quinta-feira, março 11, 2010

Por telefone, bombeiro salva vida de bebê

Um bebê de nove dias foi salvo ontem graças a um atendente do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa. A mãe, desesperada, ligou no meio da tarde para o telefone de emergência dos bombeiros para pedir ajuda, pois sua filha Ana Júlia havia se afogado enquanto era amamentada. "A mãe disse que a criança estava roxa e não estava respirando", relatou o soldado Antônio César Leal, que atendeu o telefonema.

Diante da situação, o soldado passou a orientar a mulher, identificada como Marisa, e explicar o que ela deveria fazer. "Pedi para que ela virasse e batesse de leve nas costas do bebê e que limpasse o nariz com a fralda. Havia outra moça na casa que ajudou", disse. Segundo as dicas, a mulher contou que da menina começou a sair uma secreção e a ela sentiu que a filha tinha voltado a respirar.
Para César, o procedimento foi essencial para salvar a criança, já que a família mora na Fazenda Mariana, na localidade de Periquitos, BR-373, saída para Guarapuava. "É longe para os bombeiros chegarem a tempo. Depois que o bebê voltou a respirar, a ambulância chegou e o levou para o Hospital da Criança", contou, bastante emocionado e satisfeito.
O soldado destacou ainda a força e o equilíbrio da mãe num caso como esse. "É uma manobra simples e fácil para quem sabe, como nós, que temos cursos do Siate. Mas no momento de nervosismo é mais difícil", relatou, acrescentando que a criança já passa bem. (E.S.)

JMNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário