segunda-feira, julho 13, 2009

Esposa de empresário de Irati foi vítima de extorsão

Irati - Na quinta-feira (9), a esposa de um empresário de Irati, recebeu uma ligação de uma pessoa do sexo masculino em seu celular, identificando-se como funcionário da empresa Brasil Telecom. Disse que ela havia sido premiada em uma promoção da empresa telefônica e que receberia os seguintes prêmios: uma TV LCD de 42”, uma geladeira cônsul, uma máquina de lavar e uma moto CG Titan. Para receber tais prêmios deveria comprar seis cartões pré-pagos da Brasil Telecom ou depositar R$ 150,00 na conta corrente 8505-5, agência 1047 da Caixa Econômica Federal. O número do telefone que foi feita esta ligação é (85) 8876-4981 e foi registrado no Estado do Ceará, sendo que a pessoa que fez a tentativa de extorsão tem sotaque nordestino. A esposa do empresário desconfiou da tentativa de extorsão, anotou todos os dados e notificou as Polícias Militar e Civil.
Fica o alerta aos cidadãos iratienses quanto a estes tipos de ligações. São duas espécies de extorsão, uma (que foi esta) e é mais branda, somente falam que recebeu um prêmio e que precisam dos cartões telefônicos pré-pagos.
A outra situação, e mais grave, é quando relatam a notícia de um seqüestro de alguém da família. A orientação nesta hipótese é para que a pessoa mantenha a calma, e peça para alguém entre em contato com a pessoa que eles dizem ter seqüestrado. Em todas as situações acontecidas até hoje na cidade de Irati, foi feito contato via telefone, e a pessoa supostamente seqüestrada estava bem.
Acontecem no mínimo uma ligação por dia na região, envolvendo situações desta natureza. Geralmente estes telefonemas partem de presídios, inclusive de outros Estados.
Na segunda hipótese, a do seqüestro, as vítimas ficam impressionadas pelos criminosos saberem detalhes sobre a rotina da família, nome de pessoas, etc. Porém, quando é nesta situação, geralmente estão monitorando, através do telefone, já há algum tempo. Mesmo sem conhecerem pessoalmente as vítimas, têm riquezas de detalhes, geralmente repassadas inocentemente pelas mesmas vítimas. Portanto, cuidado ao repassar dados pessoais e da família por telefone.
Se você está sendo vítima de algum tipo de extorsão, a orientação correta é entrar em contato com a Polícia, para uma melhor orientação, e, em hipótese alguma depositar quantia em dinheiro em contas correntes informadas pelos criminosos.
A Polícia Militar está à disposição para maiores esclarecimentos.

Texto: 2ª Companhia de Polícia Militar – Irati /PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário