segunda-feira, agosto 10, 2009

Agosto mês do “cachorro louco” e de casos suicidas

Irati - Nesta última semana, o número de pessoas que tentaram o suicídio foi considerável. No início do mês (3), José Alexsandro Lopes foi encontrado desacordado na Rua Domingos da Luz, às 14h depois de tentar o suicídio. Foi constatado que o mesmo ainda respirava e foi encaminhado para a Santa Casa de Irati. No dia 7, no bairro Alto da Lagoa, na Rua Arapongas a equipe da viatura Povo São João deslocou-se até a residência do pedreiro José Augusto Rodrigues, de 51 anos. Na qual um de seus filhos o encontrou num matagal, enforcado em uma árvore a cerca de dois quilômetros da sua casa, já em óbito. Segundo o boletim de ocorrências da 2ª Companhia da PM, José Augusto Rodrigues saiu de casa às 22h de quarta-feira após um desentendimento familiar.
Nesta segunda-feira (10) outro caso de tentativa de suicídio ocorreu no bairro Choma, próximo a linha férrea, por volta das 10h30, onde Emília Domingues, de 48 anos, envenenou-se com mata-mato. Foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal de Irati.
De acordo com dados atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 3 mil pessoas por dia cometem suicídio no mundo, o que significa que a cada 30 segundos uma pessoa se mata. Estima-se que para cada pessoa que consegue se suicidar, 20 ou mais tentam sem sucesso e que a maioria dos mais de 1,1 milhão de suicídios a cada ano poderia ser prevista e evitada.
Segundo o site ABC da Saúde, a maioria dos suicídios ocorre na faixa dos 15 aos 44 anos de idade. Sendo a maioria deles motivados pela depressão, alcoolismo, drogas, esquizofrenia, problemas de relacionamentos, câncer entre outros.
Quando alguém estiver pensando em cometer tal fato o importante é comunicar outras pessoas para que possam ajudá-lo, pois quem está com este pensamento precisa de ajuda. Lembre-se, o problema pode não ser tão grave quanto a nossa imaginação acha. Deposite a sua confiança inteiramente em Deus. Ele sabe o momento oportuno de nos tirar do embaraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário