terça-feira, março 09, 2010

Polícia Militar lança cartilha com dicas para a segurança da mulher

A Polícia Militar lançou nesta segunda-feira (08) a “Cartilha de Segurança Feminina” como uma das atividades desenvolvidas pela instituição em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é orientar e informar as mulheres para que elas próprias contribuam com sua proteção e evitem que sejam alvos fáceis de furtos e roubos.

O objetivo é orientar e informar as mulheres para que elas próprias contribuam com sua proteção e evitem que sejam alvos fáceis de furtos e roubos
A Polícia Militar lançou nesta segunda-feira (08) a “Cartilha de Segurança Feminina” como uma das atividades desenvolvidas pela instituição em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O objetivo é orientar e informar as mulheres para que elas próprias contribuam com sua proteção e evitem que sejam alvos fáceis de furtos e roubos.
A publicação será distribuída gratuitamente por policiais militares e foi desenvolvida pelo coronel Roberson Luiz Bondaruck, comandante da Academia Policial Militar do Guatupê.
“Esta cartilha serve de incentivo para aqueles que têm o dom da redação, principalmente, aos que gostariam de escrever textos de orientação tanto para a comunidade quanto para os segmentos técnicos da corporação”, ressalta o comandante-geral da PM, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens.
“Nesta data as mulheres foram presenteadas com esta publicação feita especialmente para elas”, completa Rodrigo. O subcomandante da PM coronel Isaías de Farias também esteve presente.
Bondaruck disse que a data foi escolhida porque as mulheres merecem uma homenagem como esta. “Pela representatividade que elas têm na sociedade hoje, nada mais justo que ter uma publicação voltada somente à segurança delas”, avalia.
Somente nesta segunda-feira, 1.000 cartilhas foram distribuídas em terminais de transporte coletivo (500 no Alto Maracanã em Colombo – RMC – e 500 no Pinheirinho), 500 na academia e outras 1.500 estão sendo distribuidas na Boca Maldita, no centro de Curitiba.
A cartilha tem 33 páginas e está dividida 12 tópicos, que orientam a mulher sobre como agir nas ruas, em estabelecimentos comerciais, no banco, no trabalho, em veículos e ônibus, em rodoviárias e aeroportos, além de indicar quais sãos os golpes mais comuns contra as mulheres e dar dicas gerais de segurança. “A prevenção ainda é a melhor solução contra a criminalidade”, lembra Bondaruck.
Para as interessadas em obter a cartilha, ela estará disponível para download no site da PM www.pm.pr.gov.br. “As mulheres são alvos fáceis para ladrões, principalmente quando falam ao celular ou utilizam-se de fones de ouvidos, equipamentos que as distraem. Por isso esta cartilha é importante”, afirma Bondaruck.
A cerimônia na academia também foi uma homenagem a todas as mulheres pelo seu dia, inclusive o regente da Banda da PMPR abriu mão da atividade cedendo a baqueta para que a sargento Silvana Haas da Silva conduzisse o grupo.
“Me sinto muito honrada em reger a Banda da PM principalmente neste dia da mulher. É a primeira vez que isso acontece e eu fui premiada, por isso só tenho a agradecer”, disse a sargento.
Houve ainda a entrega de medalhas para professores da academia e ex-comandantes. As mulheres presentes – funcionárias públicas, da iniciativa privada, desembargadoras e da sociedade – receberam flores, cartilhas e perfumes em uma parceria com O Boticário. Os familiares dos policiais militares também estiveram presentes.
DICAS – A cartilha traz, entre outras dicas, orientações para quando as mulheres estão na rua, ou seja, mais vulneráveis. O que chama a atenção, de acordo com a cartilha, é o bem que a mulher carrega, por isso a orientação é evitar jóias, relógios ou bolsas chamativas. “Quando estiver carregando algo de valor, como dinheiro, se faça acompanhar por alguém”, ensina Bondaruck.
É preciso também estar sempre atenta ao que acontece à sua volta e utilizar bolsas com compartimentos mais seguros para carteiras ou dinheiro, que possuam alças transversais e que possam ser usadas a tiracolo.
“O ideal é levá-las junto ao corpo, protegidas por braços ou mãos, isso evita a ação dos mal intencionados”, revela o coronel. “Neste contexto, as mochilas se tornam alvos fáceis”, completa.
A PM também orienta a mulher condutora para nunca deixar a bolsa sobre o banco do passageiro, celulares sobre o painel ou as janelas muito abertas. “Elas devem estar fechadas, principalmente quando param nos semáforos”, diz o coronel. Diminuir a velocidade antes de chegar ao semáforo também é indicado. Bolsas falsas podem irritar o assaltante quando ele perceber e, assim, o risco para a mulher será maior.
"O aconselhável é guardar a bolsa sob as pernas quando está ao volante, ou em outro local do carro que seja seguro”, sugere Bondaruck. Com relação à movimentação de dinheiro, a orientação da PM é que tudo o que for possível seja feito via internet ou sejam utilizados cartões eletrônicos.
Não entregar os pertences ou cartões magnéticos a outras pessoas, não pedir ajuda no caixa eletrônico a qualquer um, não carregar grandes quantidades de dinheiro, e cuidar ao digitar senhas também estão entre as orientações.
O coronel também ressalta que as mães precisam estar atentas a seus filhos em locais públicos, levar documentos de identidades e cuidar de seus pertences. É importante, de acordo com a publicação, não aceitar comidas e bebidas de estranhos nestes locais, isso pode ser um golpe para levar as malas ou até as crianças. Outra informações sobre a cartilha no site: www.pm.pr.gov.br.

AEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário