segunda-feira, agosto 03, 2009

Cinco traficantes são presos em Guarapuava

Guarapuava - O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), órgão ligado ao Ministério Público Estadual, prenderam em flagrante na tarde deste sábado (1) mais cinco traficantes que agiam na cidade.
Os traficantes vinham sendo investigados pelo GAECO há dois meses. Sendo eles: Andrey Ramires Duarte da Silva, 18 anos, conhecido por “Verde”, Leandro Cardoso, 21 anos, Fabio de Castilho Cebulski, 29 anos, professor de física e química, Ricardo Lavardes Pacheco, 21 anos, o “Girino” e William Taylor de Souza Kowal.
Para efetuar a apreensão dos traficantes a GAECO soube na tarde de sábado que seria realizada uma negociação envolvendo a troca de uma arma de fogo por dois quilos de maconha, “seguimos o grupo e realizamos a abordagem no momento da negociação”, afirmou um dos agentes do GAECO.
Segundo o Gaeco, Andrey, Leandro e Fabio faziam parte de dois grupos distintos de tráfico e eram liderados por dois presos da Cadeia Pública de Guarapuava. Sendo que Leandro e Fábio, agiam sob o comando de William Taylor, preso por policiais militares, no dia 4 de maio deste ano. “Ele aguarda julgamento por tráfico de drogas”,declarou o agente da GAECO.
O segundo grupo era composto por “Verde” e pelo detento Ricardo Lavardes, o “Girino”, preso desde no dia 15 de setembro de 2008, quando foi surpreendido tentando arremessar maconha para o solário da carceragem. Ele já foi julgado e condenado a mais de 8 anos de prisão por tráfico e associação de droga.
O primeiro grupo portava a arma de fogo que seria trocada com o segundo grupo por dois quilos de maconha, numa negociação que aconteceria no bairro Cristo Rei, nas proximidades de uma indústria madeireira.
No momento em que os três traficantes eram abordados pela equipe do GAECO, o celular de Leandro tocou. Um dos agentes policiais que se fez passar por Leandro. A ligação era originada por Willian de dentro da carceragem da 14° SDP. O preso perguntava se o “negócio havia dado certo”. Ele foi então comunicado que seus comparsas haviam sido presos.
“Com esta informação e convictos da participação dos detentos no crime que estava sendo praticado aqui fora, fomos então até a carceragem da 14° SDP e depois de apreender dois celulares numa das celas, estes pertencentes aos envolvidos, demos voz de prisão aos detentos e os autuamos juntamente com os demais envolvidos”, afirmou o delegado do GAECO, Ítalo Biancardi Neto.
A polícia também apreendeu, além da arma de fogo, um revólver calibre 38, da marca ROSSI, com a numeração raspada (possivelmente objeto de furto); porções de “maconha”, dinheiro, celulares, uma motocicleta Honda/XR 250 Tornado (ano 2008), veículo este pertencente a Andrey e o veículo Ford/Ecosport XLT 1.6L (ano 2005), pertencente a Fabio de Castilho.
Dentro deste veiculo foram encontrados ainda três pacotes contendo “maconha”.
Todos foram presos tráfico de drogas, associação para o tráfico, financiamento ao tráfico e porte ilegal de arma de fogo.
Com estas prisões o GAECO, totalizou neste ano a prisão de 59 elementos, destes 33 foram por tráfico de drogas.

Ministério Público do Estado do Paraná
Gaeco Guarapuava

2 comentários: