segunda-feira, novembro 09, 2009

Orientação sobre trotes de falsos sequestros

Trotes como esse, conhecidos como "golpe do falso sequestro", têm sido cada vez mais comuns. Em nossa cidade está sendo cada vez mais comum, nesses últimos dias a Policia Militar tem recebido diversas ligações da população, que reage com espanto e as vezes medos ao trote. Em muitos casos, as ligações partem de dentro de presídios.
A orientação da polícia para pessoas que passam por situações semelhantes é para manterem a calma e não atenderem de imediato aos pedidos dos falsos sequestradores. Antes de tudo, o indicado é tentar falar ou perguntar dados pessoais do suposto sequestrado. Muitas vezes, essa medida já é suficiente para se ter a certeza que tudo não passa de trote. Ou então seguem algumas orientações:

Conheça as novas versões: Fique atento no acompanhamento dessas notícias, a fim de manter-se atualizado das novas versões dos golpistas.
2. Nunca atenda ligações a cobrar de desconhecidos. Nem polícia, nem bombeiros avisam sobre acidentes. Esse procedimento cabe sempre ao hospital que recebe a vítima.
3. Não ajude o bandido: Cuidado com suas respostas, elas podem ajudar o bandido dando-lhe informações. Ex: - Sua filha sofreu um acidente? R: A Fernanda?... Em nenhuma hipótese revele nomes de parentes a desconhecidos ao telefone.
4. Tire os adesivos dos carros: Escola ou faculdade onde estuda, academias onde malha, retire todos esses adesivos. Cuidado com as informações passadas pelo Orkut. Alerte seus filhos, usuários mais comuns.
5. Oriente os idosos: Pela sua vulnerabilidade podem ser vítimas mais fáceis desses golpes, ao prolongar conversas e dando informações.
6. Pare para raciocinar: Fique calmo, não entre em pânico. A situação é difícil, mas tente de alguma forma checar se a informação é verdadeira. Diz a polícia que, geralmente, a vítima deixa de ligar para o telefone do suposto sequestrado, pelo pânico que se encontra.
7. Desobedeça ao bandido: Ligue para o suposto sequestrado, ainda que o bandido diga para não fazê-lo. Se conseguir contato, o caso está resolvido. Se não, tente um amigo ou parente dele. Segundo a PM, bandidos não vão matar a vítima, que é seu trunfo, só porque seu celular tocou.
8. Desconfie de ligações longas: Segundo estatísticas da PM, 90% dos primeiros contatos feitos por sequestradores reais duram menos de um minuto, para não serem rastreados.
9. Duvide do choro das vítimas: Apelos chorosos de vítimas sequestradas têm sido frequentes e abalam a família. A PM informa que raramente sequestradores de verdade telefonam do mesmo lugar em que está a vítima, pelo mesmo motivo do rastreamento e localização do cativeiro.
10. Dê queixa na polícia: Se você cair no golpe, não deixe de prestar queixa à Polícia. O número de origem da chamada, assim como a agência para onde foi feito o depósito, podem ajudar a Policia Civil a identificar o criminoso.

Texto: PMPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário