segunda-feira, março 26, 2012

Quem jogar lixo nas ruas de Ponta Grossa poderá ser multado em R$ 174,00

A partir desta segunda-feira (26), quem jogar lixo nas ruas ou praças poderá ser punido com multas. O decreto foi publicado no Diário Oficial de Ponta Grossa. Qualquer pessoa poderá denunciar o descumprimento da lei, desde que apresente registro da infração através de foto ou qualquer outro meio que permita identificar o infrator, com identificação da data, local e hora da infração. A fiscalização ficará a cargo do Departamento de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente.
De posse da denúncia, o Departamento de Meio Ambiente irá notificar o infrator e este terá que recolher o lixo depositado de forma irregular. “Essa lei é importante e veio em boa hora, pois agora temos uma ferramenta jurídica para evitar que as pessoas joguem o lixo em locais inadequados”, diz o secretário Fernando de Paula.
De acordo com o secretário, os fiscais já foram treinados e já estão atuando nas ruas. Além dos fiscais, a Prefeitura conta também com a ação dos cidadãos, que podem denunciar o ato infracional para o Departamento de Meio Ambiente, apresentando algum registro da infração. Num primeiro momento, o infrator será advertido e em caso de reincidência será multado em 5 VRs (Valores de Referência), o que hoje representa R$ 174,05.

Fonte: Departamento de comunicação da Prefeitura de Ponta Grossa

Um comentário:

  1. Se essa lei realmente funcionar vai ser um grande exemplo para todas as cidades do Paraná,quem sabe assim doendo no bolso se comece a preservar o nosso meio ambiente,parabéns pela iniciativa Senhor secretário,tomara que nossos representantes senhores deputados possam estar implantando essa ideia em todo nosso estado, mas que possa realmente ter o peso e rigor da lei para ser cumprida.

    ResponderExcluir