segunda-feira, fevereiro 08, 2010

Vereador é morto a tiros

A tranqüila cidade de Sulina distante 25 km de Chopinzinho, com aproximadamente quatro mil habitantes, foi palco de um crime bárbaro na noite de sexta-feira, 05. O vereador do PDT e Vice-presidente da Cooperativa Cresol de Chopinzinho, Nelson Manoel da Mota, 49 anos, foi morto a tiros em sua residência na comunidade de Linha Barra do Fartura, interior do município. Ele foi alvejado nas costas por quatro disparos de arma de fogo. Conforme a Polícia Militar de Sulina, por volta das 23h30, a esposa da vítima Honorina da Mota esteve no Destacamento Policial informando que um elemento armado e encapuzado havia surpreendido seu esposo quando esse chegava em casa. Honorina contou que Nelson estava na garagem quando o elemento apareceu e começou a efetuar os disparos. Nesse primeiro momento foram três disparos, porém nenhum atingiu seu esposo que entrou em luta corporal com o marginal. Preocupada com a situação, Honorina correu até a casa de um vizinho nas proximidades pedir ajuda, quando ouviu mais quatro ou cinco disparos. Passados alguns minutos ela e o vizinho voltaram a sua residência e acabaram se deparando com o marginal que os ameaçou. Segundo ela, o elemento apontou a arma na direção dos dois e os mandou para dentro da residência, fugindo logo em seguida em um veículo que passou pelo local. Após tomar conhecimento da situação, a polícia militar esteve no local e, junto com a esposa e populares, encontrou Nelson Manoel da Mota já em óbito. O corpo estava distante aproximadamente 200 metros da residência dentro de uma vala. No local foi possível constatar que houve uma intensa luta entre a vítima e o marginal. O corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco na madrugada de sábado. O Soldado Abílio, da PM local, prestou detalhes da ocorrência.

Buscas foram realizadas nas redondezas por equipes das Polícias Militar e Civil de Chopinzinho e Sulina, mas nenhum suspeito foi localizado. No sábado pela manhã, 06, a polícia voltou ao local para obter maiores informações. As diligências foram acompanhadas pelas equipes de jornalismo das Rádios Difusora América de Chopinzinho e Onda Sul FM de Francisco Beltrão, integrantes da Rede Bom Jesus de Comunicação. Estavam no local muitos populares e autoridades, entre elas, o presidente da Cresol Chopinzinho, Valmor Sangaletti, que passou o dia todo com Nelson em Francisco Beltrão.
Nelson Manoel da Mota era casado e não tinha filhos. O mesmo primava muito pelas lutas em favor dos pequenos agricultores e tinha uma consideração muito grande por seus familiares, contou sua sobrinha Ester da Mota.
Israel Gonçalves Vaz, vizinho e funcionário do vereador há três anos, estava em casa quando o crime aconteceu. Entrevistado por nossa equipe disse que ouviu os tiros, mas nada pode fazer para salvar o patrão.
O Comandante do Terceiro Pelotão da Polícia Militar de Chopinzinho, Tenente Escobar, acompanhou suas equipes até a residência da vítima no sábado pela manhã. Segundo ele, o crime trata-se de uma queima de arquivo pelo modo que foi praticado.
O corpo do vereador foi velado na comunidade de Barra do Fartura e sepultado no domingo pela manhã em Sulina. A partir de hoje a Polícia Civil de Chopinzinho começa a ouvir familiares e pessoas que tinham ligação com a vítima para iniciar as investigações e, se possível, chegar ao autor do crime. As investigações serão conduzidas pelo Delegado de Polícia de Chopinzinho, Sérgio Cantareli, responsável pela 11ª DRP (Delegacia Regional de Polícia)

Fonte e fotos: NP

21 comentários:

  1. Olha estou acompanhando este caso quero muito saber quem o matou, pois não me conformo aguardo noticias...fiquem no pé da policia para descobrir novidades agradeço por existir pessoas como vocês que levam a noticia longe...obrigada

    ResponderExcluir
  2. agora vcs pegaram um inocente querem q ele pague por uma coisa q não fez,deveria investigar melhor e acho q ai é uma quadrilha muito grande,e justiça não tá nem um pouco interessada em pegar o verdadeiro assassino desse cara, por que se não tem prova não tem culpado, soltem os inocentes peguem os verdadeiro bandidos, ai sim acreditarei na justiça!!!!!

    ResponderExcluir
  3. eu gostaria de saber pork a suposta vitima e espoza nao fes nada para defender o marido ke estava levando tiro a torto e direito sendo ke ela podia muito bem defender ele ja ke tinha um arsenal em casa .eu axo ke ai tem coiza sem conta ke eles tavam de festinha na casa dela anoite toda e kuando ele xegou eles conversaram com o bandido antes de acontecer tudo isso. entao como ela dis no depoimento ke nao sabe ken foi ke matou o fulano e agorra fika mandando prende todo mmundo ce axando a rainha do pedaço eu axo ke a justiça esta sega pensando ke é uma coisa e é outra .a vitima pode ser a mandante ! oke vcs axam

    ResponderExcluir
  4. A justica do Paraná esta cega,por favor ,é preciso que haja uma boa investigacão sobre este crime que ocorreu.parece que a justica prefere fechar os olhos e prender pessoas inocentes que não tem nada a ver com a vitima,ha um grande equivoco pelo amor de Deus quem sabe alguma coisa a respeito desse mosntruoso crime que fale, abram a boca vão a jornais, na midia, na televisão pois tirama de demntro de casa um pai de família que deixou um anjo traumatizado em ver batida policial de grande [porte, e ao ter de ir a visitas para seu pai amado que esta preso, recluso sem ver a luz do sol e sem ver seu anjinho crescer.a cada dia de visita é um sofrimento muito grande uma dor que não tem tamanho este anjinho que ficou para traz se agarra no pescoco do pai que tanto ama e chora muito fazendo ecoar a dor que sente pois, não entende porque tem de ir embora e deixar o papai naquele lugar tão triste.Iso não pode ficar assim inocentes não podem pagar por um crime que não cometerão,é ate dificil acreditar que a justica brasileira possa condenar inocentes mas agora não resta mais nenhuma duvida que ha erros sim pois ir procurar pelos verdadeiros criminosos da um trabalhão e aconteceu na cidade de Chopinzinho Paraná, está prestes a condenarem inocentes, as famílias ficaram acabadas trites sem voz com mãos e pés amarrados. Pelo amor de Deus as pessoas que estão presas por esse crime são inocentes tem coisa erradaaaa vamos fazer alguma coisa ou a injustica vai vencer isso nào pode acontecer, os criminosos estão soltos nào é possivel que alguem que mora nestas cidades de Sulina, Saudade ou Chopinzinho não saiba de alguma coisa que possa nos ajudar a provar para a justica que isso não esta certo. A JUSTICA DIVINA VAI PREVALECER ACREDITAMOS E CONFIAMOS EM DEUS OS FALSOS SERÃO DERUBADOS E TUDO O QUE ESTA OCULTO SERA REVELADO EM NOME DO SENHOR DEUS QUE ESTA VENDO TUDO.
    PECO MUITA FORCA PARA CONTINUARMOS LUTANDO ATE QUE A VERDADE SEJA DITA........

    ResponderExcluir
  5. E muito facil acusar! Tirar um pai de familia de dentro de casa
    Despedassar a vida de uma familia sem provas,e ainda tentar matar
    Quem quer a verdade?
    Por que a policia de chopinzinho e de pato branco tambem não prendeu
    O sobrinho do vereador, o Edson que tentou matar o sr anilton correia
    55anos
    No dia 06/12/10,com mais de 20 tiros de arma de grosso calibre?cade a justica?ha ja sei e so para
    Inocente!!!!
    Eu sendo parananse sempre admirei o trabalho da justica,mas agora me envergonha
    Descobri que e um lixo de justica!
    Abram o olho e verao os culpados por esse morte,e não esquecam
    Que da justica divina ninguem escapa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. é verdade concordo..o ribeiro (policial) é outro que tem que morre..e nao vai demorar mto ele nao vive mais 1 ano...!

    ResponderExcluir
  7. Nao acredito que tenha morrer mais alguem,a unica coisa que queremos e JUSTICA....
    So nao entendo que justica e essa que segura uma pessoa presa por um ano e meio por uma acusasao nem provas contra existe!
    Ou sera que podemos sair por ai acusando os outros pela voz,pela altura?
    Isso e ridiculo...pra comecar quem matou o vereador estava encapuzado como disse a viuva do vereador...entao para contentar a sociedade e facil prender qualquer um meter na cadeia,arrancar dos bracos da filha,um inocente so para mostrar que a lei funciona...kkkkkk
    funciona pra pobre...pq pra rico e bandido de verdade e que nao...

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de deixar aqui a frase que a filha do inocente que esta preso me disse,chorei quando ouvi isso da boca de uma crianca de quatro anos...
    (ELA PEGOU UMA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA APARECIDA E ME DISSE..."ESSA NOSSA SENHORA QUE VAI TIRAR MEU PAI DA CADEIA"...
    Gracas a Deus que o fim disso esta perto DEUS VAI PROVAR A INOCENCIA DELE...

    ResponderExcluir
  9. Ola!!
    Tenho acompanhado essa historia e gostaria de deixar meu depoimento...
    Conheco a familia desses meninos que estao presos acusados desse asassinato,sao pessoas silples,honestas e trabalhadoras que vivem do sustento tirado da roca!
    Eu tenho certeza de que nao foi eles que cometeram esse crime,pois qem quer que fosse cometer um crime barbaro como esse iria ganhar um bom dinheiro para fazer...coisa que eles nao tinham,viviam trabalhando em empreitadas rocando fazenda,pra poder ganhar o pao!
    E no dia em que mataram esse vereador eles sairam de casa por volta das tres horas da tarde com um caminhao carregado com cavalos e tralhas de rodeio,e foram pra Sao Jorge D" Este onde passaram o fim de semana lacando,que era o esporte deles...
    Pelo o que eu sei eles nao tinham dinheiro nem pra participarem do rodeio tiveram que emprestar...
    E agora me respondam uma pergunta...Se supostamente tive sido eles era pra pelo menos eles terem dinheiro nao e?
    Como ja foi dito nos depoimentos acima,reforco A JUSTICA ESTA CEGA...

    ResponderExcluir
  10. e verdade TUDO ISSO QUE DISERAM ELES SAO INOSSENTES SIM E EU ACREDITO MUITO QUE ELES VAO SEREM INOSSETADOS PARA DEUS NADA E IPOSIVEL E OS VERDADEIROS CULPADOS ESTAM SOLTOS PORISO LOGO LOGO VAI SER TUDO ESCLARESIDO E OS QUE FORAM OS VERDADEIROS ASSASINOS VAO PAGAR POR ISSO LOGO QUE A VINGANÇA TARDA MAS NÃO FALHA NEM QUE SEJA DE DEUS...INVESTUGUE...

    ResponderExcluir
  11. EU OUVI ALGUÉM FALANDO NO RADIO QUE VAI SAIR O JURI...EU QUERO ESTAR LÁ PRA VER A VITORIA NEM QUE SEJA LÁ DE FORA POR QUE ESSES PIA QUE TAO PAGANDO POR O QUE NÃO DEVEM... DEUS É BOM E VAI MOSTRAR COMO ELES SAO INOCENTES...E OS JURADOS QUE SE LIGUEM NA VERDADE EU JA OUVI MUITAS PESSOAS FALAREM QUE O VERDADEIRO BANDIDO ESTA SOLTO MAS DEUS SABE DA VERDADE E LOGO ELE ESTARA PAGANDO PELO O QUE FES... ...SO ESPERO QUE A JUSTIÇA NÃO CONDENE MAIS INOCENTES...MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola não te conheço mas te agradeço muito pela força. Em nome da justiça por favor ajude a levar este caso ao povo de chopinzinho e região assim ficara mais facil provar a inocência dos meninos. Para que a policia comesse investigar por outro lado e assim esclarecer quem e ou são os assasinos. Ha nao sei se você viu ou ouviu tentaram matar o pai de um dos pias. O coitadinho teve seu carro penerado a bala, a foto esta na internet e so buscar como tentativa de homicidio na linha fartura. Depois vc me diz que não tem coisa errada nessa historia porque matar uma pessoa que não faz mal a ninguem e um coitadinho
      E quem e ? Deve ser os assasinos do vereador pois sendo assim acabando com a família e mais facil acabar de incriminar os inocentes. Por favor ajude levar a midia essas covardias o juri esta chegando falta muito pouco tempo. Muito obriga

      Excluir
  12. Vamos la Deus esta no comando, e quem fez isso de acusar, denunciar dois inocentes ate parar no fundo sombrio de uma prisão vai pagar. Deus e muito justo e o que se tem para pagar e aqui na terra vivo, cada um arcando com as consequencias de seus atos.eles vao ser inocentados pois aos olhos do pai eterno e humanos nao foram eles que mataram este vereador.

    ResponderExcluir
  13. Se a Justica da terra falhou a De Deus esta comecando a agir.kkkkk
    Hj Deus nos deu um pequena vitoria...
    Que a promotoria publica da cidade de Chopinzinho,faca alguma coisa pois quem tem coragem de matar os pobres animaizinhos,imagina oq ue tem coragem de fazer com um ser humano....
    Ja que condenam inocentes sem provas imagina o que vai acontecer com esses....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se esse povo todo que esta preso sim è culpado mas o senhor daniel esta solto ,depois kem foi ke matou o seu gelson galina ... ele ta brigando com os companheiros ,ladrao barato que mata os aliados e faz roubos na cidade em que nasceu ... quem concordas comigo responde ... a verdade è essa nesse grupo temos que levantar um novo chefe.

      Excluir
    2. de uma coiza vc pode ter serteza tem coiza errada nessa historia pq o senhor gerson galina foi brutalmente assasinado sem legitima defeza e os culpados tão por ai soltinhos , soltinhos sen qualquer repreenção mas pode ter serteza q os culpados são os mesmos q estão tentando esconder averdadera historia do assasinato do fulano vereador um verdadero canalha q mandava os otros roubarem pra ele se beneficiar . na verdade teve oq mereseu colocou o nariz a onde ñ devia . a dona vereadora agorra q se diz espoza do fulano morto ta fazendo de tudo pra esconder o verdadero motivo pelo qual o seu dignisimo espozo foi morto na verdade o cazo é otro ela ta tentando esconder q o verdadero culpado continua morando aonde ele morava no mesmo lugar acontesse q ela ñ pode se manifestar pq é uma mulher de familha todos da sua familha tem possses e ainda mais ela sendo vereadora e tendo parentes e irmãos assasinos de primeira categoria , tanto é q ela pedil pra o irmão do valentin q mora no rio grande do sul grasas a deus ele foi morto queimado o vilmar q o diabo o tenha esse camarada foi um dos participantes da morte do senhor gerson galina junto com mais 3 parentes da vereadora . e pra encurta a proza c a vereadora fosse uma mulher de palavras ela ñ teria mudado 5 veses o depoimento dela ela teria dado um depoimento e assumido as consequencias mas ñ ela mando prender mais de 15 pessoas q segundo ela serim os culpados pela morte do marido dela q o diabo o tenha hehehe e agorra tão falando q foi o tal de daniel q matou o marido dela axo q ela sabe muito bem quem foi pois ninguem xega em nossa caza e conversa mais de meia hora com o dono da caza e depois deside matar brutalmente alguem axo meio estranho vcis ñ axam ??? e sen contar q ninguem morre sen deve nada a ñ ser q ta doente mas no caso do vereador ele tava muito bem de saude tanto é q ele traia a sua espoza com sua vizinha ñ é mesmo todo mundo sabe so a vereadora q tenta esconder a verdade né sua cachorra duama egua ehehee e se dizz crente ainda nananana estraga o nome doss crente a coitada vai more queimada nos kintos dos inferno sua vaca. a e tem mais uma coiza q essa é a mais inpoortante a unica testemunha viva q ainda resta é o fulano q ta com canser ñ é mesmo e ta com os dois pess na cova ñ é mesmo seus ganxeros kkkkkkkkkk mora traste e boa sorte a todos hehehehe

      Excluir
  14. pra vcis verem como são as coizas quaze q a viuva foi mora com seu falecido marido se envolveu em um acidente e quaze foi pra cidade dos pés juntos kkkkkkkkkkk quem dera ter ido essa jararaca kkkkkkkk é bom q ela se cuide pq ser vereador na familha dela até então ñ ta dando serto ou seria o mal q ela ta pagando por manda matar seu belicimo espozo vai saber né kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. PRIMEIRO VAMOS SABER AS REGRAS CORRETAS DO BOM PORTUGUES CAMBADA DE COLONO AINDA BEM QUE EU ESTOU AFASTADA DESSA PODRE CIVILIZAÇÃOD E BANDIDOS... QUE NOJO. AINDA BEM QUE MEUS PAIS ME CRIARAM LONGE DESSE LUGAR. PORQUE EU NAO SOU PARANAENSE EU SOU É GAUCHA DE CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai xupa uma rola sua bucetuda de peito caidokkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  16. vai xupa uma rola sua vadia boquetera bucetuda de peito caido

    ResponderExcluir