quarta-feira, julho 25, 2012

Caminhoneiros de PG realizam parada


Arquivo DC
Neori ‘Tigrão’ acredita em 100% de adesão na greve em PG


Começou à meia-noite desta quarta-feira a Parada Nacional de Caminhoneiros e Transportadores de Cargas Autônomos em todo o país. A paralisação, que atinge Ponta Grossa, deve envolver mais da metade dos motoristas do Brasil, que buscam melhorias na estrutura das estradas e diminuição da carga tributária sobre os valores dos fretes. Neori  Leobet (Tigrão), representante da Federação Paranaense dos Caminhoneiros Autônomos e do Sindicato dos Transportadores de Cargas na região, destaca que a projeção do movimento é ter uma paralisação de 100% na cidade.
O primeiro ato da Parada em Ponta Grossa acontecerá a partir das 8 horas, nas proximidades da passarela da Avenida Souza Naves, com o anúncio oficial da greve dos caminhoneiros e a realização de um culto econômico. “Em um primeiro momento, pedimos para que os motoristas fiquem em casa, ao lado de suas famílias. Mesmo assim, sabemos que haverá piquetes em vários lugares do estado, principalmente se tivermos motoristas rodando”, explica Neori.
Pauta
A Parada Nacional dos Caminhoneiros é realizada como uma forma de contestar a sanção da Lei n° 12.619/12, que regulamenta a profissão de motorista. Segundo o Sindicato dos Transportadores de Cargas, não há estrutura e condições para que a lei seja cumprida sem a construção dos chamados ‘pontos de parada’, que foram vetados pela presidente Dilma Rousseff. “É bom deixar claro que não somos contra a lei. Somos contra não ter estrutura para os caminhoneiros, não ter onde ele parar depois que completa as quatro horas de trabalho, e a excessiva carga tributária colocada na carta-frete”, justifica o representante do movimento.
Na nova lei, os motoristas são obrigados a descansarem por 30 minutos a cada quatro horas de trabalho, além de não poder extrapolar aos oito horas de trabalho diárias – 44 horas semanais sem o pagamento de horas extras por parte do empregador.
DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário