terça-feira, janeiro 10, 2012

Segunda-feira trágica nas rodovias da região


Três pessoas morreram em dois acidentes ocorridos ontem à tarde, em rodovias da região dos Campos Gerais. As colisões aconteceram num intervalo de dez minutos. A primeira delas, às 15h20, foi no quilômetro 213 da BR-373, entre os municípios de Ipiranga e Imbituva. O motorista de um dos veículos morreu na hora. O outro acidente, às 15h30, deixou uma mulher e uma criança mortas.
A colisão aconteceu na BR-376, em Ponta Grossa, na altura do quilômetro 473.
Os dois graves acidentes teriam ocorrido por imprudência. Na BR-376, a motorista de um Corsa, com placas de Campo Mourão, teria perdido o controle da direção ao tentar uma ultrapassagem. O veículo, que seguia no sentido Norte, se desgovernou e foi atingido lateralmente por um Prisma, de Londrina, que trafegava no sentido contrário. Com o impacto, o Corsa capotou e parou com as rodas para cima às margens da rodovia, sobre uma plantação de soja. Os dois ocupantes do veículo – Ednéia Lusia Golin, 38 anos, e o filho dela, Fernando Golin Domenech, 9 – morreram. O condutor do Prisma, Luiz Carlos Peres, 54, e os passageiros, Diva Aparecida Peres, 60; Gustavo Torres Costa Alves, 9, e Gabriel Torres Costa Alves, 10, sofreram ferimentos graves e foram encaminhados ao Hospital Santa Casa.

O funcionário público Michael Hass testemunhou o acidente e disse que, por pouco, não se envolveu na batida. “O Prisma estava atrás de mim. O Corsa entrou na curva ultrapassando um caminhão e quando viu o meu carro no sentido contrário tentou voltar, mas derrapou. Eu fui para o acostamento mas o Prisma não conseguiu desviar e bateu. O Corsa estava em alta velocidade, voou sobre o outro carro e saiu capotando”, relatou.
Dorcas Damaris Borges era passageira do carro que seguia atrás do Corsa. Ela e o marido saíram de Londrina e estavam indo para a praia. Interromperam um pouco a viagem para ajudar as vítimas e acionar o socorro. “Vi o momento em que os dois carros bateram. Saiu uma fumaça por causa da pintura da lataria. Descemos e fomos tentar acalmar as pessoas feridas. A motorista do Corsa ainda estava viva, respirando. Eu vi a moça morrendo”, lamentou.
Várias equipes de socorro da Concessionária Rodonorte e do 2º Grupamento de Bombeiros estiveram no local para socorrer os sobreviventes. De acordo com o capitão André Lopes, do 2º GB, havia dois adultos na parte da frente do Prisma e duas crianças no banco de trás. O motorista e a passageira do lado ficaram presos nas ferragens. “As vítimas enclausuradas sofreram lesões maiores. Quando nós chegamos, uma das crianças já estava fora do carro”, disse. Ela foi retirada antes da chegada do socorro.
O acidente deixou o trânsito lento no sentido Norte e foi interrompido, no sentido contrário, até o resgate das vítimas. O Instituto Médico Legal (IML) recolheu os corpos. O Instituto de Criminalística e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também estiveram no local.


Velocímetro comprova alta velocidade

Na BR-373, a 15 quilômetros do trevo de entrada para Ipiranga, uma Strada e uma F-1000 chocaram-se de frente, no quilômetro 213. Segundo a PRF, o condutor da Strada, Silvio Oliveira Cruz, 69, perdeu o controle numa curva e foi atingido pela caminhonete. Ele morreu na hora. O motorista da F-1000, Maurício de Almeida, 40 anos, e o filho dele, de 13, ficaram feridos. Eles foram socorridos pela Concessionária Caminhos do Paraná e levados ao Hospital Municipal de Ponta Grossa.
O velocímetro da pick-up, que estava carregada com tijolos, mostra o que teria provocado o acidente: está cravado em 150 quilômetros por hora. O limite de velocidade na rodovia é 110.
O acidente bloqueou a estrada por cerca de duas horas. Isso formou um congestionamento de aproximadamente cinco quilômetros nos dois sentidos. (E.S.)

27 comentários:

  1. Esses acidentes são uma clara consequência do descaso da PRF nas rondas ostensivas. O objetivo atual da administração é que os policiais fiquem apenas no Posto fazendo de conta que fiscalizam.
    Rondas estão proibidas em razão da morte de um PRF em SC. Usuários pagam com a vida pelo descaso dos administradores.
    Quantidade de multas é critério de avaliação de "produtividade". Incapacidade administrativa que mata!

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    1. Nossa! Nunca vi tanta gente inteligente junta! Pois é a culpa é da PRF mesmo! Onde já se viu? Tem que colocar um PRF dentro de cada carro para evitar que imbecis ultrapassem em faixa dupla ou em curva, não excedam a velocidade, não falem ao celular ao dirigir...não cometam nenhuma infração! Tem que ter um policial para cada condutor! Ô Dilma, faz um concurso para contratar alguns milhões de PRF's (um para cada condutor do país) pois do jeito que está, não dá!

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  2. Esses acidentes e essas mortes podem ser creditadas aos atuais chefes da Delegacia da PRF de Ponta Grossa. Policiais estão proibidos de fazer rondas ostensivas ao mesmo tempo em que são instigados a aumentar a quantidade de multas. Recursos da Concessionária são utilizados para reforma do prédio da Delegacia da PRF. Chefes se escondem atrás de sua incompetência.

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    1. Lamento muito sua perda.
      Concordo que teorias de nada valem sem ações concretas.
      É a mesma coisa que fé sem obras.
      A questão de uma "boa viagem" de qualquer família ou motorista solitário nas estradas, depende da ação de três vértices, sendo que qualquer um deles que venha a falhar, estará colocando em risco a segurança dos usuários da rodovia e entenda-se por usuários os condutores e seus passageiros, os PRFs em sua viaturas ou fora delas atendendo qualquer ocorrência que seja, os andantes da rodovia, ciclistas e até os funcionários das concessionárias de pedágio dentre tantos outros que dependem da rodovia.
      Em cada grupo desses usuários, tem alguém que perdeu a vidas pela falha de um desses vértices.
      1º Vértice - A Concessionária de Pedágio, seja ela qual for, que está representando o Governo e tem o papel de manter as rodovias em perfeitas condições de trafegabilidade.
      2º Vértice - A Polícia Rodoviária Federal ou Estadual como agente fiscalizador da lei.
      3º Vértice - O condutor como agente cumpridor da lei.
      Poderíamos também colocar como um vértice, quem faz as leis e as devidas alterações nelas, que muitas vezes são feitas para evitar que sejam punidas pessoas "importantes".
      Bem, cada um sabe onde está falhando e não sei como dormem a noite com isso, mas é injusto culparmos este ou aquele sem analisarmos os fatos que deram causa a tais fatalidades.

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  3. Enquanto o chefe da Delegacia da PRF proíbe os Policiais de realizarem rondas ostensivas em razão da morte recente de um PRF em SC, motoristas morrem nas nossas rodovias. Recursos da Concessionária foram usados para reformar a Delegacia da PRF. Atual administração da PRF acredita que produtividade é quantidade de multas. PRFs são assediados moralmente a produzirem mais e mais multas. Essas mortes devem ser creditadas à atual administração da delegacia da PRF de Ponta Grossas. Gestores, o filho é de vocês!!

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  4. A verdade é que a PRF sumiu das rodovias. Você viaja pelo estado inteiro e não vê nenhuma viatura. A única coisa que a gente vê são as multas chegando. De radares que são instalados onde não existem acidentes.

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  5. Enquanto a Polícia brinca de fazer policiamento, os motoristas estão morrendo pela inércia de quem devia tomar uma atitude e simplesmente nada faz.

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  6. Sou PRF e trabalho muito em PG, pois ao contrário dos comentários , a chefia atual está protegendo a própria vida do policial, ao evitar que este seja obrigado a fazer ronda sozinho. Outrossim, obriga claramente as equipes que estão completas a policiar o trecho incessantemente. Outra contradição dos comentários anteriores é citar que produtividade quer dizer multas, isto é um absurdo, só vai fazer multas que vai para o trecho. Quem coloca a vida dos outros em risco Tem que ser multado sim até aprender. Quem trabalha com policiamento rodoviário produz multa, esta é uma das atividades inerentes à função. Parabéns à chefia de PG, que estão tentando fazer a diferença, basta ter efetivo, esta sim é a palavra chave para resolver a situação.

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  7. Esses comentários somente são válidos no âmbito das conversas rotineiras e despretenciosas. A ingnorãncia é tão grande que as pessoas nem sequer se identificaram. È muito fácil tecer um comentário daquilo que se ignora totalmente e não se tem responsabilidade. Essqs pessoas são tão ignorantes no assunto que não merecem resposta.
    Procurem se informar melhor.
    Cecílio adami

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  8. É uma pena que a polícia rodoviária federal esteja mais voltada para o lado punitivo do que para uma orientação mais efetiva ao longo das rodovias.

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  9. Venho a discordar do comentário anterior, cheguei a conclusão que orientar não adianta, todo infrator abordado declara que "foi a primeira vez, eu nunca faço isso!!!".
    Isso é reflexo da falta de efetivo, equipamentos, viaturas, cobrança da chefia sobrecarregando os policiais, desmotivação, falta de reconhecimento e falta de gestão de pessoal por parte dos "soberanos"!

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  10. Acho que duas coisa poderiam diminuir o número de acidentes; A PRF poderia fiscalizar mais e os motoristas poderiam respeitar mais as leis de transito. Cabe a cada um fazer o seu papel.

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  11. PELOS PRIMEIROS COMENTARIOS ME PARECE QUE A PRF TEM ALGUM PROBLEMA. VÃO RESOLVER SUAS PENDENGAS ENTRE VOCES E NAO EM CIMA DOS CADAVERES NA RODOVIA

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  12. isso tudo é muito engracado pq eu naum conheco quem morreu nem os guardinhas da prf. vao acahr o que fazer.

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  13. ESSE CECILIO ADAMI DEVE SER O CHEFE DA PRF E ESSE OUTRO ANTES DELE DEVE SER O PUXA-SACO. UM NA DEFESA DO OUTRO.

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  14. Parece que a culpa disso tudo é dos motoristas que morreram e dos policiais que atenderam os acidentes. Tenham a santa paciência...

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  15. Sou PRF lotado na Delegacia de Ponta Grossa. Estamos fazendo o que é possível dentro das limitações impostas pela falta de efetivo e equipamentos. Acho a atual administração péssima, mas atribuir ao Policial que trabalha embaixo de sol e chuva a culpa pelos acidentes é errado.
    Se o atual chefe fosse mais decente e menos arrogante, compreenderia e aceitaria as suas próprias falhas.

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  16. Você deve ser um ignorante de primeira linha, e acima de tudo um covarde, pois nem coragem de se identificar você tem.

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  17. Você já ouviu falar em "zé niguém", você é um deles.

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  18. O Sr. Cecilio que deve ser o chefe da PRF deveria aproveitar o momento e entender que tem um problema nas mãos. Os usuários não respeitam a PRF e os PRFs não o respeitam. O Sr. deve ser muito fraquinho. Em tempo, o Sr. foi violentado quando criança? das duas uma; Ou o Sr é idiota ou simplesmente babaca.

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  19. vamos fazer assim: Pena de morte aos motoristas infratores, trabalhos forçados aos Policiais que atendem os acidentes e absolvição ao chefe da delegacia. Sr Ceciio Adami, o Sr se safou desta. sua condenação será permanecer em uma sal com ar condicionado o maior tempo possível. Talvez se pudesse olhar nos olhos dos parentes dos mortos, pela sua incompetência, teria uma opinião diferente. Babaca!

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  20. Atribuir a culpa de um acidente aos policiais?

    Quem é o "gênio" que pensa assim?

    Resumindo: Quando alguém morre em uma ultrapassagem indevida, ou num excesso de velocidade o erro não está na conduta do motorista; mas sim no fato do policial não poder dirigir o veículo do infrator?

    Eduquem seus filhos em máteria de trânsito, e na importância de respeitar a vida dos outros!!!

    Parabéns a todos os POLICIAIS RODOVIÁRIOS FEDERAIS que trabalham nas rodovias do Brasil; pois vocês carregam essa instituição fundamental para um Brasil melhor!!!

    Ser Chefe é fácil, o difícil é ser subordinado e ser tratado como um lixo, como um número, como um empregado!!!

    O pior é ver que punir é gerir!!!

    PODRES PODERES!!!

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  21. Sou servidor público e acredito que o atual chefe da PRF está mais interessado em defender as suas benesses do que buscar soluções para os problemas que tem enfrentado. É assim; ele não leva problemas para os seus superiores e eles o mantém como chefe. Até o dia que um parente dele morrer na rodovia onde ele trabalha. Aí vai choromingar para quem?

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  22. SE OS POLICIAIS TIVESSEM PERDIDO UMA PESSOA DA FAMÍLIA COMO PERDI EM UM DESSES ACIDENTES ENTENDERIAM QUE, DE TODOS OS VALORES ARRECADADOS COM MULTAS, NADA É INVESTIDO NA SINALIZAÇÃO, EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES. TOMARA QUE VOCÊ NÃO TENHAM QUE CHORAR SEUS ENTES QUERIDOS PARA ENTENDER QUE SUA ATITUDES SÃO UM AMONTODADO DE TEORIAS QUE NÃO FUNCIONAM. CRETINOS! OS PRFS E SEUS CHEFES.

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    1. Lamento muito sua perda.
      Concordo que teorias de nada valem sem ações concretas.
      É a mesma coisa que fé sem obras.
      A questão de uma "boa viagem" de qualquer família ou motorista solitário nas estradas, depende da ação de três vértices, sendo que qualquer um deles que venha a falhar, estará colocando em risco a segurança dos usuários da rodovia e entenda-se por usuários os condutores e seus passageiros, os PRFs em sua viaturas ou fora delas atendendo qualquer ocorrência que seja, os andantes da rodovia, ciclistas e até os funcionários das concessionárias de pedágio dentre tantos outros que dependem da rodovia.
      Em cada grupo desses usuários, tem alguém que perdeu a vidas pela falha de um desses vértices.
      1º Vértice - A Concessionária de Pedágio, seja ela qual for, que está representando o Governo e tem o papel de manter as rodovias em perfeitas condições de trafegabilidade.
      2º Vértice - A Polícia Rodoviária Federal ou Estadual como agente fiscalizador da lei.
      3º Vértice - O condutor como agente cumpridor da lei.
      Poderíamos também colocar como um vértice, quem faz as leis e as devidas alterações nelas, que muitas vezes são feitas para evitar que sejam punidas pessoas "importantes".
      Bem, cada um sabe onde está falhando e não sei como dormem a noite com isso, mas é injusto culparmos este ou aquele sem analisarmos os fatos que deram causa a tais fatalidades.

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  23. A solução é simples: Basta fechar as rodovias em dias de chuva e a noite. Aí não precisa de Policiais para ganhar muito e não fazer nada. Pelo que eles fazem, ganham muito e não fazem nada, poderiam nem existir. A concessionária faz mais pelos motoristas do que a PRF.

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  24. É importante que se esclareça:
    O Sr. Cecílio não é o chefe da PRF em Ponta Grossa.
    O anonimato é um direito de quem quer se expressar sem se expor.
    Os acidentes noticiados foram provocados pela imperícia dos condutores.
    Os PRFs se comovem e se preocupam sim, com as mortes que ocorrem nas rodovias.
    Ao contrário do que foi comentado, os PRFs trabalham e muito e o subsídio que recebem é muito aquém de suas atribuições, já que nem adicional noturno recebem.
    A PRF não aplica nenhum centavo dos valores arrecadados com as multas em educação de trânsito, propagandas institucionais ou outras medidas que poderiam reduzir, sim, o número de acidentes.
    Enquanto as chefias da PRF continuarem a ser definidas em lojas de maçonaria, nada mudará em relação ao cenário atual.
    Somos todos vítimas, motoristas, Policiais e toda a sociedade que paga altos impostos, taxas e tarifas de vários nomes e nada recebe de volta.
    Me solidarizo a todos os Policiais Rodoviários Federais do Paraná que hoje estão se desdobrando para atender as suas atribuições e sem o respaldo de seus superiores.
    Lamento e choro juntamente com as famílias que perderam seus entes queridos.
    Infelizmente somos vítimas e responsáveis ao mesmo tempo.
    Fica registrado um profundo pesar; Por tudo aquilo que poderíamos ser e desperdiçamos pela nossa falta de acão!

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