segunda-feira, novembro 23, 2009

Campanha Itinerante de Desarmamento em Irati ocorre até dia 25

Irati – Pela segunda fez a Caravana Itinerante para Campanha de Desarmamento está em Irati. Para as pessoas que não entregaram as armas de fogo em 2008, podem ainda regularizar a situação até o dia 25 de novembro na Prefeitura Municipal de Irati nos horários das 9h às 11h30 ou das 13h30 às 17h. O prazo para entrega de armas mediante indenização é até o dia 31 de dezembro. Caso não faça a regularização da arma em Irati até o dia 25, poderão fazer via correio ou na Delegacia de Curitiba até o dia 31 de dezembro. Estão sendo entregue aproximadamente 500 registros da primeira etapa / 2008.
No site da Polícia Federal informam que “As armas de fogo registradas ou não registradas, de qualquer calibre e procedência, podem ser entregues à Polícia Federal, mediante recibo e indenização que varia de R$ 100,00 a R$ 300,00, dependendo do tipo de arma. Não haverá qualquer tipo de investigação em relação à origem da arma ou ao seu portador. O procedimento de entrega da arma de fogo prevê a emissão de uma guia de trânsito e preenchimento de três vias de um requerimento de indenização que pode ser obtido acessando o site www.dpf.gov.br”.
Segundo Fernando Vicentini, da Polícia Federal – “O proprietário da arma de fogo não deverá levar junto à arma, e sim, pegar os dados do revólver como: número de série, marca, calibre, comprimento do cano, além de fotocópia do RG, CPF, comprovante de residência, registro ou requerimento via web”, conta.
Lembrando que a arma sem número não faz registro, caso precise levar a arma junto terá que retirar uma Guia de Trânsito para que possa transportar até ao local destinado. Se for pego fazendo o transporte da arma sem o Guia de Trânsito ou o Transporte com a guia, poderá acarretar a prisão em flagrante delito pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, previsto no Estatuto do Desarmamento – Lei n.º 10.826/03. Podendo pegar até três anos de prisão.

Texto: Silvia Costa, da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário