quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Polícia do Paraná é a terceira no País em número de prisões

A Polícia do Paraná é a terceira que mais prendeu no país segundo dados do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (Infopen), do Ministério da Justiça. Entre os anos de 2003 e 2009, as polícias Civil e Militar do Paraná fizeram 28.882 prisões. Em números absolutos de quantidade de prisões, o Paraná só fica atrás dos estados de Minas Gerais e São Paulo, que fizeram 28.923 e 59.678 prisões, respectivamente. O banco de dados é um sistema do Departamento Penitenciário Nacional, ligado ao Ministério da Justiça, que organiza e compila todas as informações carcerárias do Brasil.

“Estes dados só confirmam o que venho dizendo há anos: a polícia do Paraná é uma das melhores do Brasil. Tem enfrentado a criminalidade com muita eficiência, dedicação e profissionalismo e os resultados ficam demonstrados nestes números impressionantes. Investimos em tecnologia, mobilidade e capacitação, estamos com o foco no combate ao crime organizado e acreditamos que estamos no caminho certo”, avalia o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, o resultado é também fruto das operações que a polícia realiza diariamente em todo o Paraná. “Nossa ação é cotidiana e visa a abordagem para identificar pessoas procuradas, portando armas ou drogas ou em situações de investigação de crimes. Os policiais são treinados e orientados para realizar um trabalho ostensivo intenso em todo o estado”, disse.
O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Jorge Azôr Pinto, explica que a prioridade dos policiais tem sido o combate à impunidade nos crimes contra a vida, como homicídios e lesões corporais graves, além dos crimes contra o patrimônio como os roubos.
“Nós aumentamos a produtividade policial, estamos concluindo nossas investigações, agilizando os procedimentos e assim resolvemos os casos mais rápido geralmente com a prisão dos autores. Este é um mérito dos policiais paranaenses que estão combatendo a criminalidade com força”, disse.
O delegado-geral também apontou o tráfico de drogas como um alvo certeiro do trabalho policial. “Hoje o tráfico é o principal desencadeador de crimes como assassinatos, roubos e furtos. Por isso temos combatido duramente o tráfico de drogas através da Denarc, do 181 Narcodenúncia, da Força Samurai e Alfa e todas as forças policiais que dispomos”, contou.
Ainda de acordo com dados do Infopen, em população carcerária, em 2009 o Paraná também ficou em terceiro lugar em população carcerária com 36.371 presos, ficando mais uma vez atrás de São Paulo e Minas.
“Esta quantidade de prisões realizadas reforça que a criminalidade não é um problema exclusivo das polícias porque mostra claramente a eficiência do trabalho de repressão. Estes números devem embasar e incentivar uma discussão mais ampla e responsável sobre o problema da segurança pública no Brasil”, disse Delazari.


Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário