terça-feira, julho 14, 2009

Românticos Crystian e Ralf






A dupla sertaneja considerada mais afinada do meio artístico contam partes de sua carreira numa entrevista exclusiva para o blog

A dupla sertaneja Crystian e Ralf que no início dos anos 80 gravaram o primeiro disco contam a sua história numa entrevista exclusiva para a jornalista Silvia Costa. Segundo Ralf, a primeira música que arrebentou no país inteiro foi “Quebradas da noite” lançado pela RGE, o qual alcançaram o 1.º disco de ouro. Em 1988 ganharam o “Prêmio Sharp” como melhor dupla sertaneja e fizeram uma temporada de shows pelos EUA, sendo assistidos por mais de 60 mil pessoas. Conforme divulgado no site oficial da dupla – “O sucesso foi tão grande que voltaram no ano seguinte para uma nova turnê”.
Questionados sobre a separação da dupla que ocorreu em 1999 e abalou os fãs e o meio artístico, Ralf declarou que chegaram a ficar separados durante dois anos. A convivência dentro e fora dos palcos estava desgastada. Crystian fala “Chegamos a um ponto em que só conversávamos sobre trabalho e nos esquecíamos de que éramos irmãos. Não havia mais vida pessoal. O pior foi quando o respeito acabou e nós começamos a quebrar o pau na frente de todos”. Ambos decidiram seguir carreiras solo. Ralf fala “Mas foi bom, estávamos com muito trabalho, deixamos aquele lance de irmão, pois na época apenas passávamos um pelo outro e era apenas “Bom dia”, “Boa tarde”... Então eu e o Crystian resolvemos dar uma parada”. Chrystian lançou o CD “Beijo Final”, pela gravadora BMG. Em dezembro de 2000, Ralf lançou “Solo Italiano” com regravações de grandes sucessos da música sertaneja interpretados na língua italiana.
Em 2001 oficializaram a volta da parceria, emocionando o público com a decisão - “Retornamos dois anos depois com vários projetos, sendo um deles o de antipirataria”, relata Ralf. Um novo formato para a gravação de CDs e DVDs, o SMD (Semi Metalic Disc), que reduz consideravelmente o preço final do produto para o consumidor, e que conta com o apoio dos Ministérios da Cultura e da Ciência e Tecnologia. Ralf que desenvolveu o projeto conta que - “Cada vez que eu faço um projeto me chamam de louco".
Na verdade, a estratégia do CD de Ralf consiste no barateamento dos custos de produção. O CD de Ralf é mais barato de produzir que o CD virgem. E ele pretende comercializá-lo sem a caixinha de acrílico, com as informações técnicas vazadas no disco e em envelopes de plástico.
A dupla lança seus trabalhos novos de dois em dois anos, sendo que daqui a aproximadamente um mês e meio estarão lançando o novo disco, por apenas R$ 5 reais. A nova música de trabalho ainda não foi escolhida pela dupla, “estamos terminando ainda de gravar o disco e logo definiremos”, conta Crystian.
Considerados uma das duplas sertanejas mais afinadas, Ralf disse que todos os dias estudam de 15 a 20 minutos as técnicas para não perder essa fama. “Na verdade dá mais trabalho para a gente”, sorri Ralf. Para Crystian essa “fama de afinados” o deixa feliz por serem considerados as vozes mais perfeitas. “É um peso enorme que carregamos, perdemos automaticamente o direito de errar".
Para compor, Crystian precisa estar inspirado, “tem que vir de algum lugar”. A dupla que tem várias canções interpretadas por cantores famosos como: Zezé Di Camargo e Luciano, Leonardo completa dizendo que os maiores sucessos que a dupla faz são com as próprias canções – “Saudade”, “Chora peito”. Para finalizar cantaram “Você sempre fez os meus sonhos, sempre soube do meu segredo, isso já faz muito tempo eu nem me lembro quanto tempo faz...”.


Texto: Silvia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário