terça-feira, agosto 18, 2009

Três pessoas são autuadas por crime ambiental

Rio Azul - Três pessoas foram presas no município de Rio Azul, nesta sexta-feira (15), por volta das 16h por crime ambiental. Sendo o dono da propriedade, o agricultor, Jorge Mazur, 43 anos e dois lavradores, Antonio Dezanoski, 29 e José Ismael Dezanoski, 35 que estavam a serviço do proprietário.
A equipe Força Verde através de uma solicitação do IAP de Irati deslocou-se até a fazenda de Mazur, que fica localizada na estrada principal Rio Azul dos Soares e os prendeu em flagrante por Destruição da Vegetação Nativa, além de espécie bioma da Mata Atlântica.
Segundo o Soldado Oliveira, da Força Verde foi constatado corte de vegetação nativa, o que consta na lista oficial do IBAMA, espécies ameaçadas em extinção (pinheiro e xaxim), além de espécie bioma Mata Atlântica e nas margens de córrego. “Eles irão responder pelo crime ambiental, Lei nº 9605/98 que trata das penalidades de crimes ambientais e serão autuados pelo dano”, conta. O Delegado Osmar de Albuquerque Pontes Junior, de Irati acrescenta ainda que eles poderão pegar até três anos de detenção e penas aplicáveis como multas, prestação de serviços a comunidade.
Ambos foram encaminhados a Delegacia de Polícia de Irati, para depor ao delegado, o que segundo ele pagaram a fiança e foram liberados do local. “Os três pagaram a fiança, que é um direito deles, no valor de mil reais cada um e foram liberados, porém irão responder o processo em liberdade”, comenta de Delegado.

Texto: SC, com informações da DP e Força Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário