terça-feira, dezembro 01, 2009

O fim do mundo em 2012

Há muito tempo ouvem-se histórias que tratam do fim do mundo. Algumas previsões de que tal dia ou tal ano o mundo iria acabar, mas até hoje estamos aqui na Terra. Desde os primórdios da humanidade as diversas civilizações tentaram compreender o mundo em que viveram e, consequentemente, o seu início e o seu fim.

Dentre essas civilizações, destacam-se os Maias que – descobriu-se através de estudos sobre o seu povo e cultura – fizeram previsões espantosas, uma delas no calendário astronômico que previa diversos eventos, como o FIM do mundo em 21 de dezembro de 2012.
Além dessa previsão, o ano de 2012 tornou-se o centro de gravidade do fim do mundo por estar presente numa série de achados proféticos. Alguns baseados na ciência, como as previsões dos cientistas da NASA que anunciaram uma grande tempestade solar em 2012. Além disso, há a previsão de Nostradamus que diz que irá ocorrer a 3ª Guerra Mundial nesse ano, e outras de que um asteróide poderá se chocar com a Terra. Também há a tese de que a Terra será destruída com a volta do planeta Nibiru em 2012. Há quem diga que uma grande transformação ocorrerá no mundo, como a mudança do eixo da nossa galáxia, que levará a mudanças no campo magnético terrestre causando terremotos, tsunamis, vulcões etc. Enfim, são muitas as previsões, a maioria delas baseadas em convicções religiosas.
Portanto, para entendermos melhor a relação dos homens na atualidade com o Fim do mundo, a reportagem traz a linha de pensamento de três religiões: a católica, a evangélica e a doutrina espírita, que buscam explicações sobre essa relação.


Católico
Padre Casemiro Oliszeski
Igreja Catedral de Ponta Grossa

Segundo o Padre Casemiro Oliszeski, da Igreja Catedral de Ponta Grossa, os católicos não se orientam por calendários, seja o calendário Maia ou outras previsões. “Sem dúvida são pessoas mal informadas e pessoas muitas vezes até de má-fé e, com interesse, apostam em alguma data de previsões de fim do mundo. O que nós constatamos na história: quantas previsões já foram feitas, por exemplo, para o ano de 2000 e não aconteceu absolutamente nada, quantas outras previsões, é só ler um pouco a história, reler para ver um pouquinho quantas previsões já foram feitas e nada aconteceu. O cristão católico não se fundamenta nessas previsões, a fé dele não é abalada, a fé de um verdadeiro cristão católico continua firme, porque, o que na verdade nós sabemos quanto à previsão do fim do mundo é o que diz a Bíblia: Jesus Cristo disse claramente, nem os anjos sabem disso, nem o filho do homem, somente o Pai. Então, é Deus que sabe quando vai acontecer o fim do mundo. O que vai acontecer é a volta de Jesus Cristo, a sua segunda volta, porque a primeira já aconteceu, então nós não aguardamos uma data pré-fixada do fim do mundo, o que sabemos é que temos muito a fazer por esse mundo colaborando com o projeto de Deus que está em andamento. Então, o cristão católico é aquele que arregaça as mangas, se assim podemos dizer, se envolve nesse projeto de Deus presente na história humana, presente no mundo, isto quer dizer, Deus está presente na história, o ser humano está realmente nas mãos de Deus, não são as catástrofes ou os poderes que as pessoas têm que vão dar um destino final. Podem causar tragédias terríveis para a humanidade, para a história humana, mas a história humana está nas mãos de Deus, ele a conduz e ele sabe quando será o fim. Cabe a todos nós fazermos a nossa parte e, qual é o projeto, qual é a proposta muito concreta de Deus na história humana. A proposta de Deus na história humana é uma sociedade justa, uma sociedade onde todos tem direitos e obrigações, onde todos tenham condições de vida digna concretamente, isso quer dizer, todos, todos, não apenas alguns tem direito à vida, tem direito à saúde, à moradia, a ter respeitado à sua dignidade, tem direito aos meios para que tudo isso aconteça. Isso vai acontecer de que modo? Não é alguém que vai realizar isso, é cada um se comprometendo com esse projeto, essa é a proposta de Deus revelada na pessoa de seu filho Jesus Cristo. Então, a nós, não cabe especular o fim dos tempos, porque só o Pai, disse Jesus, é que sabe quando vai chegar o fim do mundo, quando Jesus vai voltar para o julgamento. A nós cabe nos unirmos ao projeto apresentado, revelado por Deus e construirmos uma sociedade nova, essa sociedade justa, como eu já falei, uma sociedade onde todos têm direito a uma vida digna, é uma nova realidade que acontece com mais brevidade, quanto mais pessoas acreditarem nesse projeto e se envolverem na realização dele”.
Em relação às catástrofes, o padre diz que é a agressão humana à natureza, o desrespeito a ela, a causa de tudo, pois “a natureza tem as suas leis, as suas regras e toda a agressão, toda a destruição, o mau uso da natureza, de toda a vida e de tudo aquilo que Deus nos deu vai acarretar consequências e, muitas delas [catástrofes], isso está comprovado, foram causadas por essa agressão do homem desrespeitando a natureza e está pagando o preço. Agora, isso não quer dizer que são sinais do fim do mundo, são tragédias onde existe alguém culpado que somos nós e, não precisa olhar muito longe, é só olharmos, por exemplo, a cidade de uma maneira muito concreta e observarmos todo o lixo que jogamos na rua, o que acontece com esta chuva que são consequências como falei da agressão e de vida a natureza, esse desrespeito, vai acontecer alagamentos, tanta coisa que nós vamos sofrer, mas não podemos dizer que são sinais. Veja bem, quando nós, na Bíblia encontramos textos que falam do sol que vai escurecer, as estrelas que vão cair, textos apocalípticos, esses textos são escritos num gênero apocalíptico que é difícil de ser entendido, ele é entendido com mais facilidade por aqueles a quem primeiramente essas mensagens são orientadas e dirigidas, então, quando o autor fala desses elementos celestes ele esta falando da presença de Deus. Então, nós devemos ver que mesmo nessas tragédias, mesmo nessas desgraças que vão acontecendo Deus se faz presente e o desafio nosso é perceber essa presença de Deus na história humana e na vida humana e não só sinais do fim dos tempos. Ao contrário, são sinais para nós seres humanos fazermos o que deve ser feito para que a nova realidade dê um mundo melhor para todos.
Isso na realidade é falta de seguir aquilo que Deus já colocou na consciência de cada um, cada um tem a sua consciência e ele sabe que deve praticar e deve fazer o bem e deve buscar a vida, agora ele vai contra aquilo que Deus colocou nele mesmo, ele sabe quando vai contra aquilo que destrói a vida, destrói a natureza e vai trazer problemas para ele, e talvez para os outros, é tudo uma questão de ganância, de competição e, termino dizendo no fundo é a falta de Deus, o ser humano foi feito por Deus, e foi feito para Deus e quando ele não busca que essa realidade aconteça na vida dele, então, vem tudo o que nós vemos por aí, em relação ao ser humano e a tudo que existe nesse mundo.”




Espírita
Jovino Barão
Sociedade Espírita “O Caminho da Luz”

Para o espírita, Jovino Barão, da Sociedade Espírita “O Caminho da Luz”, já se instala o divino tribunal; seu trabalho consiste na separação dos bons e dos maus, dos compatíveis e dos incompatíveis com as novas condições de vida que devem reinar na Terra futuramente.
“Essas catástrofes estão assustando muito as pessoas, porque nessa transformação, nesse mundo de expiação para o mundo de regeneração, salve-se quem puder. Agora, quem escolheu o joio vai para outro mundo, para outro planeta começar vida nova, onde é uma escravidão... Agora, o que escolheu o trigo vai residir no mundo de regeneração. Então, agora está havendo uma varredura, essa varredura tanto no mundo espiritual, quanto no mundo terreno é pra ver quem é que vai se regenerar ou não. Os que não aceitarem o mundo de regeneração, desaparecerão. Eles irão começar a vida como começou no início do mundo, sofrimento, muito sofrimento para conseguir adquirir as coisas. Os bons continuarão residindo na terra, pois esses que passam a viver como irmãos estarão obedecendo os ensinos de Jesus, se ele tem um pão e o irmão está com fome ele divide o pão e se ele vê que o irmão continua com fome ele dá o pão inteiro. Porque ele sabe perfeitamente que no dia seguinte a mesa dele estará farta, não faltará nada. Quem obedece a lei de Jesus Cristo através do Evangelho, sem dúvida nenhuma todo dia estará melhorando”, conta.
Para Jovino, segundo o Evangelho dos espíritas, escrito por Allan Kardec, se algum fim do mundo houver, esse será o fim do mundo velho, do mundo governado pelos preconceitos, pelo orgulho, pelo egoísmo, pelo fanatismo, pela incredulidade, pela cupidez, por todas as paixões rasteiras, escudando-se no próprio Jesus: “Quando o Evangelho for pregado por toda a Terra, então é que virá o fim.” Acrescenta ainda dizendo que “Para os Espíritos que aqui habitam, aqui permanecerão se estiverem evoluídos no Bem, ou então serão excluídos (movimentos migratórios necessários) para mundos compatíveis, a fim de evitar perturbações, vez que o globo por certo irá ascender na hierarquia dos mundos. Quanto ao Juízo Final, se ocorrer, será para aqueles que passarem ‘pelo processo da emigração dos Espíritos renitentes e recalcitrantes em não progredir’, conforme escrito por Allan Kardec.
Jovino acrescenta ainda “Se você ver o problema da doença, a doença não existe, o que existe é o espírito estando doente, o corpo padece. A gripe suína, por exemplo, o que o americano faz? O americano é o verdadeiro judeu, é só dinheiro, dinheiro, você vê o medicamento quem é que comanda? São eles. Cada vez são mais falsos e se aproveitam do sentimento do ser humano, então esta gripe é totalmente comercial, teve dois ou três médicos que falaram que é uma gripe comum, se cuide! É tão claro, ao invés de quererem colocar máscaras nas crianças, no povo, fazer isso ou aquilo, porque não atendem a parte da saúde, principalmente das crianças que vivem na favela. Era o ideal, mas o interesse deles não é isso, não interessa em curar, não interessam em matar, o interesse é conservar a doença para poderem faturar. É esse o judeu!”, revela.
Na Bíblia existem muitas profecias, mas ninguém sabe o que vai acontecer, segundo Jovino Barão, a Doutrina espírita já sabe. “O que nós mais falamos e de há muito tempo vem-se falando é do mundo de regeneração; no mundo ficarão somente aqueles que se regeneraram e, é o mundo maravilhoso. As famílias irão se entender, se reconciliarão e passarão a ter uma vida digna. Veja a reencarnação, a coisa mais divina é a reencarnação, na reencarnação sempre estão reencarnando na mesma família para se reconciliar, evitar as brigas anteriores, mas sempre tem os teimosos que continuam brigando”.
Para o espiritismo, o fim do mundo não vai acontecer, é a transformação de um mundo de expiação, de um mundo de provas para o mundo de regeneração. “O mundo de reencarnação há muito tempo vem sendo preparado, veja as crianças que chegam aí, com três, quatro anos, sabem mais que o professor, acabam dando aula para o professor. Eu estava lendo um texto e, nele, o professor perguntou ao aluno onde tinha aprendido aquilo, ele não sabia explicar, porque ali a intuição veio na mente dele, são espíritos desenvolvidos, de muito pouco débito de um passado, que já veio com uma missão determinada para ser útil ao Pai Deus e mostrar os ensinamentos de Jesus. Esses é que irão automaticamente dirigir o mundo de regeneração. Isso é a coisa mais linda da vida, a reencarnação e, principalmente o problema do ódio, da vingança, da maldade, irão desaparecer, vai prevalecer o poder da oração, o amor, a fé, para que seja praticado a verdadeira caridade”, esclarece Jovino.
Para Jovino Barão, todo espírita não está falando sozinho, ele tem dois ou três mentores ao seu lado, a luz que vem dele é a própria oração. “Em nossos trabalhos de desobcessão vem muitos espíritos brabos, odiosos, querendo se vingar, levamos a mão e começamos a oração e pronto, o espírito perde a força. Hoje, esse povo atual, desse mundo de expiação não sabe o poder que tem o Pai Nosso e a Ave Maria, então no mundo de regeneração eles vão passar a saber e vão ter vontade de fazer as orações”.
No mundo de regeneração, conta Jovino, “prevalecerá apenas uma moeda, uma língua que se chama esperanto e uma religião que será a fusão de três ou quatro e, dessas sairá uma, porque não é só o espiritismo, existem outras religiões boas também que estão em exercício firme. E essa uma receberá o nome de Jesus Cristo, no mundo inteiro. Será uma facilidade muito grande do ser humano de viver, se amar e amar o Pai Deus, a mãe Maria e a Jesus”.
Segundo os espíritas, portanto, o grande desastre do Fim do Mundo será consequência das iniquidades praticadas pela Humanidade e o planeta em questão será uma espécie de agente purificador da aura terrena, pois, em sua passagem, provocando a morte ou o desencarne de 2/3 da população mundial estará, na verdade, retirando da face da terra todos os Espíritos que não evoluíram o suficiente para continuar habitando a Terra que, neste momento histórico encontra-se em um estágio de transição. Este globo, que até então tem sido um Vale de Lágrimas, um planeta de expiação, de resgate de carmas pesados, está em vias de se transformar em um planeta de regeneração, etapa que precede ao estágio futuro e definitivo de um planeta onde deverá imperar a felicidade.




Pastores
Antonio Carlos Joslin e Marli Andrade Joslin
Igreja Cristã Presbiteriana

Os pastores da Igreja Cristã Presbiteriana, Antonio Carlos Joslin e Marli Andrade Joslin revelam que tudo aquilo que fazem e crêem é 100% através da Bíblia. “Nós entendemos que a Bíblia é a palavra de Deus e, não há nada que possa ir além do que diz a palavra de Deus. Então, o que nos diz a palavra de Deus: Jesus é o centro de toda a Bíblia, desde o novo e velho testamento é a figura de Jesus, no velho testamento mostrava Jesus e o novo testamento volta mostrando Jesus. Ele quando esteve aqui na Terra falou que voltaria, nós entendemos que aquilo que ele disse é a verdade, ele disse que não saberia dizer quando, e nem porque, pois quando esteve aqui na Terra, esteve como um ser humano, e nem ele sabia, só o Deus Pai é que saberia, só que ele nos deixou algumas indicações quanto a isso. Ele diz para que se cumprisse todo o plano de Deus em todo o Universo, e quanto a terra, teriam alguns sinais que iriam acontecer ao final de tudo e, esses sinais seriam os tremores de terra, abalos, guerras de povos contra povos é tudo isso que já está acontecendo. E também, ele disse que uma das grandes evidências seria de que o evangelho seria pregado em toda a terra e, aí sim, ele voltaria para buscar a igreja dele, o povo que crê nele. Aqueles que já morreram, irão ressuscitar, os que estão vivos seriam arrebatados, ou seja, desaparecem e, isso é que ele deixou como sinal. Os sinais estão acontecendo, o livro de Apocalipse mostra o sinal disso tudo, os sinais são evidentes no mundo todo. O outro sinal de que o evangelho seria pregado, hoje ele é bem nítido nisso, basta ligar uma televisão a qualquer horário do dia e terá alguém pregando, na Internet também para todas as nações e povos – teve um evangelista que fez suas missões nos países da África e ali vemos um grande sinal, pois em suas reuniões é em torno de 500 mil pessoas em cada culto, ele chegou a fazer um culto na Nigéria com um milhão e seiscentas mil pessoas, numa reunião fez apelo à população para as pessoas aceitarem Jesus, pois a Bíblia nos orienta a isso. A pessoa completar a Jesus na sua boca e crer no seu coração. Ele fazendo esse apelo numa reunião, um milhão e noventa e três mil pessoas aceitaram Jesus. Aí é uma evidência, bem clara, o mundo se rendendo a Jesus. Se vermos a África, é um país que tinha outras crenças, o Deus deles eram outros, as pessoas se rendendo a esse Jesus para salvar os que estão perdidos, toda a humanidade. Muitos muçulmanos que têm Jesus como um profeta, estão confessando ele como um salvador. Então é uma grande evidência de que este fim aproxima, só que Jesus deixou claro que ele não sabia e não iria determinar o dia nem a hora.
Segundo a Bíblia, ninguém sabe o dia, muitos já marcaram o seu dia, para quem viveu antes dos anos de 2000 era tido como certo que seria o fim de tudo, passou o ano e já estamos quase em 2010 e não acabou. Muitos pregadores, muitos estudiosos pregaram esse fim do mundo e ele não aconteceu, e está aí mais uma polêmica sobre o filme “2012” e o calendário maia, mas eu fico com a palavra de Deus, ninguém tem uma data precisa quanto ao final do mundo, as evidencias estão claras, Jesus promete na Bíblia que voltaria buscar os que o aceitaram e isso 1845 vezes ele fala sobre essa volta dele. Ele veio, cumpriu todo o plano dele, morreu por nós, deu o sangue pela nossa libertação para a remissão de nossos pecados e ele quando voltou depois de 40 dias morto manifestou aos seus discípulos e voltou aos céus e deixou claro que ele vai voltar.
Acreditamos num ser celestial, na Bíblia diz que os anjos acampam-se ao nosso redor para nos guardar e nos livrar. Porém, não são esses anjos que poderão fazer por nós, senão tiver a autorização do nosso Pai para ceder-nos a graça divina. Nós não acreditamos na reencarnação, a Bíblia é terminante contra, a Bíblia diz no capítulo 18 que não aceita quem consulte cartomante, sortistas, nem quem consulte os mortos. Fica bem evidente, a Bíblia deixa bem claro, em Hebreus, capitulo 9, versículo 27: Deus diz que ao homem é dado o direito de morrer uma única vez, vindo depois disto o juízo, então ao ter uma reencarnação e uma outra morte, a morte é uma só e, é nessa vida que nós decidimos, ou cremos na Bíblia, ou cremos em Deus ou em Jesus Cristo de Nazaré e, aí sim, podemos ter uma vida eterna, porque só o Jesus pode nos dar uma vida eterna.
Então, dizer que a reencarnação existe conforme o espiritismo que o espírito vai purificando, eu estou negando a Jesus, se fosse assim, não precisaria Jesus ter nascido, ter ido para a cruz e passado por tudo o que ele passou, o homem reencarnando, iria melhorando, para que o sacrifício da cruz? Então é nesse sentido que a Bíblia não aceita, como não aceita imagens, como na igreja católica, ele não aceita a reencarnação.
A purificação nós temos pelo sangue de Jesus, a Bíblia diz que o sangue de Jesus é que nos purifica de todo pecado.
No espiritismo, as manifestações que ocorrem são demônios, em toda incorporação a pessoa fica endemoniada. Se a pessoa não estiver protegida com o sangue de Jesus ele passa a agir naquela vida, isso é evidente quando vemos, por exemplo, um pai de família trabalhando, de repente começa a beber e perde tudo. Ele até frequentava uma igreja, mas se afastou de Deus, daí Deus não tem mais compromisso com essa pessoa, satanás quer destruir tudo que Deus fez, então ele vem pra matar, roubar e destruir. O ser humano é incorporado por isso e, é levado a fazer essas coisas. Um inimigo que nós temos é um só, não é patrão, nem amigos. Nós prevalecemos contra todas as artimanhas do diabo.
Essa é uma outra evidência que nós temos, a Bíblia diz isso, tudo isso que está acontecendo como terremotos, abalos, é uma evidência quanto a volta dele, ele leva o povo dele e a terra continua por mais mil anos, mas aqueles que aqui ficarem vão passar pelo que chamamos de tribulação. A Bíblia descreve que neste período muitas pessoas não vão morrer, tamanhas as dores e sofrimentos, mas não vão conseguir, alguns não vão se sujeitar à besta, ao diabo e vão viver aqui, mas estes que já tem Jesus serão retirados da terra e aí cumpre-se o tempo em que tudo termina.
As pessoas devem cumprir o que Jesus disse, para que o homem não fique sujeito a erros de doutrinas e submeta-se a qualquer outra coisa fora da palavra de Deus. Ele precisa conhecer a palavra de Deus, o espírito santo de Deus faz com que esse homem comece uma nova vida. É quando nós entregamos a nossa vida na mão de Deus.

Texto e fotos: Silvia Costa, da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário