quarta-feira, janeiro 02, 2013

Vereadora Ana Maria Holleben é sequestrada em Ponta Grossa





Após a posse, por volta das 17 horas, a caminho da Câmara Municipal, a vereadora Ana Maria de Holleben (PT) foi sequestrada por bandidos armados que a levaram e entraram em luta corporal com o segurança da vereadora. O crime aconteceu na Avenida Visconde de Taunay, no bairro da Ronda. O registro da ocorrência foi feito pelo filho da vereadora, Márcio Luiz de Holleben Silva, na 13ª Sub Divisão Policial.
Informações extraoficiais coletadas peloBLOG DO JOHNNY dão conta que os bandidos abordaram o veículo em que estava a vereadora, um Audi 80, de propriedade do seu segurança, em um veículo Gol cor branca e uma moto. Os bandidos furaram o pneu do Audi para que o segurança não os perseguisse.
Em depoimento à polícia, o filho da vereadora relatou que Ana Maria fez contato por volta das 17 horas informando que havia sido sequestrada. Ela disse ainda que retornaria a ligar à noite.
O crime que está sendo investigado é sequestro e cárcere privado. O delegado que investiga o caso, Danilo Cesto, realizou diligências acompanhadas do segurança da vereadora e do seu filho. A polícia refez o trajeto e tomou depoimentos das testemunhas. Policiais do Grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (TIGRE), especializado sequestros, de Curitiba, eram aguardados ainda hoje para acompanhar as investigações. “Existe a informação de que algumas pessoas pararam o veículo onde estava a vereadora e a retiraram. Usaram de ameaça com o motorista. Ela entrou em contato com familiares e disse que está bem. Aparentemente ela foi levada sem o seu consentimento”, informou aoBLOG DO JOHNNY o delegado que cuida do caso, Danilo Cesto.
ELEIÇÃO – Instalada sessão especial para eleição da Mesa Executiva às 17 horas, somente os 11 vereadores do bloco de situação adentraram ao plenário. Os vereadores de Oposição permaneceram reunidos no gabinete do vereador Doutor Pascoal Adura (PMDB). A sessão, presidida pelo vereador George Luiz de Oliveira (PMN), o mais votado nas últimas eleições, foi paralisada cerca de uma hora depois. Os trabalhos foram encerrados por volta das 20 horas e uma nova sessão foi convocada para amanhã, às 10 horas. A eleição da Mesa Executiva só poderia acontecer com a presença de doze vereadores em plenário (maioria simples).
Pessoas nas galerias da Câmara Municipal se revoltaram com a ausência dos vereadores em plenário, sendo incitadas por George, que acusava os vereadores da Oposição de estarem conduzindo uma “manobra”. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estiveram na Câmara Municipal para garantir a segurança.
“É uma ofensa ao estado democrático de direito quando vemos uma colega que foi sequestrada de forma absolutamente violenta. Mostra a insegurança que estamos vivenciando na Câmara Municipal. Em respeito a ela não entramos em plenário. Não se justifica a arbitrariedade pelo vereador que presidiu a Câmara de manter paralisada mais de três horas, considerando que estamos aflitos esperando notícias de uma colega. O presidente deveria fazer a verificação de quórum uma vez e convoca-la para os dias posteriores”, criticou o vereador Pietro Arnaud (PTB).
“Aqui na Casa a gente já teve a oportunidade de conviver com isso algumas vezes, mas não da forma tão violenta e agressiva como aconteceu hoje. Vamos aguardar as investigações”, comentou o vereador Doutor Pascoal Adura (PMDB).
“Foi um fato lamentável. Vamos aguardar as investigações policiais. Um crime hediondo. Espero que nenhum grupo político esteja por trás disso”, disse o vereador Valdenor Paulo do Nascimento – “Cenoura” (PSC), candidato oficial da Oposição ao cargo de presidente.
“É lastimável. Esperávamos uma eleição tranquila. Tínhamos a maioria, mas infelizmente uma colega nossa foi sequestrada chegando às dependências da Câmara Municipal. Isso demonstra que esse sequestro tem a ver com a eleição da Mesa Executiva, que comanda os trabalhos da Casa. Iríamos ganhar, temos um trabalho de fiscalização e alguma coisa está acontecendo”, acredita o vereador Aliel Machado (PC do B), segunda opção da Oposição na disputa pela presidência do Legislativo.
Os vereadores Pietro Arnaud, Antonio Laroca Neto (PDT) e Aliel Machado defenderam a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o caso após o processo.
“Esperávamos uma eleição tranquila através do voto de cada vereador. Infelizmente aconteceu este incidente desagradável com a vereadora Ana Maria e o que estamos preocupados é com a segurança e a integridade física da vereadora. Jamais poderíamos entrar em plenário sem ter certeza que a vereadora está bem”, defendeu o articulador político da Oposição, José Elizeu Chociai (PTN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário