarapuava, Foz do Iguaçu, Cascavel e Londrina, apoiados pelos GAECO’s de Santa Catarina.
Todo o material apreendido será encaminhado ao GAECO de Guarapuava onde será analisado e posteriormente apresentado à Justiça.
O GAECO é uma força tarefa composta por integrantes do Ministério Público e Policiais Civis e Militares, coordenados por um Promotor de Justiça, que trata do combate ao crime organizado e do controle externo da atividade policial. Há unidades do Grupo em Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Maringá.

Fonte: Gaeco

Nenhum comentário:

Postar um comentário