Cinco novas máquinas serão instaladas nos próximos dias e motorista terá 15 dias para se adaptar aos novos limites
A Autarquia Municipal de Trânsito iniciou ontem a instalação dos radares na Avenida Visconde de Mauá. Ao todo cinco máquinas foram adquiridas e garantirão a fiscalização também em frente ao Colégio General Antônio Sampaio, na Avenida Carlos Cavalcanti, e ainda na Avenida Ernesto Vilela. Nestes três pontos as máquinas devem entrar em funcionamento dentro de 15 dias e os motoristas terão mais 15 para se adaptar aos novos limites de velocidade. A locação das máquinas foi feita através de licitação, e o órgão já iniciou procedimentos para aquisição de mais 12 máquinas.
Segundo o diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego Viário, Mauro Nunes de Lara, na 'Mauá' a fiscalização ocorrerá nas quatro faixas, nos dois sentidos da via, e a velocidade máxima permitida será de 40km/h. "Estamos instalando os sensores no asfalto para que em seguida as máquinas sejam colocadas e possam ser aferidas pelo Inmetro", explica. Em levantamentos feitos na 'Mauá', a média de velocidade constatada pelos radares móveis foi de 80km/h. "Velocidade elevada para um ponto com grande fluxo de pessoas, na via que é principal acesso a muitas vilas", garante Nunes, confirmando pedidos da população e dos vereadores para fiscalização neste ponto. Na Avenida Carlos Cavalcanti, em frente ao Colégio Estadual General Antônio Sampaio a fiscalização será retomada. "Um acidente de trânsito, no final do ano passado, destruiu as duas máquinas que fiscalizavam as quatro faixas e agora o monitoramento está sendo retomado", descreve. A velocidade máxima, confirma Nunes, continuará sendo de 40km/h, como já ocorre em outro ponto da mesma via, em frente ao Colégio Estadual General Osório.
Já na Avenida Ernesto Vilela a velocidade máxima permitida será de 60km/h e ocorrerá apenas na pista sentido Centro para o bairro. De acordo com Nunes, a licitação de mais cinco radares já foi iniciada, com a abertura das propostas na semana passada. "Se tudo transcorrer normalmente dentro de 10 dias estes equipamentos já estarão sendo locados", adianta. Além disso, a locação de outras sete máquinas depende ainda de decisão judicial. "Os procedimentos foram suspensos por mandados de segurança".
Mais pontos serão fiscalizados
A Autarquia já constatou a necessidade de radar na Avenida Monteiro Lobato, no cruzamento das ruas Operários e Ermelino de Leão, além da Avenida Visconde de Taunay e da pista Centro para o bairro da Avenida Ernesto Vilela. Estes devem ser os próximos pontos a serem fiscalizados. Atualmente quatro equipamentos fazem as fiscalizações sobre excesso de velocidade em Ponta Grossa. Segundo Nunes, são duas máquinas na Avenida Carlos Cavalcanti, em frente ao Colégio General Osório, que abrangem as quatro faixas, além da Avenida Visconde de Taunay sentido Centro para o bairro e no final da Rua Balduíno Taques. Em todos estes pontos a velocidade permitida é de 40km/h. Os equipamentos estão sendo locados pela Autarquia e cada faixa fiscalizada custa R$ 1,4 mil por mês. O contrato, firmado por 12 meses, contempla instalação, operação e manutenção dos equipamentos.
fonte: jmnews.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário