segunda-feira, março 01, 2010

Adolescentes são pegos em flagrante passando trote no 190

Irati - Na terça feira (23), por volta das 21h30, a Viatura Povo São João deslocou-se a Rua Emilio Sheidt, onde indivíduos estavam fazendo mau uso do aparelho telefônico Orelhão de número 3422-3891, ou seja, utilizavam o aparelho para efetuar ligações ao telefone de emergência 190, para dar trote.

Diante ao fato, quando os indivíduos estavam simulando uma Ocorrência Policial relatando um fato de crime e, dando informações não precisas, o atendente do C.O.P.O.M., constatou ser crianças/adolescentes. Logo então foi identificado o número do telefone e o local da chamada, foi acionada a Viatura do Bairro, e esta se dirigiu de imediato ao local onde estava instalado o aparelho (orelhão).
Foi constatado a presença de dois adolescentes que ainda estavam ao lado do orelhão, e com o fone em ligação, foram identificados como sendo:- A.R.B., de 15 anos e G. M., de 12 anos. Ambos foram conduzidos a Delegacia para serem responsabilizados pelo Ato Infracional cometido.

Trote nos telefones de emergência
Nos dias de hoje dificilmente encontraremos alguma pessoa que nunca precisou dos serviços da Polícia Militar através do telefone 190. Desde uma simples orientação até um pedido de socorro na ocorrência de um desastre, a linha telefônica de emergência da Corporação está disponível a toda a comunidade, dia e noite, gratuitamente. Por sua vez, os usuários também colaboram com a Polícia Militar na medida em que revelam informações sobre a ocorrência de delitos e a localização de criminosos, tornando-se o ponto de partida para inúmeras prisões em flagrante.
- O sistema de atendimento 190 permite também reposicionar às estratégias de combate à criminalidade, visto que muitas ligações ajudam a mapear os focos de insegurança nos bairros. Não obstante tanta utilidade, o telefone 190 sempre foi alvo dos trotes telefônicos, uma brincadeira irresponsável e, sobretudo criminosa, que dificulta o trabalho policial, desperdiça tempo e dinheiro público, e prejudica a população. Aliás, a população é a parte mais afetada com os trotes, pois uma viatura despachada para uma ocorrência inexistente deixa de prestar atendimento a quem realmente precisa. Bem por isso, torna-se necessário conhecer um pouco mais do sistema 190 e as conseqüências para quem ainda insiste em “passar” trote telefônico na polícia.

Atendimento
“...Polícia Militar, Emergência!!!...” Esta é a saudação inicial ouvida por quem liga no 190. Além de evitar delongas, um atendimento direto e objetivo induzem o usuário a falar apenas o necessário. O policial militar atendente conduz o diálogo até obter as informações necessárias para despachar a viatura.

Triagem
- Ao atender um chamado no 190, o atendente submete o interlocutor a uma breve, porém indispensável, entrevista. Grosso modo, o trote não resiste às primeiras perguntas do questionário, e isso tem evitado muitos deslocamentos de viaturas desnecessários. Mesmo assim, ainda são passados por dia um número expressivo de trotes, entre crianças e adultos.

Conseqüências
- Quem for pego passando trote na polícia pode responder pela contravenção penal de “Perturbação da Tranqüilidade Alheia”, artigo 65 da Lei das Contravenções Penais, que prevê pena de prisão simples e multa, tendo como vítima o policial militar atendente, ou até mesmo pelo crime do artigo 340 do Código Penal: “Falsa Comunicação de Crime”, cuja pena é detenção de 1 a 6 meses, ou multa.

Ao telefonar para a PM:
* forneça todas as informações que o atendente solicitar;

* tenha o nome correto da rua e o número da casa, apartamento ou comércio onde a viatura deva comparecer;

* dê uma referência, tais como rua mais conhecida, padaria, lanchonete, igreja ou banco mais próximo;

* em caso de acidente de trânsito, informe se há vítimas, número de ferido e a gravidade dos ferimentos, se possível;

* havendo pessoas suspeitas ou criminosos, forneça as características do acusado: altura, cútis, cabelo, tatuagens, vestimentas, placas de veículo, armas e sentido da fuga;

* lembre-se: o C.O.P.O.M.(Central de Operações da Policia Militar) nas ligações feitas ao 190 telefone de Emergência, possui dispositivos identificadores de chamada que permitem identificar de imediato e localizar os autores dos trotes.

Texto: Silvia Costa, com informações da PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário