segunda-feira, junho 01, 2009

Desmantelada quadrilha que roubava cargas em Curitiba

A Polícia Civil de São José dos Pinhais desarticulou, na tarde desta sexta-feira (29), uma das maiores quadrilhas de roubo de cargas que agia em Curitiba e Região Metropolitana. O grupo era articulado em células com integrantes no Paraná e São Paulo, que tinham atribuições distintas e agiam sob encomenda.
Na ação policial, foram presos Orli Hilleshein, 43 anos, e Almir Simões Alves, 46, suspeitos de serem dois dos três chefes da quadrilha e também Claudeylson de Souza, 24, suspeito de integrar o grupo. Foram apreendidas diversas mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão em um barracão que era utilizado como depósito pela quadrilha.
De acordo com o delegado Osmar Dechiche, as investigações iniciaram há cerca de três meses. “Iniciamos a investigação em torno dessa quadrilha devido à incidência de roubos de cargas na região. A partir daí, descobrimos que o grupo está agindo há cerca de 1 ano, tendo deixado dezenas de vítimas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Eles faziam uma espécie de macro distribuidora de mercadorias roubadas, repassando-as para vários receptadores da capital e do interior do estado”, explica.
Orli, Almir e Claudeylson foram presos na tarde de ontem (29), dentro de um barracão utilizado como depósito, localizado no bairro Hauer, em Curitiba. No local, foram apreendidas diversas mercadorias roubadas como pneus, brinquedos, ferragens e estofados.
Ainda segundo o delegado, a quadrilha agia a partir de encomendas. Logo que recebiam um pedido, os líderes determinavam que uma das três quadrilhas de assaltantes executasse o “serviço”. Fortemente armados, os criminosos roubavam as cargas durante a noite, utilizando um caminhão para abordar o motorista que estava transportando a carga encomendada. “Eles reduziam a velocidade se posicionando na frente do caminhão a ser roubado, dando chance para o bando atacar”, disse Dechiche.
O bando agia também pela manhã, enquanto os motoristas aguardavam para entregar a carga que estavam transportando. Depois de dar a voz de assalto, o motorista sempre era conduzido a um cativeiro, onde permanecia enquanto a carga era descarregada. “Depois de roubar a carga, eles utilizavam notas frias de uma empresa de fachada para que pudessem viajar até o destino dos receptadores”, completa o delegado.Foragido - O terceiro líder da quadrilha foi identificado como Itacir Alves Rodrigues, que já está com sua prisão decretada pela justiça e segue foragido. Outros integrantes da quadrilha, formada por no mínimo 10 pessoas, também já foram identificados pela polícia, que deve cumprir nos próximos dias alguns mandados de busca e prisão.
“Quebramos a espinha dorsal dessa quadrilha. Agora, prosseguimos com as investigações para prender os demais integrantes desse grupo que executava os assaltos e os receptadores das cargas roubadas. Além disso, iremos identificar as demais vítimas para avaliar o real prejuízo que causaram”, afirma o delegado.
Almir já possui passagem pela polícia por receptação de carga. Os dois estão detidos na Delegacia de São José dos Pinhais e serão autuados por roubo, cárcere privado, receptação e formação de quadrilha.

Publicado por: Osvaldir Pedroso

Nenhum comentário:

Postar um comentário