terça-feira, novembro 10, 2009

PM desmantela quadrilha e mata bandido em Quedas do Iguaçu



A Polícia Militar de Quedas do Iguaçu iniciou na madrugada de sexta-feira – 06 de novembro de 2009 – uma delicada Operação Policial para cumprir um Mandado Judicial num barraco localizado numa área de Reserva Legal do Assentamento Celso Furtado, as margens do Rio das Cobras (divisa dos municípios de Quedas e Rio Bonito do Iguaçu) para localizar Nelson Roberto dos santos vulgo “Perereca” o qual é líder de uma quadrilha que há tempos vem aterrorizando os moradores do Assentamento, onde vários elementos andam em sua companhia fortemente armados, praticando crimes contra as pessoas (lesões, ameaças, homicídios) e contra o patrimônio (furtos, roubos e danos). Devido às condições do local e do poder de fogo dos elementos de alta periculosidade dessa quadrilha a 2ª Companhia contou com o apoio do efetivo de Polícia de Choque de Cascavel. Ao abordar o referido barraco, vários elementos reagiram, havendo confronto com a polícia e embrenharam-se num matagal, sendo que desse confronto, ao iniciar as buscas no mato foi encontrado Gilson de Lima, ferido por disparo de arma de fogo, ainda com vida, foi encaminhado ao Pronto Socorro pela equipe de Bombeiros, não resistindo aos ferimentos vindo a óbito, juntamente com esse elemento foi apreendido um revólver cal. 38 mm com seis cartuchos deflagrados.
Às 14h40min a Central recebeu uma denúncia que um veículo VW/ Gol branco estaria conduzindo uma pessoa ferida por arma de fogo até ao Pronto Socorro, sendo identificado como Roger de Paula Meira, foragido da justiça e que fazia parte do bando, Roger foi atendido e encaminhado para o Hospital Universitário de Cascavel. O Delegado de Polícia Civil de Quedas do Iguaçu irá lavrar auto de prisão em flagrante contra Roger.
No sábado, 07 de Novembro de 2009, às 14h00min a central 190 recebeu outra ligação anônima de que mais um foragido da justiça, sendo Emerson Souza Santos (19) estaria deslocando a Quedas do Iguaçu em um veiculo VW/Gol prata e que o mesmo teria objetivo de fugir para a cidade de Cascavel - PR, de imediato uma Equipe da Polícia de Choque deslocou ate à Rua Timburi, Bairro Sem teto, e obtiveram êxito em abordar e identificar o indivíduo foragido, o qual também foi preso. Logo em seguida chegaram mais ligações, as quais davam conta de que outros dois foragidos encontravam-se homiziados em Rio Bonito – PR na comunidade de Paraíso, sendo comunicada a equipe do Destacamento Policial Militar de Rio Bonito e que de posse das informações realizaram buscas logrando êxito em prender o foragido Carlos Renato Fitez (18) sendo o mesmo trazido até Quedas do Iguaçu e devido a ferimentos provenientes de arma de fogo, foi prestado atendimento médico devido e posteriormente encaminhado à Delegacia de Polícia.
E no domingo, 08 de novembro de 2009, por volta das 10h25min, após informações de que a pessoa de alcunha “Galeto”, Valdemir Ribeiro, estaria dando abrigo à pessoa Nelson Roberto dos Santos vulgo “Perereca” e visto que existe um mandado de prisão preventiva contra a pessoa de Valdemir expedido pela Comarca de Quedas do Iguaçu, foi deslocado até seu endereço e abordado o mesmo e localizado embaixo do colchão um revólver calibre 38 municiado com cinco cartuchos intactos, oxidado e com a numeração suprimida e localizado mais cinco cartuchos intactos na residência e na geladeira carne de lagarto e em cima do telhado uma rede de pesca e o coro do lagarto. Sendo que Valdemir disse ter pagado mil reais pela arma e que matou o lagarto na data de ontem. Diante dos fatos o mesmo foi preso e encaminhado, juntamente com a arma, a rede e o lagarto.
Com o empenho e dedicação das equipes envolvidas nessa ocorrência no decorrer desses três dias foram obtidos os seguintes resultados:
- Foram apreendidas 6 (seis) armas de fogo, sendo elas: uma pistola calibre 9mm, marca HK, carregada com 16 (dezesseis) cartuchos; uma pistola marca Taurus, calibre 380, carregada com 7 (sete) cartuchos; uma carabina marca Tigre, calibre 44, carregada com 4 (quatro) cartuchos; um rifle calibre , .22, carregado com 10 (dez) cartuchos, e uma garrucha marca Rossi, calibre 22, carregada com um cartucho. Ainda foram localizados cartuchos dos calibres acima e ainda 10 (dez) cartuchos calibre 32 nas buscas no barraco. No total, dos cartuchos localizados avulsos (em sacolas plásticas) e nas armas (carregadas), totalizaram 173 (cento e setenta e três).
- Foi apreendido um colete balístico, que, segundo informações era de Nelson Roberto dos Santos, vulgo Perereca.
- Foram apreendidos 54 (cinqüenta e quatro) tabletes de maconha, embalados em fita plástica, pesando 330g.
- Gilson de Lima, o qual entrou em óbito era foragido da Justiça; e presos:
- Roger de Paula Meira, Emerson Souza Santos, Carlos Renato Fitez e Valdemir Ribeiro, todos foragidos da justiça.
Essa quadrilha praticamente foi desmantelada, restando ainda alguns elementos que não foram localizados, inclusive o mentor do bando, Nelson Roberto dos Santos, o Perereca, que segundo informações dos que foram detidos, também foi alvejado por disparo de arma de fogo. Além do empenho da Polícia Militar, toda ação só foi possível e será através das denúncias recebidas e que possam levar ao paradeiro dos foragidos. A Polícia Militar de Quedas do Iguaçu está concentrando os esforços na captura dos foragidos para que possa garantir a incolumidade física, bem como a proteção dos bens patrimoniais, direitos estes violados durante o período em que essa quadrilha agia, onde a maioria das ocorrências não era notificada à PM devido às ameaças e retaliações impostas por esses elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário