sexta-feira, junho 17, 2011

PM registra recorde no teste do bafômetro

Policiais militares do Pelotão de Policiamento de Trânsito (Pptran) registraram um recorde no teste de bafômetro ao qual foi submetido um motorista que dirigia perigosamente pelas ruas de Ponta Grossa, na noite de quarta-feira. O exame apontou 2,12 miligramas de álcool por litro de ar expelido, sete vezes mais que o tolerável pela lei. Segundo o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Milton Isack Fadel Junior, este foi o maior índice já registrado na cidade.
A reportagem do Diário dos Campos acompanhou as „aventuras‟ do motorista de 49 anos ((que terá sua identidade preservada devido a não ter causado danos à sua volta) pelas ruas. estava dentro de um Renault Clio, parado no leito da via, na esquina das Ruas Coronel Dulcídio com Ricardo Lustosa Ribas, Vila Placidina. A equipe estranhou a atitude do motorista, que havia deixado as luzes acesas e não movia o veículo do lugar. Depois de permanecer por vários minutos parado no local, ele decidiu ir para casa. Entrou pela Rua Ricardo Lustosa Ribas e seguiu em direção ao semáforo. Mesmo com o sinal fechado, o motorista tentou atravessar.
O condutor seguiu pela Rua Balduíno Taques e decidiu entrar na Rua Prudente de Morais, à direita, fechando outro veículo que quase o atingiu. A reportagem do DC acompanhou o trajeto e testemunhou o carro percorrendo em ziguezague, por vários momentos ele passou muito perto
de carros parados, caçambas de entulho e avançou preferencial. Na Rua Joaquim de Paula Xavier, quase em frente ao Instituto de Educação César Prieto Martinez, o carro foi visto por uma viatura do Pptran, que passou a persegui-lo. Por várias vezes os policiais acionaram a sirene, mas o motorista não parava.
O condutor só parou quando chegou em casa, que fica nas proximidades do colégio. Mesmo com o carro estacionado, ele tinha dificuldades em descer e precisou contar com o auxilio dos policiais.
A realização do teste do etilômetro foi outra batalha. O homem não conseguia soprar devidamente o aparelho, somente depois de muita insistência é que o exame foi completado, apontando 2,12 mg de álcool por litro de ar.
O estado de embriaguez era visível e, segundo moradores da região, esta pessoa costuma beber e dirigir. À reportagem, o homem contou que trabalha com frutos do mar, vendendo esse tipo de produto para restaurantes. Ele confessou que havia bebido, mas não soube precisar a quantidade. Dentro do Clio, havia uma garrafa de bebida.
O motorista foi preso e encaminhado à 13ª Subdivisão Policial (SDP), onde foi autuado em flagrante por embriaguez ao volante. Segundo a delegacia, ele pagou fiança e foi liberado para responder ao inquérito em liberdade. O homem também teve a carteira de habilitação automaticamente suspensa.
O comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran), tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, esteve em Ponta Grossa ontem e comentou o fato registrado pelo DC. “É um crime dirigir com esse teor alcoólico”, afirmou.
Ele explica que a partir de 0,10 mg de álcool por litro de sangue já constitui embriaguez ao volante e até 0,29 o condutor é notificado por infração administrativa. Acima de 0,30 a embriaguez passa a ser considerada criminosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário