segunda-feira, janeiro 09, 2012

Está atrás das grades um dos maiores golpistas de PG

Foi preso em Curitiba, na última quinta-feira, o homem acusado de ser um dos maiores golpistas de Ponta Grossa. Segundo o delegado Maurício da Souza Luz, da 13ª Subdivisão Policial (SDP), Julio César Pereira da Silva Santos, 30 anos, foi detido por policiais civis quando tentava fazer compras com cheque em uma loja de materiais de construção da capital. Ele foi levado ao 7º Distrito Policial, autuado em flagrante por estelionato e deve ser transferido para Ponta Grossa.
De acordo com o delegado, este homem já vinha sendo investigado pela polícia de Ponta Grossa desde o ano passado. Ele é suspeito de ter feito várias vítimas com seus golpes. “Já sabemos que quatro postos de combustíveis foram vítimas do estelionatário, mas há outros estabelecimentos”, conta.
Osmar Padilha, gerente de um dos postos que receberam cheques sem fundos do acusado, esteve ontem na 13ª SDP e conversou com a reportagem do Diário dos Campos. Osmar reconheceu a foto de Julio César e disse que ele esteve três vezes no posto de combustível, no Bairro Oficinas. “Ele tinha boa aparência, carro novo e, no primeiro dia em que abasteceu o carro, em junho do ano passado, perguntou se podia pagar com cheque. Eu verifiquei no sistema e estava tudo certo, por isso aceitei”, contou. Na sequência, o gerente descobriu que se tratava de um cheque falso.
Usando outros dois nomes diferentes, no entanto, Julio César teria retornado ao posto em setembro, quando passou mais dois cheques. O estelionatário mudava apenas o sobrenome e usava a mesma assinatura. Ao todo, ele repassou três cheques de dois bancos diferentes no local, causando um prejuízo de quase R$ 600. O gerente lembra que havia no veículo do golpista o adesivo de uma empresa.
Maurício contou que, na quinta-feira, ele já comprara na loja em que foi preso. Na segunda vez em que esteve no comércio, a polícia foi acionada e conseguiu prendê-lo.
 
Serviço
As pessoas que acreditam ter sido vítimas do estelionatário podem procurar a 13ª SDP ou ligar para o telefone 197.




Acusado já foi preso outras duas vezes

Este é a terceira vez que Julio César Pereira da Silva Santos vai parar atrás das grades pelo mesmo crime; as duas primeiras prisões foram realizadas em Ponta Grossa. O delegado Maurício Souza da Luz relata que o homem foi preso pela primeira vez em setembro de 2010. Três meses depois, acabou detido novamente e foi solto em fevereiro do ano passado.
A autoridade orienta aos comerciantes que sempre verifiquem os cheques. “Nesse caso, o homem ‘usava’ uma pessoa para dar boas recomendações. Essa pessoa já está identificada e deverá responder também pelo crime”, explica.
Os cheques serão encaminhados para perícia para verificar se são falsos e como seriam feitos. “Vamos continuar as investigações”, afirma o delegado. (E.S.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário