terça-feira, março 06, 2012

Mãe de garota que sofreu bullying processa pais de agressoras

Créditos da Foto: Imagem Ilustrativa - Fonte: G1 PR 

A mãe da estudante que sofreu bullying em uma escola de Ponta Grossa/PR, a 115 quilômetros de Curitiba, contou que assim que soube das mensagens de cunho sexual postadas na página da filha em uma rede social achou que fosse pedofilia. “Pensei que fosse caso de pedofilia. Achei que fosse alguém que pegou a senha e estava tentando intimidar minha filha”, contou a mãe, que optou por não se identificar.

A mãe registrou Boletim de Ocorrência (B.O) assim que a violação foi descoberta e a partir de então, seguindo a orientação dos representantes da Polícia Civil na cidade e do Núcleo de Combate aos Cibercrimes em Curitiba (Nuciber), passou a imprimir as mensagens postadas e a documentar quaisquer circunstâncias relacionadas ao bullying contra a adolescente. As ofensas ocorreram em 2010, quando a jovem tinha 13 anos.

As mensagens foram publicadas por um ano na internet e fizeram com que a garota virasse motivo de chacota no colégio, o que interferiu diretamente no comportamento e na saúde psicológica dela. Durante seis meses, segundo relatos da mãe, a adolescente chorava sem motivo e reclamava que não queria ir para a aula, mas nunca chegou a contar para os familiares o que estava ocorrendo.

“Até que começaram as crises de depressão e de pânico. Então, nós levamos ao neurologista e ao psicólogo e por dois anos ela utilizou medicação”, disse a mãe. O motivo só foi descoberto algum tempo depois.

A infração foi cometida por duas adolescentes que estudavam junto com a garota. A mãe contou que as meninas estavam se vangloriando do feito e uma terceira aluna ouviu e contou para uma professora. Segundo a mãe, uma das garotas, que postaram as mensagens, jogava futsal junto com a adolescente agredida. “A minha filha sempre se destacou na parte de esportes e tinha boas notas, era sempre elogiada. Talvez isso pode ter gerado um pouco de ciúmes”, especulou a mãe na tentativa de achar um motivo para as agressões contra a filha.

“Chamamos os pais e foi feita uma reunião com a direção da escola. Tudo registrado em ata e documentado. Foi esclarecido o que as meninas tinham feito e também foi sugerido que as meninas fizessem uma retratação perante os outros colegas, mas elas não aceitaram”, contou a mãe.

Como não houve retratação, a mãe decidiu levar o caso à Justiça. “Se não tem a humildade para pedir desculpas, elas tem que saber se transgredirem uma lei, vão ser punidas”, afirmou a mãe.

Os pais de duas adolescentes foram condenados a pagar R$ 15 mil de indenização para a família de uma adolescente que foi vítima de bullying. A decisão ocorreu em primeira instância em fevereiro deste ano. O advogado dos pais de uma das garotas, Edson Stadler, afirmou que vai recorrer. “Nós entendemos e respeitamos a sentença de primeiro grau, entretanto, estamos recorrendo e acreditamos que o Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná vai reformar a decisão”, declarou Stadler. O advogado dos pais da outra jovem não foi localizado pelo G1.

Na avaliação da mãe, mesmo dois anos após o ocorrido, e matriculada em outra escola, a adolescente não voltou a ser a jovem alegre e esportiva. “Ela melhorou, mas não é como antes”, lamentou a mãe. “Ela tenta praticar um pouco de esporte, mas tem dificuldade de fazer novas amizades, é insegura”, acrescentou.

A mãe contou ainda que a garota recebeu apoio da família e junto com o médico eles trabalham a situação para que a adolescente entenda que é um problema que precisa ser superado. “Não vai ser o primeiro, nem vai ser o último [problema] e exigiu um amadurecimento, mas deixou sequelas”, finalizou a mãe da jovem.

Um comentário:

  1. gstria de ter o nome deste advogado que a defende,ppoder me orientar pois esto perdido, a minha, nao esta tendo reacao , com amedicacao, fui varios orgaos publicos e, ate agora nao obtive exito, quero um advogado, que entenda deste fenomenoepara me ajudar, e juntos fazer uma corrente para cessar este mal.obrigado estou acompanhando, estou fazndo direito e isto e revoltante, vou abracar esta causa e lutarpor ela.

    ResponderExcluir