terça-feira, fevereiro 02, 2010

Saúde oferece teste de HIV em 15 minutos em Ponta Grossa

Do dia oito ao dia 12 de fevereiro, entre as 12h e as 20h, em qualquer dos três Centros de Atenção à Saúde (CAS), em Nova Rússia, Oficinas ou Uvaranas, será possível fazer o teste de Hiv em 15 minutos. A secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo uma ação preventiva no combate às doenças sexualmente transmissíveis. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo capacitadas para atuarem nos Centros de Atenção a Saúde (CAS), para a realização dos testes de Aids, uma preparação que já faz parte de uma campanha municipal que antecede o carnaval.
De acordo com a coordenadora desse programa, Isabela Martins Nadal, até agora 35 agentes que trabalham nos CAS receberem esse treinamento: “a partir do dia oito de fevereiro, nos CAS de Uvaranas, Nova Rússia e de Oficinais vão ser oferecidos à população os testes rápidos de HIV. Durante essa avaliação os pacientes vão preencher um questionário e receber informações sobre as doenças que são transmitidas através de relações sexuais sem proteção, num processo que dura em média 15 minutos”, explica.
No final do processo, quando será entregue o resultado do exame individual, a pessoa também vai receber um folhetim explicativo e preservas da campanha “Carnaval, Alegria e Proteção”. Isabela explica que o objetivo da campanha é conscientizar as pessoas de que é possível se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a Aids.

Texto: PMPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário