segunda-feira, fevereiro 01, 2010

Fiscalização fecha 14 restaurantes e lanchonetes em Paranaguá

A Vigilância Sanitária Estadual, durante a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), interditou 14 restaurantes e lanchonetes em Paranaguá, na terça-feira (26). As interdições foram por falta de higiene e má conservação de alimentos. A visita dos fiscais, que normalmente é feita à noite, foi realizada das 9h às 17h para abranger todos os locais que vendem comida pronta. Foram fiscalizados 21 estabelecimentos e abordadas 71 pessoas. A equipe emitiu 47 autuações administrativas de orientação e adequação.

O chefe da Vigilância, da Primeira Regional de Saúde, Diovaldo Almeida de Freitas, explica que o prazo para os estabelecimentos ficarem fechados depende apenas dos proprietários. “Dos 14 interditados, quatro pediram, junto à Vigilância, nova vistoria e voltaram a funcionar”. Ele ainda explica que, caso o comerciante não se adequar, pode responder a inquérito por desobediência. “A nossa intenção é evitar o risco à saúde das pessoas que consomem alimentos no Litoral”, disse. Freitas acredita que mais comerciantes entrarão em contato com a Vigilância para reabrir os estabelecimentos.
A Aifu é uma ação coordenada pela Secretaria da Segurança Pública em que participam diversos órgãos com o intuito de fiscalizar os estabelecimentos comerciais. Participaram da ação as Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e fiscais da prefeitura.
Esta foi a primeira ação realizada em Paranaguá, durante esta temporada. “Talvez seja por isso que os comerciantes estavam irregulares quantos às questões sanitárias. Por causa desse resultado nós vamos voltar na próxima semana para realizar novo trabalho de orientação e autuação com o mesmo foco de Vigilância Sanitária”, disse o capitão Jefferson Silva, coordenador da PM na Aifu.
Segundo a delegada Tamara Justi, coordenadora da Polícia Civil na Aifu, os consumidores podem entrar na cozinha dos estabelecimentos antes de comer. “É importante que o consumidor verifique se o estabelecimento possui o alvará da Vigilância Sanitária. Além disso, é um direito previsto em lei que as pessoas vistoriem a cozinha antes de comprar algo”, esclareceu.


Fonte: Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário