sexta-feira, abril 12, 2013

Grupo criminoso é investigado pela Gaeco


O GAECO de Guarapuava deflagrou esta manhã a Operação “Trinca Ferro II”. Investigações do Núcleo de Guarapuava do GAECO descortinaram um grande grupo criminoso que atua desviando cargas transportadas por caminhões nas estradas do norte do Paraná. Este grupo cooptava motoristas com cargas valiosas, simulava o sequestro dos motoristas e o roubo das cargas, fraudava os boletins de ocorrência para fins de seguro com auxílio e orientação de policiais e distribuía as cargas desviadas para diversos receptadores. Parte do esquema criminoso foi desbaratado em data de 01 de abril de 2011, na Operação Trinca-Ferro, deflagrada com a participação de Núcleos do GAECO em seis Estados da Federação e de integrantes da Polícia Militar do Estado do Paraná. Na ocasião, foram cumpridos 21 Mandados de Busca e Apreensão e 09 Mandados de Prisão Preventiva. O valor das cargas desviadas que foram objeto dessa Operação ultrapassava os dois milhões de reais.
No rescaldo da Operação Trinca-Ferro, foram descobertos muitos outros Boletins de Ocorrência fraudados, o que fez com que se identificasse mais de três milhões de reais em outras cargas desviadas pela quadrilha, e do trabalho de análise dos dados obtidos naquela oportunidade é que se conseguiu identificar novos crimes com a participação de alguns dos integrantes antigos da quadrilha, além de identificar muitos novos participantes. Disso culminou na Operação Trinca-Ferro II, a presente ação policial que foi desencadeada nesta manhã, com o cumprimento de 45 Mandados de Busca e Apreensão e 18 Mandados de Prisão Preventiva, sendo presos quatro Policiais Civis e dois funcionários públicos que eram cedidos à Polícia Civil.
Participam da Operação Trinca-Ferro II um total de 150 policiais, civis e militares, de seis Estados, sendo policiais dos GAECO’s de Guarapuava, Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Curitiba e Londrina, apoiados pelos GAECO’s de São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e ainda policiais da Corregedoria da Polícia Civil e de agentes de Inteligência da Polícia Militar das Cidades de Campo Mourão (11º BPM), Toledo (19º BPM) e Francisco Beltrão (21º BPM).
Todo o material apreendido será encaminhado ao GAECO de Guarapuava onde será analisado e posteriormente apresentado à Justiça.
O GAECO é uma força tarefa composta por integrantes do Ministério Público e Policiais Civis e Militares, coordenados por um Promotor de Justiça, que trata do combate ao crime organizado e do controle externo da atividade policial. Há unidades do Grupo em Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Maringá.

Informações: Gaeco

Nenhum comentário:

Postar um comentário