terça-feira, dezembro 29, 2009

Quatro pessoas da mesma familia perdem a vida na BR 277

Um grave acidente registrado pela PRF nesta segunda feira (28), vitimou fatalmente quatro pessoas da mesma familia que seguiam sentido Curitiba, ao litoral. A colisão frontal aconteceu às 21h45 na BR 277, no KM 211, próximo a Teixeira Soares. O GM/Monza, placas de Cascavel conduzido por Claudiane Braganholo, de 27 anos, perdeu o controle, desgovernou-se, caiu numa canaleta, em seguida atravessou o canteiro central invadindo a pista contraria e bateu de frente com o caminhão Volvo FH12, placas AJH-4847 de Ponta Grossa, conduzido por Julio Cezar Miléski, 38. O motorista do caminhão sofreu lesões leves e ao perceber a tragédia ocorrida, desesperou-se e se ajoelhou  no asfalto chorando. Dos cinco ocupantes do Monza, apenas um sobreviveu, sendo Vitória Bragagnollo Morais, de 7 anos de idade que foi levada ao Hospital Santa Casa de Irati com ferimentos graves, onde corre risco de morte.
Morreram no local: Claudiane Braganholo, 27 anos de idade, Mariza Toledo Braganholo, 55 anos (mãe de Claudiane), Rogério Luiz Braganholo (marido de Mariza), José Vitor Moraes, de apenas 3 anos de idade.
Os corpos foram encaminhados a IML de Ponta Grossa para as devidas providencias, na terça-feira (29) foram liberados à familia para sepultamento em Cascavel.

Texto: Silvia Costa
Fotos: Kelly Ramos



CRIANÇAS RECEBEM BRINQUEDOS

Numa parceria da prefeitura de Rebouças, e contando com o apoio do deputado federal Airton Roveda foram adquiridos brinquedos, os quais foram entregues para os alunos da rede municipal de ensino, na tarde de 23 de dezembro

César Pinotti, assessor parlamentar do deputado Roveda comentou sobre a importância desse ato. “Todos nós um dia fomos criança e sabemos como é um momento importante para as crianças. Estamos felizes em representar o deputado Roveda nesse momento feliz”, disse Pinotti.

O chefe de gabinete da prefeitura de Rebouças, Joaquim Carlos Franco lembrou as conquistas já realizadas, nessa parceria com o deputado Roveda. “O Airton é um amigo e sempre que precisamos de sua ajuda ele está disposto a colaborar. Somente neste ano, recebemos um caminhão, além de outra emenda para aquisição de mais um caminhão trucado. Está disponibilizando uma emenda para 2010 no valor de duzentos mil reais, que provavelmente será para aquisição de um micro-ônibus para a Saúde, enfim são vários os benéficos conseguidos para Rebouças por meio da atuação do Airton Roveda”, destacou Franco.


CLAYTON BURGATH-Jornalismo

MUNICÍPIO RECEBE AMBULÂNCIA E PREFEITO FAZ BALANÇO DE 2009

No dia 23 de dezembro, foi entregue oficialmente uma ambulância para a secretaria municipal de Saúde de Rebouças, fruto de emenda do deputado estadual, Luis Claudio Romanelli junto ao governo do Estado.
O prefeito Luiz Zak comentou que o veículo chega em boa hora. “A população sabe as dificuldades que encontramos neste ano, quando assumimos a administração. As ambulâncias que o município contava eram muito velhas e não correspondiam com as expectativas” citou Zak.
O prefeito comentou que apesar das dificuldades, o ano encerra-se com saldo positivo, pois foram adquiridos caminhões, veículos novos, quatro ônibus escolares, aquisição de máquinas e equipamentos para serviços da secretaria de Agricultura, pagamento de compromissos herdados, a crise financeira encontrada no hospital local foi amenizada de maneira significativa, e realizada a recuperação de grande parte da malha viária.” Foi um ano de desafios, mas que rendeu bons frutos. Para 2010 a expectativa é de grandes avanços pois temos muitos projetos que irão começar a serem colocados em prática”, conclui Zak.

Fim de ano

A Polícia Militar, 2ª Companhia solicita a população, que durante o período de passagem de ano, sejam redobradas as atenções quanto aos devidos cuidados com suas residências, evitando-se as ações de marginais, e os encontros festivos com familiares ou entre amigos, procurar não virar tragédias, como discussões e desavenças desnecessárias, evitar a excessiva ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente não beber quando em condução de seus veículos, evitando dessa forma acidentes, ainda, é comum nesse período a ocorrência de perturbação da tranquilidade, para tanto evitá-las, evitando festas perturbadoras, respeitando dessa forma seus vizinhos que merecem respeito, queima de fogos de forma perigosa que sempre causam acidentes irreversíveis, para tanto são inúmeros os fatos ocorridos, que viram notícias, manchetes nesse período, poderíamos elencar inúmeras, relembrar, para tanto a Polícia Militar, deseja que todos tenham uma ótima festa, com diversão e sem problemas comuns que podemos evitar tomando os devidos cuidados, cidadão faça a sua parte cuide de sua vida e preserve a do próximo, só assim teremos uma qualidade de vida melhor e sem desgraças... “CIDADÃO MUDE ESSE QUADRO EM VEZ DE FICAR CRITICANDO ESPERANDO QUE OS OUTROS FAÇAM O QUE A SUA OBRIGAÇÃO E PRINCIPALMENTE NÃO VIRE ESTATÍSTICA”


PM

Atenção revendedores de carros de Irati e região

A Polícia Militar, 2ª Companhia, orienta os revendedores de veículos automotores de nossa cidade e região, que tenham o devido cuidado, cautela no momento em que autorizar os clientes na verificação desses veículos (experimentar), que o façam acompanhados de funcionário, pois está ocorrendo a prática do uso indevido desses veículos para ações delituosas, além da probabilidade de serem furtados.




PM

Veículo é abandonado na BR 277 com 49 Kg de drogas

Irati - Neste domingo (27), por volta das 6h30, a Polícia Rodoviária Federal de Irati









foi comunicada de um acidente que havia ocorrido no Km 239, da BR 277, ao chegar no local constatou-se tratar de um veículo Honda Civic, placas MEY-9205, de Joinvile, Santa Catarina. O veículo estava abandonado. No porta malas encontraram diversos tabletes de entorpecente (maconha), e fundos falsos com a mesma droga, totalizando um total de 49Kg de entorpecentes. O veículo e a droga foram removidos para o posto da PRF para uma melhor averiguação.


Texto: Silvia Costa, da Redação
Fotos: PRF

Rapaz descrente tenta tirar a vida

Irati - Neste sábado (26), Alcione Florindo, de 24 anos de idade tentou tirar a vida na localidade de Riozinho dos Anciutti. Segundo informações da Policia Militar, Alcione estava embriagado e transtornado onde tentava enforcar-se numa árvore de aproximadamente 20 metros de altura, a família e amigos tentaram impedi-lo de cometer tal ato, mas, mesmo assim, se jogou da árvore, sofrendo escoriações. Alcione foi socorrido pelo SIATE e passa bem.

SC

Residência é arrombada na zona rural de Ivaí

Ivaí - Residência é arrombada na localidade de Barrera, zona rural de Ivaí. Segundo o proprietário da casa, Joubert Luiz Cominesi que retornava de viagem, ao chegar em casa por volta das 19h deparou-se com a residência arrombada, furtaram a caminhonete Mitsubishi L200, placas AZF-0030, cor vermelha, ano 2003 e de um barracão próximo a residência levaram um trator, marca Valmet, modelo BM 100, cor amarela, ano 2009. Além de levarem os documentos dos veículos que estavam na residência.

SC

Carro é recuperado na BR 277

Irati – Um veículo foi recuperado nesta segunda-feira (21), por volta das 19h40 após denúncia através do 190. A viatura Povo Centro, com apoio da Rotam, deslocaram até a localidade de Florestal, próximo a BR 277, onde havia um veiculo Ford/Fiesta, cor preta, sem placas, sem ocupante em atitude suspeita. Após consulta via Celepar foi constatado que o veiculo de placas ARD-1777, havia sido roubado na noite de sábado, na cidade de São João do Triunfo, e as vítimas liberadas no interior do município de Imbituva. O automóvel foi entregue na Delegacia de Irati.

SC

Rapaz embriagado acidenta-se na véspera do Natal

Irati - Na véspera do Natal (24), a equipe policial prestou dois atendimentos por volta das 2h da madrugada, o primeiro deles ocorreu na rotatória XV de Novembro, onde o veículo VW/Gol, placas AFF-3076, conduzido por P. R. P. colidiu na própria rotatória danificando o veículo e o ferindo na boca. O condutor do carro estava em visível estado de embriagues, foi feito às notificações e a apreensão da CNH.

Outro fato ocorreu na Vila São João, segundo o relato de B.L.C., de 17 anos de idade quatro elementos o agrediram com chutes e pauladas, porém, B. não soube informar os motivos para tal atitude e quem eram os elementos, pois estava em visível estado de embriaguês.

SC

domingo, dezembro 27, 2009

Policia Civil de Prudentópolis elucida homicídio

Em menos de 03 horas após o crime de Homicídio, Policiais Civis de Prudentópolis, elucidaram crime de homicídio bárbaro ocorrido na manhã do dia 25 de dezembro de 2009, quando a vitima LEONIDES PINTO, 49 anos foi executado brutalmente com vários golpes de madeira “ripa”.

As investigações tiveram início logo após o cometimento do crime e que através de um brilhante trabalho investigativo chegaram aos autores do brutal crime, onde apreenderam um adolescente de 15 anos o qual confessou a autoria e a participação de outro adolescente de 13 anos idade, o qual já foi identificado.

Fonte: Delegacia de Policia Civil de Prudentópolis

Homem com faca de 20 cm na cabeça é operado no interior de SP

Médicos de São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, tentam tirar uma faca de 20 centímetros da cabeça de um homem de 25 anos. Por volta das 17h30 desta sexta-feira (25), ele estava sendo operado, e a cirurgia deve demorar, no mínimo, três horas.

O homem está com a faca na cabeça desde a madrugada. Ele foi encontrado caído na rua. A radiografia do crânio mostrou que a faca perfurou o cérebro, causando um ferimento que, na maioria dos casos, é fatal.
Durante toda a sexta, os médicos ficaram reunidos para decidir o que seria feito e optaram pela cirurgia. O estado de saúde do homem é muito grave.


FONTE: Globo.com

Aluno vai à escola vestido de Papai Noel e leva suspensão

O estudante americano Michael Hance, 18 anos, afirma que queria apenas compartilhar o espírito natalino com seus colegas de ensino médio da Filadélfia. Mas, por ter ido à escola vestido de Papai Noel, Hance ganhou uma suspensão de presente.

O diretor suspendeu o aluno sob alegação de que ele teria atrapalhado as aulas ao não usar uma vestimenta de acordo com as normas do colégio. Hance admite que pediu autorização para usar a roupa, e que o pedido foi negado pela secretaria da escola.

“Mas havia alunos com gorros de Natal e chifres de rena, e nenhum deles foi mandado pra casa”, reclama. Seus pais também questionaram a suspensão. “Não sei qual é o mal provocado por meu filho”, afirma a mãe, Barbara. “Ele estava distribuindo doces, só isso.”
Depois de ser punido, Hance decidiu abandonar o plano de comprar uma fantasia de coelho para ir à escola na Páscoa. “Melhor não.”

FONTE: G1

Duas crianças morrem afogadas em buraco que encheu com água da chuva

Duas crianças morreram afogadas em um buraco aberto na terra e que encheu de água depois da chuva que caiu no município de Jussara, região Noroeste, nesta sexta-feira (25). Os dois meninos, um de 6 e outro de 7 anos, resolveram sair para brincar na chuva durante a tarde do feriado de Natal. As famílias deram por falta das crianças e só encontraram os dois por volta das 23 horas, mortos na água.

Segundo o cabo da Polícia Militar, Edson Lopes, era mais ou menos 17 horas quando as crianças, que eram vizinhas, saíram de casa e não voltaram mais. Quando as famílias perceberam a demora iniciaram as buscas e ainda levou tempo para que os meninos fossem localizados.
Na busca, um dos parentes encontrou um chinelo ao lado da poça que fica próxima a uma linha férrea desativada. “No que eu entrei, dei um passo e já dava quase dois metros de fundura. Tirei um dos corpos e falei para o rapaz que estava comigo que o outro também estava ali”, contou Ernandes Godinho, que encontrou os meninos, em entrevista ao Paraná TV.
O buraco no chão foi aberto com uma escavadeira durante a semana para que a terra pudesse ser usada em alguma obra. A profundidade era de quase dois metros e não havia nenhuma sinalização alertando sobre o risco. “Não parecia que teria algum risco”, explicou o policial, pois não se esperava que a enxurrada escorresse para o local.
Os corpos foram levado para o Instituto Médico Legal (IML) e o velório e os enterros estão previstos para a tarde deste sábado (26).

Índios às margens da Br 277 exige maior cuidado dos motoristas

Os motoristas que trafegam pela BR-277 neste final de ano alem dos cuidados normais que devem tomar em virtude do trafego intenso no período, estão sendo alertados para mais um complicador. Na região da área indígena no município de Nova Laranjeiras, existe uma concentração muito grande de índios às margens da rodovia. Muitos deles bêbados, além de crianças que frequentemente atravessam a pista sem a devida atenção. Isso vem ocasionando atropelamentos e situações de risco. Para a PRF os culpados são os comerciantes que vendem bebidas alcoólicas para os indígenas, mesmo sabendo do crime que estão cometendo. É necessário uma fiscalização rigorosa por parte das autoridades para que fatos como esse não aconteçam. Nas ultimas 24 horas uma criança de 3 anos foi atropelada e morta, na BR 277, no trevo de acesso à Quedas do Iguaçu e o motorista atropelador fugiu do local sem prestar atendimento á vítima. A polícia tentou colher informações de indígenas que estavam próximos ao acidente, mas como estavam bêbados, nada souberam informar. Uma outra ocorrência registrada na manhã de sábado ( 26 ), foi a queda na pista de um índio que estava embriagado, causando-lhe ferimentos graves na cabeça. Ele foi atendido pela ambulância da Eco Cataratas e trazido para o Hospital São José, com suspeitas de traumatismo craniano.

sábado, dezembro 26, 2009

Acidentes matam onze nas estradas do Paraná

As estradas paranaenses tiveram um dia de Natal movimentado, com acidentes registrados em quase todas as regiões. Do dia 24 até as 18h de ontem, foram registrados onze mortes em rodovias no Estado. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) somente no dia 24, foram contabilizados 136 acidentes, com 76 feridos e sete mortes. Já a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou ontem 23 acidentes, com 16 feridos e quatro vítimas fatais.

Segundo a PRE, na PR-158, na região de Pato Branco, por volta das 14h de ontem, Nelson Luiz Costas, de 60 anos, morreu depois de perder o controle do carro e bater em um barranco. Outro óbito foi registrado no município de Uraí, onde duas motocicletas colidiram com um automóvel, no quilômetro 20 da PR-442. O condutor de uma das motos, Lucas Alves Lucas, de 18 anos, foi arremessado contra o parabrisa do veículo e morreu no local.

A PRE registrou ainda mais duas vítimas fatais na PR-218, em Loanda. Na ocasião, duas motocicletas colidiram com outro veículos. Desde o começo da operação Fim de Ano, às 18h da última sexta-feira, a PRE registrou 44 acidentes, com 53 feridos.
Foram registrados vários acidentes na BR-376, principalmente em trechos de serra, que resultaram em diversos pontos de congestionamento. Ontem pela manhã, um caminhão que transportava cosméticos e produtos de perfumaria tombou, no quilômetro 683, no sentido Joinville, próximo à entrada de Garuva-SC. Segundo a PRF, parte da carga foi saqueada.
Segundo a concessionária Ecovia, que administra o trecho entre Curitiba e Paranaguá, no final da tarde de ontem, o fluxo superava a marca de 1,2 mil veículos por hora. Somente ontem, a Ecovia estima que cerca de 23 mil veículos tenham deixado Curitiba em direção ao litoral.

Paraná Online

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Família perde a vida na vespéra do Natal

Na madrugada do dia 24, por volta das 5h50, cinco pessoas entraram em óbito, vítimas de acidente na BR 376, KM 473, Rodovia do Café, saída para o norte do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Posto Caetano, o veículo Gol da família colidiu frontalmente com outro veícul - Tipo, ambos de Curitiba. Havia neblina e a pista estava escorregadia um dos carros realizou ultrapassagem e colidiram-se. O veículo Gol com a família esta indo passar o Natal na cidade de Terra Boa. Entraram em óbito no local: ALAN SANTANA CASSARO, 14 anos, JENIFFER SANTANA CASSARO, 12 anos, GENY FRANCISCO SANTANA CASSARO, 38 anos, INIVALDO CASSARO, 41 anos de idade e GESSICA TATIANE SANTANA, 17 anos. Os passageiros do outro veículo tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Bom Jesus e Santa Casa.

IML Informa

Entrou em óbito no dia 24, ZITA KASPRZAK, 59 anos, vítima de acidente de trânsito na BR 476, Km 285.

Nove pessoas saem feridas após capotamento na BR 277

Por volta das 6h27 do dia 24, um micro ônibus, marca volare, modelo W-88, placas MEM-6741 de Rio Negrinho, Santa Catarina, conduzido por Pedro de Jesus capotou na BR 277, próximo ao Posto Soledade, em Guarapuava com 9 pessoas.
Os passageiros do micro onibus, Raquel Rodrigues Cardoso, de 48 anos, M.C.J., de 1 ano, Fernanda Cristina Mello, 20 anos, Marlene Aparecida Ferreira de Jesus, 38 anos, Antonio Costa de Jesus, 61 anos, João de Jesus, 61 anos, Claudete de Jesus, 19 anos, Valdinei Nogueira dos Santos, 23 anos de idade e F.J., de 6 anos tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Municipal de Guarapuava.

SC

Repórter é morto pelo amigo com 12 facadas


O repórter policial Antônio Carlos Bernardino, conhecido por "Tonhão", da Rádio Difusora, de Guarapuava, foi encontrado morto em seu apartamento, no centro do município, na manhã de quarta-feira (22), com várias facadas pelo corpo. Horas mais tarde, o suspeito do crime, Audrey Leionel Bohrer, 21 anos, foi preso.

Segundo a delegada Maritza Haisi, da 14.ª Subdivisão de Polícia Civil, colegas estranharam Antônio não ter ido trabalhar e foram procurá-lo, por volta das 10h30.
Encontraram pingos de sangue no corredor e próximo à porta do apartamento e chamaram a polícia. A delegada, com a ajuda de um chaveiro, abriu a porta e encontrou Antônio morto no quarto, com 12 facadas.

Câmeras
Pelas imagens das câmeras de segurança do prédio e por depoimentos, a polícia chegou a Audrey. Ele foi preso em casa, por volta das 14h30, com cortes recentes de faca nos ombros.
O rapaz disse à delegada que esteve na noite anterior no apartamento, discutiu com Antônio, entrou em luta corporal com ele e o matou com uma faca de cozinha.
O crime deve ter sido próximo da meia-noite, horário em que as câmeras registraram a saída de Audrey do prédio. Maritza ouviu o suspeito, mas preferiu não divulgar os motivos da briga entre autor e vítima.


Paraná Online

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Adolescente de 15 anos é encontrada morta a tiros

Uma adolescente de 15 anos foi encontrada morta, terça-feira (15), na localidade de Lajeado, em Telêmaco Borba. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de crime passional, uma vez que o namorado de Camila Cristiane Schneider Pinto está desaparecido desde a noite de segunda-feira. De acordo com a Polícia Militar, o corpo apresentava marcas de tiro na testa e no lado esquerdo da barriga. Segundo a PM, o cadáver estava a 30 metros da cabeceira do Rio Imbauzinho, numa estrada secundária. O Instituto Médico Legal de Ponta Grossa resgatou o corpo.
O delegado Jonas Eduardo Peixoto do Amaral, responsável pelas investigações, revela que há indícios de que o assassino seja o namorado da garota. "Ele entrou em contato com ela na noite anterior ao resgate do corpo, marcando um encontro", conta. Informações já colhidas pela polícia indicam que Camila queria encerrar o relacionamento. Nos próximos dias, os pais da vítima serão ouvidos em depoimento. E em Jaguariaíva, a Polícia Civil investiga o assassinato de Diego da Silva Rodrigues, 21. O corpo dele também foi encontrado na terça-feira, com o rosto desfigurado por que foi comido por animais. De acordo com o investigador Emerson Sobejero, a identificação foi possível porque havia uma foto dele na delegacia. Já o IML de Ponta Grossa atestou que era o rapaz pela impressão digital e arcada dentária. Segundo o policial, Diego foi assassinado a tiros e uma das linhas de investigação é queima de arquivo. "Esse rapaz era de Curitiba e trabalhava como guardião de um posto de combustíveis desativado, que fica perto da praça de pedágio da PR-151. Há 15 dias, ladrões furtaram equipamentos da lanchonete que ficava anexa ao posto", relata Emerson. Na mesma época em que aconteceu o roubo, conta o investigador, Diego estaria oferecendo um freezer aos moradores da Vila Kennedy. "Ele foi encaminhado até a delegacia para explicar o furto e agora estamos apurando se o homicídio tem ligação com esse outro crime", destaca, acrescentando que o jovem morto não tinha passagens pela polícia.
Segundo a família de Camila, o assassino confessou o crime para um parente que trabalha numa padaria de Telemaco Borba através de um telefonema, o fato veio a tona após a dona da padaria relatar o fato a avó materna de Camila. "A adolescente tinha sonhos e  foi interrompido por esse marginal que premeditou o crime com frieza e crueldade. E o sigilo telefônico não se aplica nesse caso? Este assassino não pode ficar impune!", declara uma parente da família.
 

Assaltante é preso em Prudentópolis

Na última quinta-feira (17), uma equipe do projeto POVO, do 5º Pelotão de Polícia Militar de Prudentópolis, se deslocou até a Rua Domingos Luiz de Oliveira, em uma distribuidora de bebidas, onde três indivíduos, sendo um deles armado com arma de fogo, chegaram e deram voz de assalto. A vitima reagiu, agredindo o rapaz armado, onde no meio da confusão o assaltante efetuou um disparo na direção da vítima, não o acertando, momento em que os criminosos empreenderam fuga. A equipe realizou patrulhamento e buscas no matagal para onde um deles tinha fugido, mas não obteve êxito.
Perto das 9h da sexta-feira compareceu na sede do 5º Pelotão a vítima, relatando ter reconhecido a pessoa que teria lhe dado voz de assalto e efetuou um disparo com arma de fogo. De imediato a equipe foi até o local, onde o autor do crime se encontrava, sendo este identificado como W. S., 29 anos, que assumiu a autoria dos fatos e disse que estava na companhia de outras duas pessoas que não conhece.
Na residência do autor dos fatos foi encontrado o revólver calibre 38, municiado com duas munições - sendo uma deflagrada, a qual teria sido utilizada na tentativa de roubo. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao autor e ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Prudentópolis, junto com a arma de fogo, para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

Carro pega fogo no começo da madrugada

No começo da madrugada desta terça-feira (22), à 0h40, o veículo C10, placas de Irati, ABP-5109, pegou fogo, na Rua Francisco Pabis, cruzamento com a Rua Teixeira Soares. O seu proprietário, Audio Bakovicz, se deslocava do bairro Lagoa para o Alto da Lagoa.

As chamas foram contidas pelo Corpo de Bombeiros de Irati.

Rádio Najuá

Criança morre atropelada na 'Ronda'



Na tarde de ontem uma mulher e uma criança foram atropeladas na Rua Visconde de Taunay, sentido centro, logo após o viaduto da Santa Paula. O Gol preto colidiu com as vítimas e derrubou um poste e uma árvore e bateu em um poste de iluminação. A sequência correta do que aconteceu ainda não se sabe. O Instituto de Criminalística esteve no local, apurou algumas informações, mas precisa realizar uma análise completa do caso.
O motorista, Jeferson Puznia, de 23 anos, relatou que não se lembra do que ocorreu exatamente. Do ponto em que o carro freou até onde parou após o acidente a distância é de aproximadamente 12 metros. O corpo do menino foi arremessado na pista de sentido contrário. O menino Felipe Castro Arruda, 12 anos, faleceu na hora. Ele foi identificado através do Cartão de Passagem que estava no bolso da sua calça. A mulher que estava com ele é sua cunhada, mas ainda não se sabe seu nome. Ela está internada no Hospital Bom Jesus, onde passa por exames. Seu estado é grave e corre risco à vida. De acordo com o relato inicial do condutor, ele estava descendo a rua dentro da velocidade permitida e Felipe fez de conta que ia atravessar a via e sua cunhada o puxou pela mão. Jeferson disse que acreditou que o menino fosse cruzar e freou. Devido à chuva o carro derrapou e chocou-se com as vítimas. Policiais colocaram o motorista dentro da viatura para garantir que ele não fosse agredido pela população local.

JMNEWS

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Mara Cornelsen festeja 30 anos de jornalismo policial

Completar 30 anos bem-sucedidos de profissão é motivo de festa. Mas três décadas de jornalismo policial não é para qualquer um. A Tribuna tem em seu quadro de funcionários, Mara Cornelsen, a primeira mulher no Paraná a se aventurar na reportagem policial, um mundo até então masculino. Ela completa 30 anos de profissão e é atual coordenadora da equipe policial do jornal.

Neste tempo, a Mara escreveu a história de muita gente. Algumas boas, outras nem tanto, o que fez muitos morrerem de medo do “peso da caneta” da Mara. “Lembro quando ela foi proibida de entrar na Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), em 1987. Ela presenciou a briga de policiais civis e militares na Rua XV de Novembro e publicou”, contou o repórter Antônio Nascimento, da Rádio Banda B.

Até em camburão da PM a Mara já passou a madrugada a trabalho. “Pegou chuva, passou frio, e escreveu um belíssimo texto mostrando o que é a Choque (Companhia de Choque). Uma matéria como nunca vista antes na PM”, contou o major Chehade Elias Geha, comandante unidade à época da reportagem.

IML Informa

Nesta terça-feira (23) entram em óbito:

Ás 7h da manhã, deu entrada no IML, José Augusto Barreto, 29 anos, acidente de trânsito na rodovia, localidade de Ventania.

Ás 9h da manhã, Marcio José de Oliveira, de 17 anos de idade também entrou em óbito na Rodovia, localidade de Ventania por acidentre de trânsito.

Ás 9h30, Claudimara Sydulovicz, de 26 anos de idade morreu por arma de fogo no Hospital Dr. Feitosa de Telemaco Borba.

terça-feira, dezembro 22, 2009

Caminhão e ônibus batem de frente na BR-376

Uma pessoa morreu e pelo menos 13 ficaram feridas em uma colisão frontal entre um caminhão e um ônibus do Expresso Princesa dos Campos, na terça-feira (22), por volta de 0h30 de ontem, na BR-376, Km 535, próximo à Colônia Witmarsum, entre Curitiba e Ponta Grossa.
O pedreiro João Maria de Oliveira Junior, 25 anos, que estava se preparando para desembarcar no ponto seguinte, morreu na hora, depois que o caminhão atravessou o canteiro central e invadiu a pista contrária, acertando em cheio o ônibus.
Os dois motoristas, do ônibus e do caminhão, e outras 11 pessoas tiveram ferimentos leves e não correm risco de morrer. Elas foram encaminhadas aos hospitais de Campo Largo e Ponta Grossa.
O ônibus, que seguia no sentido Curitiba, havia saído da rodoviária daquele município por volta de 22h45 praticamente na metade da viagem aconteceu a colisão com o caminhão dirigido por Tiago Liberato, carregado com um contêiner vazio. Os passageiros que não se feriram seguiram a viagem em um ônibus reserva.

Paraná Online

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Pista sul da BR-376 é liberada após grave acidente

Um grave acidente interditou completamente a pista sentido Santa Catarina da BR-376, no quilômetro 670, na tarde deste sábado (19).

Um Ford Ka e uma carreta carregada de combustível se envolveram em um acidente. Após a colisão, a carreta pegou fogo. Segundo a PRF, um congestionamento de 22 quilômetros se formou no local.
Duas pessoas morreram e outras duas foram encaminhadas para hospitais da região em estado grave. A pista foi completamente liberada no final da tarde.

Paraná Online

Encontrado morto no Rio Passaúna

Por volta das 8h, moradores do bairro Ferraria, em Campo Largo, encontraram o corpo de um rapaz, aparentando entre 30 e 35 anos, caído nas águas do Rio Passaúna. Ele provavelmente morreu por afogamento, mas a causa da morte será apurada a partir de exames do Instituto Médico Legal.

Cavalos matam homem em Rebouças

Rebouças – Na manhã desta segunda-feira (21), por volta das 11h10, o carroceiro José Benedito de Freitas, de 67 anos perdeu a vida na localidade de Barreiro em Rebouças. José Benedito estava com duas outras passageiras na carroça, uma menina de 15 anos e a outra de 6 anos de idade, os cavalos dispararam fazendo-o cair, em seguida os cavalos passaram com a carroça por cima de José, o que o fez entrar em óbito no local. As duas passageiras não tiveram ferimentos.




Texto: Silvia Costa, da Redação

domingo, dezembro 20, 2009

Presos fogem da Cadeia de Irati

Irati – Dez presos fogem da Cadeia de Irati na noite de quinta-feira (17). Até o momento foram recapturados pela Polícia Militar dois fugitivos, João Jacques Moreira, acusado de latrocínio, roubo seguido de morte, na cidade de Inácio Martins e Verediano Francelino dos Santos, de 23 anos de idade. A Cadeia de Irati que tem capacidade para 24 presos, estava no dia com 70 presos.


De acordo com o investigador da Polícia Civil, Roberto Carvalho, os detentos fugiram pelo solário, depois de serrar uma das grades usando ferramentas improvisadas. Em seguida, fizeram uma ‘teresa’- corda formada por lençóis e madeira - e pularam para o lado de fora do muro.

“Existe um alarme que dispara quando as grades são tocadas, porém no momento da fuga o equipamento não emitiu os sinal”, conta Roberto.

No momento da fuga, encontrava-se dentro do veículo estacionado na Rua XV de Julho, próximo ao muro da Delegacia de Polícia, o Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, o Capitão Renato dos Santos Taborda que percebeu a ação dos criminosos e avisou a equipe policial. No mesmo instante parou um veículo Gol, próximo ao muro, de cor preta, placas AOW-8075, da cidade de Irati e nele embarcaram quatro foragidos. Os policiais perseguiram o carro, sendo o condutor Nivaldo José Rigon, de 38 anos de idade, conhecido por Juca Rigon. Encaminhado a Delegacia de Polícia Rigon confessou que colaborou com a fuga dos mesmos. Além de Rigon, foi chamado um taxista para ajudar na corrida, o qual também depôs na delegacia.

Estão foragidos da cadeia: Anderson Romão (suspeito de matar a namorada de 15 anos com tiro); Arisseu Matozo, conhecido por ‘Aristeu’, (embriaguez ao volante); João Carlos Fernandes (roubo); João Maria Raimundo e Valdemir da Conceição (roubaram e degolaram taxista); Leonildo Silva de Souza, de Prudentópolis (roubo); Leandro Batista Mendes (furto); José Leandro Moreira (suspeito de assassinar a tiros e facadas um chacareiro em Inácio Martins). Segundo Roberto, o equipamento de segurança foi consertado e a grade danificada também. Acrescenta ainda dizendo que os presos foragidos são considerados perigosos, sendo homicidas e assaltantes. Portanto, colabore com a polícia, denuncie através do 190.



Texto: Silvia Costa, da Redação com informações da PM, PC e Corpo de Bombeiros.
Informações: Marina Lukavy, da Redação

Homem é preso por crime ambiental

Rio Azul - Foi preso nesta sexta-feira (18), por volta das 17h, Eloi Mazur, residente na Rua Antonio Cação, da cidade de Rio Azul. Segundo a Rotam, Eloi possuía um mandado de prisão preventiva, o mandado foi expedido pelo Juiz de Direito da Comarca de Rebouças, por crime contra o meio ambiente, Lei nº 9605/08. Há aproximadamente 50 dias está preso também, o seu irmão Jorge Mazur pelo mesmo crime. Segundo o Delegado de Polícia de Rebouças, Lúcio Lugli, os irmãos só saírão da cadeia se conseguirem "Habeas Corpus", caso contrário irão passar o Natal atrás das grades.
SC

Loja é roubada em Irati

Irati – Foi roubada nesta terça-feira (15) uma loja na Rua 7 de Setembro, no centro da cidade de Irati. Segundo informações, a loja foi roubada por dois elementos, sendo que um deles ficou na porta e o outro adentrou dando voz de assalto. A vítima ainda informou que o elemento portava uma arma de fogo, possivelmente, calibre 38. Após a Polícia Militar ser informada através do telefone 190 sobre o roubo na empresa deslocaram-se até o local. A equipe de plantão colheu informações necessárias com as vítimas e testemunhas, em seguida, deslocaram-se até a residência de um suspeito, conhecido como F.M., de 17 anos de idade, residente no Bairro Dallegrave, onde o mesmo foi apreendido. Na delegacia, a vítima reconheceu o suspeito como autor do roubo, na seqüência a proprietária da loja informou que o valor roubado foi de aproximadamente R$ 30 mil reais em dinheiro e R$ 40 mil em cheques. Porém, não foi encontrado dinheiro e nem cheques com o suspeito.

SC

Rapazes são pegos com drogas em Irati

Irati – Na madrugada da quinta-feira (17), a equipe policial de plantão abordou um veículo suspeito na cidade de Irati. O veículo Fiat/Pálio, placas AQH-6267, conduzido por G.F.B. e o passageiro R.E.P.. No momento das buscas, o policial encontrou no bolso da calça de “R.” certa quantia de substância entorpecente – maconha. Questionados sobre a procedência da droga, os mesmos relataram que são usuários e que haviam momento antes da abordagem feito o uso da droga. Os infratores, o veículo e a droga foram encaminhados a Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.

SC

Rapaz atea fogo na casa da sogra

Irati - Gerson Hartmann, neste sábado (19), por volta das 21h ateou fogo na residência da sogra, Teresinha situada na Francisco Pabis, na Vila Mathilde para que ela não retirasse seus pertences da casa. A equipe policial constatou o fato no local, sendo Gerson detido e juntamente com testemunha, Darci e a vítima, foram encaminhados até a Delegacia de Polícia local para as providências.

SC

Rapaz tentar violentar sexualmente menina de 13 anos

Irati – Neste sábado (19), por volta das 14h, no Bairro Lagoa o menor J.L.C., de 14 anos de idade tentou violentar sexualmente a menor D.A.D., de 13 anos de idade. Segundo informações da vítima, o menino de 14 anos agrediu-a e roubou seu par de sapatos pretos. Diante dos fatos os dois foram conduzidos, juntamente com o pai da vitima até a Delegacia de Polícia local para os procedimentos cabíveis, situação repassada ao Conselho Tutelar (Conselheira Sonia).

SC

Caminhoneiro é pego alcoolizado na BR 277

Irati - A fiscalização rotineira de trânsito abordou no Km 215, da BR 277, nesta quinta-feira (17), por volta das 16h um caminhão da Mercedes Benz, 1111, placas AJN-7588, o qual era conduzido por S. S., de 48 anos de idade, foi verificado a documentação do veículo, onde constatou-se débitos, sendo então solicitado ao mesmo para que deslocasse até o Posto da Polícia Rodoviária Federal, em Irati. No local realizaram o teste etilométrico, o qual apontou 1,30 mg/l, sendo então autuado conforme o CTB. Em seguida foi encaminhado até a 41ª Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.

Alerta da PRF

A Policia Rodoviária Federal alerta que durante a Operação Final de Ano que teve início às 00h do dia 11 de dezembro, todo o efetivo estará atuando ao longo das rodovias para proporcionar uma melhor segurança aos usuários.Antes de iniciar a viagem, faça uma revisão no veículo, como no sistema de iluminação, pneus, em todos os itens de segurança, bem como todos os ocupantes do veículo devem utilizar o cinto de segurança.


SC

Automóvel capota na PR 364

Irati – Na quarta-feira (16), por volta das 10h da manhã, um veículo colidiu contra um barranco na PR 364, no Km 40 trecho entre Irati e São Mateus. O veículo GM/Celta, placas AEQ-3389, de Londrina, conduzido por Sérgio Colofatti Barbosa, de 43 anos de idade não teve ferimentos. Na madrugada do dia 17, ocorreu outro acidente do tipo capotamento na mesma PR 364, mas no KM 102, próximo a localidade de Guamirim, envolvendo o veículo com placas AAS-7834, da cidade de Irati, conduzido por João Luiz Teixeira, de 28 anos o qual foi conduzido ao Hospital Santa Casa com ferimentos leves. Segundo informações o rapaz foi medicado e liberado em seguida, o veículo foi encaminhado ao pátio PPRV de Irati, onde ficou retido.

SC

Veículo colide contra posta na PRT 153

Irati - Neste sábado, por volta das 10h30 ocorreu um acidente na PRT 153, Km 332 trecho que liga Irati a Rebouças envolvendo um veículo GM/Astra, placas AMF-6222, de Irati. O veiculo era conduzido por Tiago Teixeira Menon, de 22 anos de idade. O rapaz teve ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Santa Casa de Irati. Segundo informações da Polícia Militar o veículo chocou-se contra um poste, os motivos estão sendo investigados.




SC

sábado, dezembro 19, 2009

IMl Informa

Sexta-feira (18), perdeu a vida por acidente de trânsito, Leandro Soares de Agustinho, de 24 anos de idade. Morador da cidade de Ponta Grossa, no Paraná.

Homem tira a vida em São Mateus do Sul

Nesta sexta-feira (18), deu entrada no IML de Ponta Grossa, por volta das 18h, Adão Lourenço de Souza, de 61 anos, cometeu suicidio na região de Sao Mateus do Sul, vítima de enforcamento. Os motivos pelo fato ocorrido estão sendo investigados.

SC, informações IML

IML Informa

No dia 27 de novembro deu entrada no IMl o corpo do menino, Felipe José Souza Matozo, de 12 anos de idade, vitima de afogamento na zona rural de Faxinal do Elias, em São Mateus do Sul.

sexta-feira, dezembro 18, 2009

Inscrições para concurso da PM terminam nesta quinta-feira

O período de inscrições para o concurso da Polícia Militar do Paraná termina hoje. Estão sendo ofertadas 1,1 mil vagas para a função de policial e outras 400 para bombeiro, todas para o cargo de soldado. A taxa de inscrição custa R$ 54.


Para concorrer, o candidato precisa preencher o formulário no site www.cops.uel.br e imprimir o boleto, que deverá ser pago até amanhã em qualquer agência bancária. As provas serão aplicadas no dia 07 de fevereiro em Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá.


Os interessados precisam ter completado o Ensino Médio e idade entre 18 e 30 anos. A remuneração inicial será de R$ 981,91 e o trabalhador receberá fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor. Após o período de formação, o subsídio aumentará para R$ 1.818,13.

JMNEWS

Atropelada após pular de carro em movimento na BR-277

Uma jovem, de 23 anos, pulou de um carro em movimento, no início da manhã de ontem, na BR-277, pista sentido Curitiba, no Cajuru. Segundo testemunhas, o motivo foi briga de casal. Ela foi encaminhada ao Hospital Cajuru pelo Siate e não corre risco de morte.

A mulher teria aberto a porta e se jogado do banco do passageiro do Tipo placa JEA-9217. Eram por volta de 7h30, e o veículo passava perto da Churrascaria Marumby. Conforme um mecânico que trabalha ao lado do restaurante, ela foi atropelada por um Picasso, logo que caiu no asfalto.

Paraná Online

Policiais são denunciados pelo assassinato de cinco jovens

Os 13 policiais militares, suspeitos da execução de cinco jovens depois de uma perseguição que começou no Atuba e terminou no Alto do Glória, em Curitiba, no dia 10 de setembro, foram denunciados ontem pelo Ministério Público.

Segundo a versão apresentada pelos policiais, equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) teriam perseguido o Gol que era ocupado por Davi Leite de Freitas, Josemar Bernardo, Thobias Rosa Lima, Salatiel Aarão Rosa Lima e Éderson Miranda, até eles colidirem num divisor de pistas, na contramão da Rua Nicolau Maeder, no Alto da Glória.
Todos os jovens teriam desembarcado e trocado tiros com os policiais. Dois foram feridos no local e três, segundo eles, correram para um terreno baldio e, em outro confronto, também foram feridos. Todos foram socorridos nas próprias viaturas até o Hospital Cajuru mas morreram em seguida.

Evidências
Entretanto, as investigações realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Gaeco, e também em inquérito policial militar, apontam que os jovens foram executados.
As divergências nas informações prestadas pelos policiais são confirmadas por meio das imagens captadas pelo circuito interno de TV de uma clínica na Rua Nicolau Maeder, que mostra o momento da abordagem e a ação rápida dos policiais.
Em seguida, segundo os promotores de Justiça, pode-se ver um dos rapazes sendo dominado e revistado por um policial e conduzido à viatura policial. O rapaz foi reconhecido como sendo Thobias Rosa Lima que foi morto com seis tiros no peito.
As investigações apontaram também que, além das viaturas da Rotam, outras duas viaturas de área participaram da execução. Elas foram flagradas por um radar da Urbs. O trajeto percorrido por elas ficou registrado no GPS, confirmando a saída da região do Alto da Glória até o Atuba.
No local, onde supostamente aconteceu a execução, foram encontrados dois estojos deflagrados, os quais a perícia demonstrou serem procedentes das armas de dois policiais da Rotam.
Populares ligaram para o 190, noticiando a ocorrência de intenso tiroteio e a presença de policiais militares no Atuba. Por outro lado, nenhuma das testemunhas residentes no Alto da Glória acusou qualquer tiroteio naquela data.
Na denúncia, o Ministério Público afirma que as provas levantadas pelo Gaeco e pelo IPM confirmam que as cinco vítimas foram dominadas e levadas para local ermo, onde foram executadas por motivo torpe, em atitude típica de grupo de extermínio, com emprego de meio cruel e sem qualquer chance de defesa, caracterizando-se todos os cinco homicídios como triplamente qualificados.
Além disso, os policiais também denunciados por crime de fraude processual, por terem tentado confundir a coleta de provas e tentado induzir em erro os responsáveis pela investigação.
Segundo o Gaeco, os policiais chegaram a alterar a cena do crime, retirando alguns estojos que foram deflagrados no Atuba, local das execuções, e jogando-os posteriormente num terreno localizado na Rua Doutor Zamenhof, no Alto da Glória, apontado fraudulentamente como sendo o local do segundo confronto.


Paraná Online

Corpo achado em chácara pode ser de menina sumida

O corpo do sexo feminino foi encontrado, na manhã de ontem, no Rio Iguaçu, em Araucária, quase divisa com o Caximba. Bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) foram chamados para atender à ocorrência e, por volta de 10h30, tiraram o cadáver da água, nos fundos de uma chácara, na Rua Palmas, Jardim Tupi.

Por conta do avançado estado de decomposição, não foi possível constatar a idade aproximada da vítima, que vestia saia jeans e tinha um coque no cabelo. Ela também estava de camiseta, mas devido à sujeira, não foi possível identificar a cor da roupa. O delegado Rubens Recalcatti informou que a polícia trabalha com a hipótese de afogamento ou de assassinato, já que não foi possível apurar a causa da morte.


Desaparecida
Ihasmin Nayara de Farias, 14 anos, moradora no Jardim Alvorada, em Araucária, está desaparecida desde sexta-feira da semana passada. A polícia não descarta a hipótese de ela ser a pessoa encontrada no rio. “No dia em que sumiu, estava vestindo saia jeans. Mas ainda é cedo para confirmar alguma coisa”, ressaltou Recalcatti.
A menina mede 1,67 metro, pesa 55 quilos, tem cabelo castanho claro, pele morena clara e usa óculos de grau. Além da saia jeans, vestia camiseta laranja de manga curta e chinelo rosa. Qualquer informação sobre o paradeiro da garota pode ser passada à delegacia de Araucária, no telefone (41) 3642-2000.



Paraná Online

Autuados por crime ambiental em Guarapuava

Nove pessoas foram autuadas por crime ambiental durante a Operação Presença, da Polícia Ambiental na região de Guarapuava na segunda e terça-feira. Participaram da ação 16 policiais e o Instituto Ambiental do Paraná.

Um dos homens autuados entregou voluntariamente uma espingarda calibre 28. Na hora da abordagem, os policiais revistaram o Strada placas BAK-692, do Paraguai, com 1.285 pacotes de cigarros contrabandeados.

Paraná Online

Você conhece?

Encontra-se no Pronto Socorro Municipal de Ponta Grossa um cadáver do sexo masculino, idade aparente entre 48 a 57 anos, cabelos parcialmente grisalhos, pele morena, cavanhaque e arcada dentária com falhas.


Vítima de morte natural. caso você saiba de alguem perdido com essas caracteristicas, favor entrar em contato com o IML ou Pronto Socorro Municipal de Ponta Grossa.
 
IML

IML 17/12

Deu entrada às 17h12:

LIGIANE ALMEIDA SOVINSKI - 16 anos, vítima de acidente de trânsito por colisão (moto X caminhão) em Ponta Grossa (Uvaranas)

IML Informa

Deu entrada às 23h20: (16/12)

EMA CORRÊA TEIXEIRA - 73 anos, vítima de acidente de trânsito por capotamento em Palmeira

Deu entrada às 23h20: (16/12)
LUIS CLÁUDIO DE SANTANA - 48 anos, vítima de acidente de trânsito por colisão em Tibagi

Deu entrada às 00h54: (17/12)
VALDIR MORAIS DE LIMA - 26 anos, vítima de afogamento em São Mateus do Sul

quarta-feira, dezembro 16, 2009

IML Informa

Deu entrada às 14h05, desta quarta-feira (16), SIDNEI HORTIMAN, de 32 anos, vítima de queda acidental (estava internado no H. Bom Jesus desde o dia 08/12/09, caiu ao consertar o telhado do Ginásio Escolar Júlio Teodorico).

Adolescente de 17 anos é assassinada em Piraí do Sul

Um crime chocou a população de Piraí do Sul. Uma moça de 17 anos foi encontrada morta, na manhã de ontem, dentro de um riacho na localidade de Campo Comprido, zona rural do município. De acordo com o Instituto Médico Legal (IML) e a Polícia Militar, o cadáver de Karoline Marques Pereira tinha marcas de estrangulamento, pancada na cabeça e vestígios de abuso sexual. Conforme a PM, a garota foi encontrada com as calças abaixadas e a camiseta erguida. No entanto, o suposto estupro seria averiguado pelos peritos do IML.
Segundo a polícia, o corpo foi avistado por um fazendeiro por volta das 7h30, porém, o crime não teria sido acontecido no local, apenas o cadáver foi abandonado. A hipótese é de que o assassinato tenha acontecido na madrugada desta quarta-feira e o principal suspeito é o companheiro da moça. Ontem, ele foi ouvido pela Polícia Civil de Piraí. De acordo com a PM, o casal morava na região central da cidade e tinha um bebê de 11 meses. (E.S.) 

JMNEWS

Processos contra Requião passam de R$ 1 bi

Valor é apontado como herança de Requião ao povo do Paraná; ações movidas pelas concessionárias de pedágio chegam a R$ 350 milhões; custas dos honorários advocatícios são calculadas em R$ 16 milhões

Governador Roberto Requião de Mello e Silva é citado em pelo menos 369 processos judiciais que tramitam em várias esferas estadual e federal. A estimativa é que essas ações gerem indenizações e dívidas superiores a R$ 1 bilhão ? valor apontado como a herança de Requião ao povo paranaense que, nas urnas, confiou a ele três mandatos de governador, sendo os dois últimos consecutivos. Só em honorários advocatícios, escritórios particulares calculam que as defesas de Requião fiquem em torno de R$ 16 milhões. Entre as dívidas milionárias, estão precatórios de servidores do judiciário estadual e há dezenas de ações das concessionárias de rodovias e do banco Itaú. Há ainda processos movidos por pessoas que se sentiram ofendidas ou agredidas pelos discursos do governador e pelo Ministério Público pelo uso indevido da TV Educativa e outros que envolvem pessoas da família do governador Requião, especialmente os irmãos Maurício e Eduardo e a esposa Maristela. Requião governou o Paraná pela primeira vez entre 1991 e 1994, período no qual teve origem uma das maiores dívidas trabalhistas do Estado. Em janeiro de 1992, ele se negou a cumprir determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para o pagamento de reajustes diferenciados aos servidores do judiciário estadual. O advogado do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (Sindijus), Daniel Godoy Júnior, afirma ser esse o maior precatório trabalhista do governo. Quando houve o julgamento final da ação em favor dos servidores, em 2003, o valor da dívida, de janeiro de 1992 a dezembro de 2002 ? período em que ficou suspenso o pagamento do reajuste ?, foi calculado em R$ 425 milhões. Godoy Júnior lembra que o montante hoje é muito maior, pois deve ser atualizado com juros de 0,5% ao mês e a inflação do período ? de janeiro de 2003 a novembro deste ano foi de 47,38%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Ao todo, cinco mil pessoas entraram com a ação originariamente. Mas como já se vão quase 17 anos, algumas pessoas morreram, outras têm sido obrigadas pela necessidade, pois são bastante idosas e estão doentes, a negociar os precatórios no mercado informal, que paga entre 35% e 40% menos", afirma o advogado. Godoy Junior ressalta que embora a decisão seja favorável aos servidores, não há previsão de quando os precatórios serão pagos, principalmente por conta da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios em tramitação no Congresso Nacional. O texto aprovado na Câmara Federal propõe o pagamento dos títulos em 15 anos e o leilão de 50% da dívida. "Antes, tínhamos a esperança de receber os valores em oito ou nove anos, mas agora não há como saber", diz, reticente. Os precatórios trabalhistas dos servidores do judiciário do Paraná foram incluídos na lista das dívidas do Estado em 2005, mas não há previsão orçamentária para o início do pagamento. Ainda na esfera trabalhista, o próximo governo terá um passivo trabalhista superior a R$ 30 milhões, caso a Justiça dê razão aos milhares de trabalhadores paranaenses que movem ações contra o Estado. Somente os trabalhadores de empresas terceirizadas são autores de 5 mil ações individuais e coletivas, que somam R$ 25 milhões. Há ainda algumas ações individuais milionárias. É o caso de Francisco Alpendre, ex-diretor jurídico da Paraná Previdência, servidor de carreira que foi demitido por denunciar irregularidades no governo. Só o processo dele pede R$ 1 milhão em indenização. Há ainda as ações populares. Apenas o advogado Cid Campelo Filho, por exemplo, tem cerca de 50 processos. "Não dá para saber exatamente quanto essas ações poderão gerar. Eu já recebi cerca de R$ 120 mil e talvez, as dívidas que Requião têm apenas como resultado de matérias ofensivas chegue a R$ 300 mil", estima. Campelo Filho afirma que as dívidas que Requião deixará para o Estado deverão se arrastar pelos próximos 20 ou 30 anos. "Em resumo, ele deverá ficar impune", diz. Disputa com Itaú gera desconto no FPM Uma dívida milionária do Estado com Itaú, ainda em discussão, também deve ser deixada pelo governador Roberto Requião para o próximo governo. Ela decorre de discordâncias de termos previstos em contrato quando o Itaú, em leilão de privatização, comprou o Banco do Estado do Paraná (Banestado), em outubro de 2000, ainda no governo de Jaime Lerner. São multas mensais, desde novembro de 2004, por quebra de contrato, que já consumiram cerca de R$ 240 milhões do Estado. Por mês, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) desconta R$ 4 milhões nos repasses feitos ao Paraná pela União, referentes ao Fundo de Participação dos Estados (FPE). Em 2003, quando assumiu o governo, Requião simplesmente suspendeu os pagamentos ao Itaú dos títulos públicos comprados dos Estados de Alagoas e Santa Catarina e dos municípios de Osasco e Guarulhos. O banco foi Justiça e conseguiu ganho de causa, gerando a multa. Como não há acordo ou nova legislação sobre o assunto, o montante continuará sendo cobrado do próximo governo. Requião sempre declarou considerar os títulos nulos e, por isso, parou de pagá-los. Em Brasília, em maio deste ano, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, ligada à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), concedeu parecer favorável ao fim da multa. O parecer foi elaborado a pedido do relator da Proposta de Resolução impetrada pelos senadores Osmar Dias (PDT) e Antonio Carlos Magalhães Filho (DEM- BA). O projeto extingue a cobrança da multa, que vem sendo retida no FPE, mas não foi votado por falta de apoio ? precisa de 50% dos votos, mais um. O imbróglio teve início no processo de saneamento do Banestado, antes da privatização. A STN, o Banco Central e o Senado aprovaram que os municípios de Guarulhos e Osasco, e os Estados de Pernambuco, Alagoas e Santa Catarina emitissem títulos para o pagamento de dívidas. O Banestado, que já estava em processo de pré-falência, teve de adquiri-los no valor de R$ 456 milhões. O governo do Estado, na época sob o comando de Jaime Lerner , assumiu a dívida em 2000, com a promessa de pagar ao Banestado, dando ações da Copel como garantia. Mas em 2003, quando Roberto Requião assumiu, o pagamento foi suspenso. O Itaú foi a Justiça exigir o pagamento e motivou a STN a multar o Paraná a partir de dezembro de 2004. O valor já foi de R$ 10 milhões mensais. MPF questiona uso político da TV e Rádio Educativa Outros processos que correm contra o governador Roberto Requião são movidos pelo Ministério Público Federal (MPF), boa parte deles por uso indevido da Rádio e Televisão Educativa do Paraná. Ele é acusado pelo de usar o canal público para divulgar as ações do seu governo, além de praticar atos ofensivos durante as reuniões de governo, nas chamadas Escolinha de Governo, realizadas às terças-feiras pela manhã. No último episódio, Requião foi parar na mídia nacional quando associou os casos de câncer de mama em homens às passeatas gays, e um claro preconceito contra homossexuais. No último dia 24 de novembro, o MPF requereu a aplicação de nova multa ao governador Roberto Requião, no valor de R$ 250 mil, por ter ilegalmente utilizado a Rádio e Televisão Educativa do Paraná para ridicularizar e constranger o pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) Lauro Akio. Requião o chamou de "gafanhoto" e "Kung Fu", dentre outras ofensas. O governador também proferiu manifestações absolutamente preconceituosas contra os homossexuais, com nítido caráter homofóbico, ao relacionar a ocorrência de câncer de mama em homens à opção sexual. Requião está obrigado pela Justiça Federal a se abster de usar indevidamente a programação da Rádio e Televisão Educativa do Paraná, sob pena de multa. Já foram aplicadas quatro multas, cujo valor total, até esta data, é de R$ 850 mil, por descumprimento à decisão judicial. A última multa, no valor de R$ 200 mil, foi imposta em agosto de 2009, em razão dos ataques feitos a um adversário político, o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Bloqueio O desembargador federal Edgar Lippmann Júnior pediu em agosto o bloqueio de R$ 50 mil da conta pessoal do governador Roberto Requião. Processos contra o Estado Em pesquisas junto aos tribunais foram encontradas cerca de 300 ações contra o Estado, mas em pelo menos metade há a citação do nome de Roberto Requião. Há processos extintos ou julgados em última instância, que ainda constam no banco de dados desses órgãos. Na maioria de seus processos, Requião é defendido por procuradores do Estado ? os custos ficam para os cofres públicos. O benefício de defesa pública também chega aos membros da família do governador. O caso mais emblemático de nepotismo no Estado envolve os dois irmãos de Roberto Requião: Maurício e Eduardo Requião. Maurício foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ele foi afastado do cargo. Já Eduardo Requião, que ocupou a presidência da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), também gerou várias ações judiciais por prevaricação e improbidade administrativa. Mesmo assim, Eduardo foi designado pelo irmão para chefiar o Escritório de Representação do Paraná, em Brasília. Um pedido de liminar para afastá-lo do cargo tramita na Justiça. Quem os defende em todos os casos citados é a Procuradoria-Geral do Estado. Além dos irmãos, a mulher Maristela Requião também é citada em processos. O Ministério Público recentemente determinou que ela escolhesse entre a presidência da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Sociedade dos Amigos do Museu Oscar Niemeyer (MON) e a Secretaria para Assuntos do Museu Oscar Niemeyer. Ela fez a opção pelo cargo de secretária e também foi defendida pelo Estado. Advogados particulares estimam que o custo das defesas de Requião e sua família somam cerca de R$ 16 milhões, apenas em honorários advocatícios. São computados nessa avaliação o valor das ações movidas pelas empresas, pessoas físicas, pedágios, bancos e grupos de grande porte que se sentiram ofendidos de alguma ação do governador. Requião não possui valores suficientes para arcar com essas despesas. Basta analisar a declaração de bens apresentada à Justiça Eleitoral em 2006, quando concorria ao segundo mandato. O patrimônio de Requião somava R$ 1,4 milhão. O salário dele hoje é R$ 24,5 mil. Briga com concessionárias de pedágio responde por cerca de R$ 350 milhões Um dos grandes passivos que será deixado pelo governo do Paraná é com as concessionárias de rodovias. Nas campanhas eleitorais para o segundo e o terceiro mandatos, Roberto Requião criticou os valores cobrados pelas empresas para conquistar votos. Ficou famosa a frase: "Pedágio, ou baixa ou acaba", mas, na prática, nenhuma nem outra coisa aconteceu, a não ser a possibilidade de o Estado arcar com uma dívida milionária. Alegando ser objeto de contratos viciados, que beneficiavam as empresas em detrimento do cidadão, Requião desde que assumiu o governo em 2003 se negou a permitir os reajustes anuais. As empresas passaram a recorrer à Justiça e obter autorização para o reajuste. "A dívida com as empresas está estimada entre R$ 300 milhões e R$ 350 milhões", segundo João Chiminazzo, diretor regional para o Paraná e Santa Catarina da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias. (ABCR). O valor, sem as devidas correções, se refere a quanto poderão gerar as ações quando julgadas em definitivo. A ABCR calcula que já chegaram a transitar na Justiça 90 ações das empresas ? hoje seriam 58. Mas se contabilizados os processos que o governo move contra as concessionárias, o número sobe para 116. Nessa "briga judicial", há sempre a iniciativa de um processo para cada parte. Chiminazzo afirma que as concessionárias, além de reclamarem o direito contratual dos reajustes, também pedem o equilíbrio financeiro dos contratos. Esse seria o objeto das 58 ações em tramitação o contra governo "Sete anos que já se passaram sem que nenhuma vez essa questão do equilíbrio financeiro das empresas fosse revista. Não dá para calcular aleatoriamente quanto esse descaso poderá custar à sociedade paranaense", afirma. Esse debate seria necessário para reavaliar o cronograma de obras, a manutenção e até a prorrogação dos prazos e valores de tarifas, tanto para mais quanto para menos. Segundo Chiminazzo, os empresários já perderam as esperanças de tentar cumprir o que diz o contrato. "Perdemos as esperanças de sentar e negociar com esse governo", afirma. As concessionárias, para tentar evitar grandes desequilíbrios, encaminham para a Justiça as ações e tentam também via rito administrativo essa renegociação. O diretor da ABCR cita o Paraná como o único Estado do País com rodovias pedagiadas em que o setor é tratado com "uma falta de respeito danado". Chiminazzo afirma que o governo cita a receita das empresas como se fosse faturamento, sem considerar o custo de operação de uma rodovia 24 horas."Nós temos um custo operacional elevadíssimo e nossos lucros, quando computados os custos, não são nada diferentes dos parâmetros da normalidade", conta. Chiminazzo afirma que o faturamento das concessionárias em 11 anos ? período em que estão em vigor os contratos de concessão ? é de R$ 7 bilhões e não de R$ 24 bilhões como teria divulgado o governo estadual. Os 58 procedimentos judiciais das concessionárias questionam ainda os prejuízos materiais causados por invasões e depredações das praças de cobrança, ocorridas nos dias em que as cancelas foram mantidas abertas por manifestantes e que as empresas deixaram de aplicar os reajustes tarifários por falta de autorização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
 
SAIBA MAIS...
Ações As 369 acões nas quais o governador Roberto Requião é citado encontram-se distribuídas pelo judiciário estadual e federal. Em primeira instância, nas varas de fazenda pública e cível e, já em desdobramentos, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal de Contas do Estado (TC) e Tribunal de Contas da União (TCU). * Credora * De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a Construtora CR Almeida é uma das maiores credoras do Estado, em uma dívida originada em 1970 com a construção da Estrada de Ferro Central do Paraná. * Número * 11 anos governando o Paraná: depois de administrar o Estado de 1991 a 1994, Roberto Requião (PMDB) assumiu pela segunda vez em 2003, quando obteve com 55,15% dos votos válidos no segundo turno, disputado com o senador Alvaro Dias (PSDB). Em 2006, foi reeleito com uma diferença de 0,2% dos votos válidos, também em segundo turno, dessa vez contra o senador Osmar Dias (PDT). * Precatórios * Conforme os dados da secretaria de Fazenda (Sefa), o Estado do Paraná tem 2.593 títulos precatórios trabalhistas, civel alimentar e civel não alimentar, que somam R$ 4 milhões ? incluindo a correção monetária daqueles títulos liquidados em oito parcelas. O valor foi atualizado em 30 de outubro de 2009. Títulos precatórios são resultados de condenações impostas à União, ao Estado ou ao Município para o pagamento de determinadas quantias. A quitação dos precatórios do Paraná estava suspensa até 2003. De lá para cá, o governo vem pagando cerca R$ 13 milhões por ano. 

DC

CHOPINZINHO: Homem é morto a tiros

Alfredo Rodrigues da Silva, 36 anos, vulgo “Paulinho Cabeludo” foi encontrado em óbito na noite desta terça-feira (15), por volta das 23h30, em Chopinzinho. Ele foi vítima de disparos de arma de fogo. O crime ocorreu na Rua Antonio Vicente Duarte, Bairro Frei Vito. Segundo constatado pela polícia, Alfredo foi alvejado por oito disparos de pistola calibre 9 mm. Os disparos o atingiram no rosto, pernas, peito e nas costas. De acordo com o Soldado Marcelo Besson, da Polícia Militar, foram moradores próximo que avisaram sobre o crime, após ouvir os disparos.  A autoria do crime é desconhecida pela polícia. O corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco.

Mulher morre em acidente na PR 180 em Francisco Beltrão

A Polícia Rodoviária Estadual de Francisco Beltrão registrou na tarde desta segunda-feira, 14, mais um acidente com vítima fatal. Às 15h45, na Rodovia PR 180, trevo de acesso a Verê, o veículo Peugeot com placas de Francisco Beltrão, conduzido por Paulo Roberto Bravo, 55 anos, invadiu a preferencial e foi atingido pelo Caminhão Ford F4000 com placas de Cascavel, conduzido por Carlos do Prado, 30 anos. A colisão causou ferimentos leves em Paulo Roberto Bravo, Raquel Nunes Bravo e Eitor Nunes Bravo foram encaminhados a Policlínica São Vicente de Paula. Já a outra passageira do veículo, Cleuza Maria Moreira Gonçalves, 58 anos, entrou em óbito no local. O corpo foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão.

Carreta da Sadia tomba na 277 em Nova Laranjeiras

No começo da manhã desta quarta feira (16), por volta das 7h, a Policia Rodoviária Federal de Laranjeiras do Sul atendeu uma ocorrência do tipo “Tombamento”, no KM 474 na comunidade do Rio das Cobras, próximo ao trevo de acesso a Quedas do Iguaçu.
Segundo a PRF a carreta furgão com placas de Francisco Beltrão da empresa Sadia perdeu o controle e tombou. O motorista Silvar Risson, de 43 anos ficou ferido e foi conduzido ao Hospital São Lucas de Laranjeiras do Sul. A policia não soube informar as causas do acidente.

IML Informa

Deu entrada às 17h23, CAMILA CRISTIANE SCHNEIDER PINTO, de 15 anos, vítima de homicídio por arma de fogo em Telêmaco Borba (estava desaparecida desde ontem e morta tb...)

Deu entrada às 22h55, DIEGO DA SILVA RODRIGUES, de 21 anos, vítima de homicídio por arma de fogo em Jaguariaíva (animais comeram a face, identificado por impressão digital e arcada dentária)

terça-feira, dezembro 15, 2009

IML Informa

Na madrugada desta terça-feira (15), deu entrada no IML de Ponta Grossa às 05h16, VANDERLEI VAZ, de 35 anos, vítima de acidente de trânsito por colisão moto x caminhão, em Jaguariaíva.

IML Informa

Nesta segunda-feira, deu entrada no IML de Ponta Grossa, às 22h41, TIAGO CORREA, de 18 anos, vítima de acidente de trânsito por colisão (moto X caminhão) na Lapa/PR, mas faleceu no Hospital Dr. Paulo Fortes em São Mateus do Sul.

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Em ação rápida, policiais de Imbituva prenderam três pessoas responsáveis pela prática de roubo seguido de morte de um vigia da Prefeitura.

A polícia de Imbituva conseguiu prender em flagrante, na madrugada do dia 04, três pessoas acusadas de latrocínio (roubo seguido de morte). João Maia Fagundes, 34 anos; a irmã dele, Janete Fagundes, 31, e o companheiro da mulher, Renato dos Santos Ferreira, 23, são acusados de matar a pauladas o vigia Rodolfo Antunes Ribeiro Neto, 45 anos. O crime aconteceu na madrugada de ontem em frente a um bar, na Rua Rui Barbosa, esquina com o Cemitério Municipal.

Segundo o delegado Agostinho Mussilini Junior, a suspeita de latrocínio foi levantada porque Rodolfo foi encontrado sem celular e documentos. Além disso, surgiu a informação de que ele teria feito um empréstimo bancário dias antes e andava com grande quantidade de dinheiro nos bolsos.
Antes do crime, a vítima estava no bar de propriedade de Janete. Ele teria dançado e consumido bebidas. O Dr. Agostinho relata que Rodolfo foi agredido na rua com o pedaço de pau que era usado para fechar a porta do bar. Ele recebeu golpes na cabeça e no pescoço e morreu no local. João Fagundes seria o principal autor da agressão e os outros dois, co-autores.

PC

Três indivíduos são presos após denuncia anonima

Imbituva - Policiais civis e militares de Imbituva, em atendimento a uma ligação anônima, prenderam em flagrante nessa terça feira, 8, três pessoas responsáveis pela distribuição de material falsificado na cidade. Dentre os objetos apreendidos haviam CDs piratas de músicas e DVDs piratas de filmes, sendo que alguns dos filmes ainda estão em cartaz nos cinemas. Segundo informações preliminarmente levantadas, os CDs e DVDs piratas eram produzidos em Ponta Grossa e Guarapuava e seriam repassados a camelôs e lojas em várias cidades dos Campos Gerais.


Foram presos, Vanderley Beribosque Contador, 25 anos, Wagner Ribeiro, 24 anos e Samuel Skorobohatei, de 49 anos, quando transportavam cerca de 1500 entre CDs e DVDs piratas, os quais foram imediatamente apreendidos.

“O comércio de material pirata causa vários prejuízos ao comércio legal local, afeta de maneira negativa todo um ciclo de produção que cria vários empregos diretos e indiretos, além da sonegação de impostos, ou seja, é um crime que gera conseqüências econômicas graves e deve ser severamente combatido” diz o delegado Agostinho Mussilini Junior, titular da delegacia de Imbituva.

A autoridade complementa dizendo que as investigações continuam, visando descobrir o local em que o material apreendido era produzido para repassar as informações coletadas aos órgãos policiais das cidades envolvidas.



Texto: PC

Policiais Civis do GDE (Grupo de Diligências Especiais) da 15ª SDP (Subdivisão Policial) de Cascavel elucidaram o duplo homicídio ocorrido na cidade no dia 06/12/09, e que vitimou mãe e filho.

Ari Martins do Nascimento, de 51 anos, conhecido pelo apelido de “Nego”, assumiu ter efetuado os disparos, e aponta a irmã da vítima como sendo a mandante do crime. Segundo Nascimento, “Erondina Maxicimovicz, de 46 anos, o contratou por R$ 5 mil, mais ajuda financeira para construir uma casa”.

Segundo o delegado chefe da Subdivisão Amadeu Trevisan Araújo, uma ação conjunta de três delegados – ele próprio, a adjunta Erlina Paula Tapie Martins e Ademair da Cruz Braga Junior. “Trabalhamos ininterruptamente para esclarecer essa barbárie”, diz.
O delegado destacou que apesar da negativa de Erondina o caso segue sendo investigado.
Nascimento foi autuado por duplo homicídio qualificado e posse ilegal de arma de fogo, já que mantinha em seu poder a arma usada no crime, um revolver de calibre 22, de fabricação argentina. Já no caso de Erondina, caso seja comprovada a participação efetiva dela como mandante do crime, também responderá pelo crime de duplo homicídio qualificado.
O autor dos disparos afirma que “Erondina mandou matar a irmã para se apossar de seus bens, e que o sobrinho também deveria ser morto”. O crime aconteceu na noite de domingo e os corpos foram encontrados na terça-feira.

O crime
Cristina Maxicimovicz Gauer, de 38 anos e seu filho, D.G., de 13 anos, foram encontrados mortos no início da tarde de terça-feira, na residência onde moravam, no Bairro Santa Felicidade. Um irmão de Cristina, estanhando o fato de não conseguir contato telefônico com a irmã, foi até sua residência e acabou encontrando ela e o sobrinho morto no banheiro.

A polícia foi acionada e iniciou as investigações. A principio, segundo a perícia, tudo indicava para um caso de homicídio seguido de suicídio, já que a casa estava trancada por dentro, nenhum pertence ou dinheiro havia sido levado e os corpos não apresentavam sinais de violência a olho nu. No exame de necropsia porem, foram detectados na cabeça das vítimas através de radiografia dos corpos, a presença de projeteis de calibre 22.

PC

Cinco elementos furtam veículos na BR 277

Irati - Na madrugada desta quarta-feira (9), por volta das 1h30, um veículo Astra, placas CPR-6485, de Camboriú/SC foi assaltado na BR 277, nas proximidades da Serra da Esperança em Guarapuava. A Polícia Rodoviária Federal do Posto de Irati foi informada sobre o furto do veículo e, ainda de que os assaltantes estavam deslocando-se sentido Irati.

A equipe montou uma operação para a captura dos assaltantes com o apoio dos Policiais Rodoviários Estaduais. Por volta das 2h o veículo foi abordado no Posto de Irati, em seu interior foram encontrados cinco elementos, os quais haviam praticado o assalto. Foi dado voz de prisão aos ocupantes. Após revista minuciosa no veículo encontraram duas armas: uma pistola Taurus 380 e um revólver calibre 38 de fabricação argentina, ambas municiadas com 6 cartuchos intactos que foram usadas no assalto, bem como, o dinheiro proveniente do assalto e os celulares das vítimas.

As vitimas reconheceram os elementos que praticaram o assalto. Sendo que a intenção deles era assaltar um ônibus que seguia para o Paraguai, mas, como não obtiveram êxito, assaltaram outro veículo, um Stilo, placas JUO-1743, de Santa Catarina, onde levaram cerca de R$ 9 mil reais, valor esse recuperado. Os elementos foram encaminhados à 41ª Delegacia de Polícia de Irati para as medidas cabíveis.

SC

Farmácia é furtada em Irati

Irati - Farmácia Farmais é furtada neste domingo (13), às 22h10 na Rua Munhoz da Rocha, por H.B. Segundo a viatura Povo Centro, o cidadão H. B., foi detido pelos seguranças do grupo Águia no momento em que estava furtando duas joelheiras, as quais estavam embaixo de sua blusa. O mesmo foi encaminhado à delegacia junto com os objetos. Na delegacia o cidadão detido, ameaçou um dos integrantes da Polícia Militar, em seguida, foi enquadrado nos procedimentos por ameaça, desacato, além do furto cometido.

SC

Mulher embriagada faz escândalo na Estação Rodoviária de Irati

Irati - Nesta sexta-feira (11), a passageira, J.A.B.M causou vários transtornos aos passageiros, trabalhadores e funcionários da Estação Rodoviária de Irati. Embriagada, gritava, fazia escândalos, além de tirar o sossego dos passageiros.


A Polícia Militar foi até o local e constatou que a mulher apresentava sinais de embriaguez alcoólica e após ser advertida pelos policiais, foi conduzida ao cartório da PM para a lavratura do Termo Circunstanciado.

SC

Veículo foge após colisão

Irati - Na madrugada da segunda-feira passada (7), por volta das 2h30, ocorreu um acidente na PR 364, Km 100 envolvendo um GM/Astra, placas ALA-1003, conduzido por E.D., 22 anos e um veículo VW/Fox, placas AME-4728, ambos da cidade de Irati.


O condutor do automóvel Fox fugiu do local com o veículo, porém, devido ao acidente o pára-choque dianteiro e a placa do mesmo ficaram no local podendo assim identifica-lo. O motorista E.D., de 22 anos teve ferimentos graves e foi encaminhada ao Hospital Santa Casa de Irai e o veículo Astra recolhido no pátio da PRv com danos de grande monta.

SC

Vice-presidente de torcida organizada é preso com mais 14 nesta manhã

Em operação conjunta nesta manhã (12), integrantes da Companhia de Choque da Polícia Militar e do COPE (Polícia Civil) cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão em desfavor de dezenas de pessoas, 15 foram presas. Somados aos dois infratores que já estavam presos, até agora a polícia prendeu 17 pessoas. Também ocorreu apreensão de drogas, 4 armas, uniformes, bandeiras, computadores, fichas cadastrais de torcedores, materiais que incitam a violência (livros, DVDs neonazistas), além da interdição da torcida organizada Império Alvi-verde. Continue colaborando com a polícia, forneça informações úteis para a identificação e prisão dos responsáveis pelos delitos praticados após o jogo que resultou no rebaixamento do Coxa www.parana.pr.gov.br/mancheteunica.php?storyid=18441



PMPR

Concurso da PM já tem mais de 5 mil inscritos

Mais de 5 mil pessoas já se inscreveram para o concurso da Polícia Militar, mas boa parte ainda não validou a inscrição, com o pagamento da taxa de R$ 54,00. “Se o candidato não pagar o boleto, a inscrição não terá validade e, consequentemente, ele estará impedido de fazer a prova”, alerta o major Éveron César Puchetti Ferreira, porta-voz da corporação.


As inscrições para soldado da PM podem ser feitas até quinta-feira (17), pelos sites da Polícia Militar (www.policiamilitar.pr.gov.br) e da Universidade Estadual de Londrina (www.cops.uel.br). A taxa de R$ 54,00 pode ser paga em qualquer agência bancária credenciada, até sexta-feira (18). Estão abertas 1.100 vagas na carreira policial militar e 400 na de bombeiro militar.

A prova escrita será realizada em 7 de fevereiro, em Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. “A carreira militar tem plano de evolução estabelecido por lei, portanto, qualquer cidadão que ingressa na polícia militar, mesmo como soldado, pode chegar a comandante-geral, desde que seus esforços sejam direcionados para isso”, afirma Puchetti.

Os interessados podem se inscrever até as 23h, de 17 de dezembro, somente via internet. No momento da inscrição, o candidato deverá escolher o local a prova escrita de conhecimentos. Posteriormente, uma vez classificado dentro dos critérios do concurso, será submetido aos exames de capacidade física e psicopatológico.

O major comenta que é importante que as pessoas do interior do estado se inscrevam no concurso. “Para proteger quem mora no interior do Estado, nada melhor que jovens que conhecem a cultura, os costumes e a realidade de quem vive no campo.”

BENEFÍCIOS – Durante o Curso de Formação de Soldados, o aluno (soldado de segunda classe) terá como benefícios a remuneração de R$ 981,91, fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor. Depois do período de formação, já na condição de soldado de primeira classe, o salário será de R$ 1.818,13.

Os candidatos aprovados somente ingressarão na Polícia Militar do Paraná se atendidos alguns requisitos, como ser brasileiro, ter concluído o ensino médio, não estar denunciado em processo criminal, estar em dia com as obrigações relativas ao serviço militar e eleitoral, ter no mínimo 18 anos e no máximo 30, no ato do ingresso, não ter sido excluído ou licenciado da PM, das Forças Armadas ou de outras Forças Auxiliares e, como servidor público, não ter sido demitido a bem do serviço público ou por ato de improbidade administrativa. Mais informações no Site da Polícia Militar do Paraná (www.policiamilitar.pr.gov.br).



Foto: PMPR

FRANCISCO BELTRÃO: Acidente na PR 483

Mais um acidente foi registrado na PR 483, próximo a Bica em Francisco Beltrão. No sábado pela manhã, 12, às 10h30, a Polícia Rodoviária Estadual atendeu neste local um acidente do tipo “Colisão Traseira”. O acidente envolveu a Camioneta Hyundai placas MES 9683 de Iporã do Oeste (SC), conduzida por Mario Dalpiva, 35 anos, e a Camioneta Renault Master placas ALT 4534 de Curitiba, uma Ambulância de propriedade da prefeitura de Santo Antonio do Sudoeste, conduzida por João Maria de Souza Boeno, 44 anos. Segundo informações, a Ambulância colidiu na traseira da Camioneta, que reduziu a velocidade para entrar em uma via secundária de acesso ao Bairro São Miguel em Francisco Beltrão. Com a colisão a Camioneta foi jogada para fora da rodovia e, conseqüentemente, caiu em uma ribanceira. O condutor, Mario Dalpiva, e os demais ocupantes Odair Perin, 33 anos, e Felipe Dalpiva, 08 anos, sofreram apenas ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Policlínica São Vicente de Paula. Neste mesmo local, muitos acidentes já aconteceram. Moradores próximos indignados com a seqüência de acidentes pedem providências. Segundo eles, as autoridades devem melhorar a sinalização e, se possível, construir um trevo neste local.

Homem morre afogado em Cantagalo

Neste domingo (13), por volta de 11h30min, a equipe da Policia Militar do Destacamento de Cantagalo-Pr, deslocou até a Linha Janjão, zona rural desse município, para dar atendimento a uma ocorrência de morte a apurar. No local feito contato com uma testemunha, a qual relatou que por volta de 11h avistou a vítima, Sr. VALMIR RIBEIRO, 33 anos, entrar em um açude próximo de sua residência e em poucos minutos ouviu um pedido de socorro, momento em que correu para verificar do que se tratava e constatou que a vítima estava se afogando, ato continuo a testemunha chamou seu vizinho para ajudar, em seguida ambos entraram na água porém a vítima já estava submersa sendo então resgatada e retirada da água já sem vida.

IML 14/12

Nesta segunda-feira (14), deu entrada no IML de Ponta Grossa,  às 03h59, JOÃO CARLOS HAAS DE ANDRADE, de 20 anos de idade, vítima de acidente de trânsito por colisão (moto X objeto fixo) em Imbituva.

Fonte: IML PG

IML Informa

Deram entrada neste domingo (13):

Às 01h38, RONALDO ADRIANO FERREIRA GODOI, 23 anos,  homicídio por arma de fogo em Ponta Grossa (Boa Vista);

Às 11h32, LAURO RODRIGUES DE PAULA, de 55 anos, causa a apurar (dentro da cela da DP em Castro), possivelmente foi enfarto.

Às 12h30, PEDRO PAULO SILVEIRA DOS SANTOS, de 18 anos, homicídio por arma de fogo em São Mateus do Sul;


Às 16h40, MARIA APARECIDA VENDRUSCULO RIBEIRO, de 54 anos, acidente de trânsito por capotamento em Carambeí, a caminho do P. S. M. de P.G. residente em Curitiba;


Às 17h26, REGINALDO APAREDCIDO DA SILVA, 28 anos, acidente de trânsito por colisão em Arapoti (faleceu no Hospital 18 de dezembro - Arapoti)


Fonte: IML PG

domingo, dezembro 13, 2009

Você conhece?

Até a data de hoje (13/12) não apareceu ninguém para liberar o corpo de JACINTO SEBASTIÃO MEDEIROS, 63 anos, residente em Ponta Grossa, que faleceu dia 10/12/09 (quinta-feira), no hospital Bom Jesus, vítima de queda acidental.

IML informa

Neste sábado, deu entrada às 01h38, RONALDO ADRIANO FERREIRA GODOY, de 22 anos de idade, vítima de homicídio por arma de fogo em Ponta Grossa (bairro Boa Vista). Segundo o IML, a familia até o momento não levou os documentos da vitima.

sábado, dezembro 12, 2009

IML Ponta Grossa informa

Às 03h57 deste sábado acidentou-se na BR 277, Km 179, em Palmeira - SANDRO RIBEIRO DOS SANTOS, com 33 anos de idade.

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Empresários são intimados para audiência pública

A intenção é mobilizar os empresários para a correta separação do lixo e elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos das empresas
   
Empresários de Tibagi estão intimados a comparecer nesta quinta-feira, dia 10, às 10 horas à Audiência Pública no Teatro Municipal de Tibagi sobre a responsabilidade dos geradores de resíduos sólidos. A reunião foi recomendada pelo Ministério Público Estadual e Ministério Público do Trabalho e solicitada no município pela promotora Carolina Tavares da Silva Rockemback. A principal intenção é mobilizar o público-alvo para a correta separação do lixo em parceria com os catadores de materiais recicláveis e promover a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos das empresas - exigido por lei. A audiência segue orientação dos termos do artigo 225 da Constituição Federal, da Lei Federal 8.625/93 e Lei Complementar Estadual 85/99. A promotora, através de Notificação que será feita no dia do evento, recomendará às empresas que apresentem à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Tibagi, no prazo de 30 dias, o plano de gerenciamento. O documento deverá contemplar, dentre outros aspectos técnicos, ações de caráter social, como a implantação de Programa Permanente de Separação Seletiva dos Resíduos Sólidos Recicláveis, através da realização de cursos, palestras e encontros para capacitar empregados quanto à correta segregação do lixo produzido nas dependências da empresa. O prazo é de 60 dias para comprovação documental do resultado dos primeiros trabalhos. À empresa também caberá a responsabilidade de formalizar parceria com Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi para o fornecimento do lixo reciclável. O prazo para apresentar resultados é de 30 dias. É necessário afixar no quadro de editais do estabelecimento cópia da Notificação Recomendatória.

Fonte: JMNEWS

Polícia prende acusado de crime brutal

Joélcio Malitz, 23, é acusado de ter matado um homem para roubar dinheiro 

Uma operação conjunta envolvendo policiais civis das cidades de Imbituva e Ipiranga, na região de Ponta Grossa, deflagrada nessa quarta-feira, resultou na localização do homem acusado de um brutal crime ocorrido em Ivaí, nos Campos Gerais. Joélcio Malitz, 23, estava com a preventiva decretada. Ele não ofereceu resistência. Malitz espancou até a morte José Irineu Baitler com golpes de pedra na cabeça. Depois da execução da vítima, ele roubou R$ 300. O delegado Agostinho Mussilini Junior, titular da Delegacia Regional de Imbituva, relata que após a instauração de inquérito e com base nas declarações de testemunhas oculares do fato, houve representação pela preventiva do suspeito, em meados de setembro, visando a manutenção da ordem pública. Ele estava desaparecido desde àquela época. Recebida a informação de que Joélcio encontrava-se no município de Ipiranga, a 30 km de Imbituva, foi organizada operação para cumprimento do mandado judicial, a qual resultou na prisão do foragido. "A captura de criminosos, principalmente de autores de delitos violentos, ressaltam a excelência do trabalho dos nossos agentes policiais, bem como demonstram para a população que os crimes, seja qual for a sua natureza, não acabam impunes", ressalta o delegado.

Fonte: Diário dos Campos

FESTIVIDADE MARCA NÍCIO DO NATAL LUZ EM REBOUÇAS



O Natal é a época mais bonita e mágica do ano. Em Rebouças  neste ano  o clima natalino está sendo sentido com mais força, pois as ruas da cidade e Praça dos Ferroviários foram ornamentadas com luzes e motivos natalinos, fruto de campanha realizada ao longo do ano na arrecadação do material  reciclável (garrafas pet), que formam a base para a confecção dos enfeites.
Na Praça dos Ferroviários, foi construída a Casa do Papai Noel e os enfeites natalinos tomaram conta: árvores, velas, luzes e guirlandas dão ao ambiente a magia do Natal.
Lá é o ponto principal das atividades natalinas programadas pela secretaria municipal de Educação e Cultura, e prefeitura de Rebouças.
A abertura das festividades aconteceu no dia 10, às 20h com a carreata e a chegada do Papai e Mamãe Noel.
Nesse dia ocorreram apresentações artísticas e religiosas da igreja Batista, creche e, Mensageiros da Paz. Também participaram com apresentações a APAE, CTA, e Fanfarra Municipal de Irati, culminando com a acolhida da manjedoura. O público compareceu em massa para prestigiar o evento.
Sem dúvida o Natal Luz de Rebouças, neste ano está ainda mais iluminado.
Durante seu discurso, o prefeito Luiz Zak agradeceu a todos os setores e secretarias pelo empenho nos trabalhos para que a cidade  estivesse iluminada e bonita para o Natal. “Todos entram no clima natalino, o comércio vende mais, as pessoas tem mais uma opção de lazer e momentos de  confraternização”, frisou Zak.
O vice prefeito Fábio Chiqueto lembrou que 2009 foi um ano de desafios para a administração. “Realmente foi um ano difícil, porém com visão administrativa acertada pudemos enfrentar as dificuldades encontradas, e temos certeza que  em 2010 o município começará a receber  os frutos desse planejamento que realizamos neste ano”.
O presidente do Legislativo reboucense, vereador Juca Andrade comentou sobre a satisfação em ver a cidade iluminada e o clima de Natal. “É importante proporcionar momentos como esses, em que as pessoas podem sentir a magia do Natal”, disse Juca Andrade.
Realmente a administração municipal e secretarias colocaram todos os esforços possíveis para fazer do Natal Luz de Rebouças, em 2009, um Natal bonito e iluminado.
Programação para dezembro:
Dia 11(sexta-feira): Escola municipal e estadual, da localidade de Marmeleiro
Apresentação do Fera da localidade de Marmeleiro, com o tema O Menestrel
Apresentações das escolas municipais Joanita Ayub Pereira, São José, Grupo de Dança Big Mix, projeto de violão do Cras e, Banda Reverso.
Dia 12(sábado): apresentações da Escola Municipal Divino Espírito Santo, Adecir, grupo Conviver. Apresentação do Fera, pela escola Professora Maria Ignácia (dança do Can-Can), Fanfarra Municipal de Inácio Martins, apresentações dos artistas Nereu, Bruno e Paranaense, e dos cantores Ronaldo e Marcos Nepomuceno.
Dia 14(segunda-feira): creche, escolinha Brincar e Aprender, Catequese, mostra do Fera, pelo Colégio Julio César, Grupo de Dança de Rebouças e os cantores, Sidney e Léo; e Jorginho.
Dia 15 (terça-feira): Escolas de Faxinal dos Francos e Imaculada Conceição; mostra do Fera, com apresentação de  malabaristas,dança  da Emilia. Apresentações das escolas Profª Maria Ignácia, e Erasmo Pilotto.
Dia 21(segunda- feira): apresentação da igreja Assembléia de Deus, liturgia Igreja Matriz Senhor Bom Jesus, Fanfarra Municipal de Rebouças, e distribuição de cartelas para o sorteio de prêmios, para o dia 22.
Dia 22(terça-feira): Sorteio de prêmios e apresentação do Grupo de Violeiros de Fernandes Pinheiro.
Dia 23(quarta-feira): Encerramento final do Festival de Música Sertaneja e Gaúcha- instrumental de gaita, apresentação do grupo Herdeiros de Tradição, e do grupo de dança do Alceu. Banda Andrei e Lucas.
As atividades do Natal Luz deste ano é uma realização da prefeitura de Rebouças, contando com o apoio e colaboração das secretarias municipais e Acir.
“Estamos felizes em poder, já nesse primeiro ano de mandato, poder realizar essa programação para o Natal. Desejamos que todos sintam esse clima especial do Natal”, comentou o prefeito Luiz Zak .

CLAYTON BURGATH-Jornalismo

IML informa

Nesta sexta-feira (11), às 08h11 deu entrada no IML de Ponta Grossa o corpo de NELSON RIBEIRO DE GODOY, de 28 anos, vítima de homicídio por agressão física em Guarapuava.

IML de Ponta Grossa

As 23h37, EZILDA SUCOSKI , de 58 anos, vítima de queda acidental em Ponta Grossa (Hospital Bom Jesus)

JACINTO SEBASTIÃO MEDEIROS - 63 anos, vítima de queda acidental em Ponta Grossa (Hospital Bom Jesus)

Apesar de ser queda acidental e estarem no Hosp. Bom Jesus as vítimas não têm qualquer ligação
 
Fonte: IML

quinta-feira, dezembro 10, 2009

Mulher é encontrada morta em Pirai do Sul

Nesta quarta-feira (9) foi encontrado na cidade de Pirai do Sul, o corpo de Karoline Marques Pereira, de 17 anos de idade.

Operação fim de ano coloca PRF em alerta

Curitiba, 10 de dezembro - A partir desta sexta-feira até o dia 03 de janeiro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará realizando a Operação “fim de ano”. Serão 24 dias de trabalhos intensificados para suprir a demanda gerada pelo grande número de veículos presentes nas rodovias durante a temporada de festas. Durante a abertura da operação, em vários pontos do Estado (veja na tabela), serão realizadas ações educativas para orientar os motoristas. Com o objetivo de coibir o cometimento das infrações de trânsito que mais contribuem para que os acidentes de trânsito aconteçam, o policiamento será reforçado nos períodos de maior movimento e a PRF lançara mão de todo aparato disponível: serão mais de 700 policiais, viaturas, motocicletas, bafômetros, radares e um helicóptero baseado em Curitiba, capaz de prestar socorro a vitímas em um raio de cem quilômetros da capital. Nos 3500 quilômetros de rodovias federais no Paraná a PRF realizará diariamente comandos de fiscalização temáticos, serão eles:

 Excesso de velocidade;
 Embriaguez ao volante;
 Ultrapassagens em locais proibidos;
 Equipamentos obrigatórios;
 Uso do cinto de segurança;
 Transporte de produtos perigosos;
 Narcotráfico e tráfico de armas;
 Contrabando e descaminho;
 Furto e roubo de veículos e cargas;
 Repressão de assaltos a ônibus;
 Repressão de furtos e roubos em rodovias em áreas urbanas.

Fonte: TwitDoc.com

Rapaz morre afogado em Imbituva

Nesta quinta-feira (10) deu entrada no IML de Ponta Grossa, Carlinhos Souza, de 32 anos de idade, vitima de afogamento em Imbituva, segundo informações Carlinhos sofria de epilepsia.

Fonte: SC, informações do IML de PG

Assaltantes são presos pela PRF em Irati

Armados com um revólver calibre 38 e uma pistola Taurus 380, com seis munições intactas cada uma, os elementos Alex Sandro Gracello, 19 anos, Rodrigo Felipe Serra, 26, Edilson José de Paula, 31, Diego Alexandre Pietroski, 21 e Edson Luiz Sander, 32, foram presos em abordagem no posto de Irati da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada desta quarta-feira (9), por volta das 2h. Os cinco assaltaram na Serra da Esperança, em Guarapuava, três pessoas que estavam em um veículo Fiat Stilo, placas de Santa Catarina.


Com os elementos foram encontras R$ 9.466,00 e celulares das vítimas. Eles estavam em um veículo GM Astra, placas de Camburiu, CPR – 6485. Eles pretendiam assaltar um ônibus que seguia para o Paraguai. No ônibus havia um familiar de uma das vítimas do assalto. Segundo uma das vítimas, eles os renderam, os levaram para um matagal, e tentaram os amarrar, mas não conseguiram e deixaram as vítimas, o veículo e as carteiras com documentos no local. O motorista do ônibus que sofreu a tentativa de assalto avisou a PRF, que em Irati teve apoio da Polícia Rodoviária Estadual na abordagem.

Os elementos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Irati. A maioria deles já possuía passagens pela polícia e todos são de Santa Catarina.