segunda-feira, agosto 03, 2009

Rio Azul apreende e inutiliza produtos de origem animal


Rio Azul - Na última semana o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal – SIM/POA e a Vigilância Sanitária de Rio Azul, realizaram visitas em estabelecimentos comerciais do município onde constataram a comercialização ilegal de alguns produtos como lingüiça suína e toucinho defumado, realizando então a apreensão e inutilização dos mesmos. Os estabelecimentos comerciais já haviam recebido um comunicado do SIM/POA de Rio Azul, esclarecendo sobre a correta comercialização de produtos de origem animal, mesmo assim continuaram efetuando a comercialização.
Os produtos apreendidos estavam em desacordo com a legislação vigente por não apresentar registro em órgão competente e nem mesmo a rotulagem nutricional obrigatória, não tinham nenhuma identificação, eram clandestinos e por esse fato expunham a população à riscos de saúde.
A médica veterinária Josiane P. A. Briniak relatou que o município vem trabalhando na legalização da comercialização dos produtos de origem animal. “Já existem quatro estabelecimentos produtores de embutidos e defumados habilitados para o comércio”, explica ela ressaltando que os produtos apreendidos provavelmente eram provenientes de Irati, pois no momento das visitas aos comércios de Rio Azul, os responsáveis pelos estabelecimentos fizeram tal revelação.
Josiane solicita ainda, à população, que adquira somente produtos inspecionados e com registro em órgãos competentes, sempre observando o prazo de validade, isso serve para todos os produtos, não só para os de origem animal. A Secretaria Municipal de Agricultura e a de Saúde de Rio Azul continuarão em alerta, buscando sempre a qualidade de vida da população envolvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário